Sotaque dos brasileiros: Caipira, paulista, carioca, mineiro e outros

Quais são os sotaques brasileiros usados nos diversos estados ou regiões do Brasil. Qual a origem do sotaque brasileiro? Qual o sotaque mais bonito do Brasil? Veja estas e outras perguntas com suas respectivas respostas.

» Página Inicial

O Brasil é um país riquíssimo em sotaques. Uma grande parte da população não vê com “bons olhos” essas diferenças linguísticas.  Preconceitos à parte, até o momento foram enumerados cerca de 16 sotaques brasileiros sem contar com os dialetos indígenas. São eles:

Sotaque Caipira: Engloba parte do interior do Estado de São Paulo, norte do Paraná, sul de Minas Gerais, partes do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, Goiás e Rondônia.

Esta variedade de sotaque veio da colonização no país feita por diferentes povos em momentos diversos da história. Embora, Portugal tenha tido supremacia sobre os demais países, a língua portuguesa em contato com outros povos que aqui estiveram (holandês, espanhol, italiano, africano entre outros), como também das diversas etnias indígenas aqui existentes modificou profundamente toda a maneira de falar do brasileiro, diferenciando sobremaneira do falado em Portugal.

Pesquisadores linguísticos conseguiram identificar a influência dos alemães, italianos no sul do país. Mas no Rio Grande do Sul, houve também a influencia do espanhol. O Estado de São Paulo dos italianos, o Pernambuco dos holandeses, e o sotaque que permaneceu com maiores semelhanças ao original falado em Portugal foi o carioca.

Interessante ressaltar que não existe um sotaque melhor ou mais “correto” do que outro, porque até mesmo a língua falada em Portugal sofreu modificações sob influencia de outros povos através dos tempos. Há atualmente pelo menos 12 dialetos da língua na Europa, sem contar a África e outros países em outros continentes, com outras diferenças importantes de pronúncia.

Quais são algumas diferenças entre os diferentes sotaques do português brasileiro?

A principal diferença que você encontrará no português brasileiro refere-se primeiro ao sotaque das pessoas do Nordeste (nordeste) e Sul (sul). Podemos dizer que as pessoas do nordeste falam "cantando" e abrem vocalizando a maioria dos vocais. Por exemplo, a palavra "menino" é falada de alguma forma como "meeeenino". Você também pode considerar palavras diferentes para a mesma coisa. Exemplo: Para '' Estou com preguiça 'as pessoas do sul vão dizer:' 'para com preguiça', as pessoas do nordeste dirão 'me deu uma lezeeeeeira' e também sobre o sotaque os cariocas - aqueles que como eu Nasceu no Rio de Janeiro, costumava incluir um "shh" sond em qualquer coisa que incluísse o leter "i" em qualquer palavra. Como: "treiiis", "maiiis", ... carioca ' s também tem o som "r" mais gutural do que os outros. Por outro lado as pessoas de Curitiba, se eu vivo agora, se orgulham de dizer as palavras exatamente como elas são lidas.

Um bom exemplo é a frase: "Leite quente faz bem para a gente" e diga que os cariocas dizem: "leitii quentii fax bem para a gentii". Os gaúchos, pessoas nascidas no Rio Grande do Sul usam outro sotaque muito peculiar também. Eles usam para terminar as palavras muito rapidamente e estender os vocais no meio das palavras. Exemplo: Pooorque fizeeste isto é chê? = Por que você fez isso? Há, na realidade, muitos sotaques em português brasileiro, é preciso tempo de vida para conhecer e entender tudo. Espero que tenha ajudado sua pergunta. Desculpe eu não sei símbolos fonéticos para escrever e ilustrar o que estou tentando explicar.

Perguntas e respostas

Qual o sotaque mais bonito do Brasil?

Bem, acredito que esta resposta vai variar de pessoa para pessoa, afinal de contas, como diz um velho ditado, gosto não se discute.

Particularmente eu gosto muito do sotaque paulistano pois acho ele extremamente elegante. Também gosto do sotaque sulista e gaúcho, por ser bastante carregado, mas dito de uma forma muito interessante e gostosa de ouvir. Quando estive em Santa Catarina, apreciava muito ouvir as pessoas falarem de maneira muito natural para eles, mas para mim era algo extremamente diferente e muito bacana se ouvir.

Qual o sotaque menos agrada?

Vale o mesmo critério acima, ou seja, pode variar de pessoa para pessoa. Não tenho nada contra nenhum sotaque, nem contra grupos de pessoas de qualquer região do Brasil, mas particularmente acredito que os sotaques carioca e nordestino seriam para mim os que mais se destacam. O sotaque carioca, embora não seja, as vezes parece que ele é um pouco forçado. Como disse apenas parece, já conversei com muitos cariocas e sei que elas falam naturalmente, mas num primeiro momento as vezes fica esta impressão.

Já o sotaque nordestino tem sua riqueza e sua beleza, mas é carregado de muitas expressões regionais, bem como uma maneira de falar muito diferente.

Existe preconceito contra ataques?

Sim, existe preconceito contra tudo, o sotaque não seria diferente. Mas é preciso entender que como mostrado acima, nem todos os ataques agradam a todas as pessoas, assim como nem todas as comidas agrada a todos os paladares, nem todas as músicas agradam a todos ouvidos e assim por diante. Mas isso não significa que você vai ofender ou desprezar alguém só porque ele tem um sotaque que você não gosta. Gosto é uma coisa, preconceito é outra.

Atualmente parece que tudo virou preconceito. Então é preciso saber diferenciar as coisas.

O Brasil é rico em sotaques?

Como uma grande nação que somos, os diversos sotaques dos brasileiros mostram a riqueza cultural e a grande diversidade que existe em todas as regiões do Brasil. Sendo assim, além de outros fatores, a beleza da nossa língua, bem como as diversas formas de expressá-las mostram a riqueza cultural do nosso país.

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega


 
Veja também: