Faculdade e Curso Superior de Secretariado Executivo. Conheça

Conheça as informações do Curso Superior de Secretariado Executivo. Veja quais faculdades e universidades oferece esta formação e quais são os campos de atividade do profissional. [25|Secretariado Executivo]

» Página Inicial

As empresas, sobretudo as de grande porte, localizadas em capitais e metrópoles, precisam cada vez mais de profissionais capacitados para organizar de forma impecável todo o trabalho cotidiano. É para preparar essas pessoas que surgiu o curso superior de Secretariado Executivo.

O profissional que se forma nesse curso, normalmente trabalha como o assessor mais próximo dos executivos dentro da empresa, ajudando-os a planejar e a sistematizar a gestão, organizando a agenda da companhia, coletando informações úteis de bancos de dados, exercendo a função de comunicador e até atuando nos procedimentos de gerenciamento financeiro.

É fundamental que o secretário executivo, além de dominar a Língua Portuguesa, também seja fluente em outros idiomas, principalmente o inglês - afinal, normalmente, as grandes empresas têm relações com outros países e esse profissional se envolve em muitas dessas relações.

Redigir documentos e operar as planilhas que controlam a contabilidade da empresa também são funções de que entra como secretário executivo.

Veja um vídeo da TV Uninter sobre o Curso de Secretariado:

O que estuda?

Embora isso mude de acordo com cada instituição, algumas grades curriculares já trazem disciplinas como Inglês e Espanhol. Ainda assim, é importante que o futuro profissional faça cursos adicionais para se aprofundar.

A Língua Portuguesa faz parte da estrutura curricular, assim como Administração, Fundamentos do Secretariado, Comunicação Empresarial, Economia, Gestão e Organização de Eventos, Matemática Aplicada, Psicologia Organizacional, Direito, Contabilidade, entre outras.

Mercado de trabalho

Há espaço no mercado para secretários executivos, afinal, eles são necessários nas grandes empresas e até órgãos governamentais. No entanto, é um mercado extremamente exigente e seletivo, por isso, para ingressar e crescer nele, é preciso se dedicar muito. Além de dominar línguas estrangeiras, ter bons conhecimentos de informática também vai ajudar.

Além de trabalhar dentro de grandes empresas, é possível exercer a profissão de modo autônomo, prestando serviço de consultoria e assessoria para os gestores. O secretário executivo ainda é capacitado para ser tradutor de documentos ou em reuniões e eventos corporativos.

Regulamentação

O Secretariado Executivo possui regulamentação desde 1996, por meio da Lei 9.261. O exercício legal da profissão só acontece mediante diploma de curso superior, que pode ser um bacharelado ou tecnólogo.

Onde fazer o curso de Secretariado Executivo?

Confira abaixo as instituições de ensino superior que obtiveram melhor avaliação no CPC-2012 (MEC) para o curso de Relações Internacionais.


Veja também: