Sistema solar: Terra, Marte, Júpiter e outros planetas

Conheça a atual formação dos planetas que fazem parte do atual Sistema Solar, como Vênus, Urano, Netuno e Plutão que não é considerado mais parte do Sistema Solar.

» Página Inicial

Tantas são as pesquisas realizadas na tentativa de conhecer cada vez mais sobre os planetas que fazem parte no sistema solar, muitos até já receberam explorações de alguns países, em geral o sistema solar é definido pelo conjunto de matérias astronômicas que estão interligadas ao Sol por intermédio da gravidade. Durante muitos anos teorias afirmam que o sistema solar foi formado a partir de uma grande explosão e foi que gerou os planetas que hoje compõe o sistema sola, por muito tempo admitia-se que o sistema solar era constituído por nove planetas, sendo eles Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão, mas em 2006 este último foi caracterizado como planeta anão e deixou de ser o último planeta do sistema solar. Vamos então conhecer um pouco mais destes oito planetas, trataremos também de Plutão, pois afinal há alguns anos atrás ele também fazia parte do sistema solar.

Sistema solar: Terra, Marte, Júpiter e outros planetas

Mercúrio

Sendo o menor planeta do sistema solar, Mercúrio localiza-se a 0,4 unidades astronômicas do Sol sendo o primeiro planeta do sistema solar em proximidade ao Sol, em sua superfície encontram-se átomos trazidos pelo vento e também observa-se alguns impactos de crateras e escarpas que de acordo com hipóteses dadas podem ter sido formadas no principio de sua existência na história e, em seu núcleo o ferro é o principal componente encontrado.

Vênus

Localizado a 0,7 unidades astronômicas do Sol, Vênus é o segundo planeta do sistema solar em proximidade ao Sol e possui aproximadamente o mesmo tamanho que a Terra, sendo considerado o planeta mais quente, atinge até 480ºC tem em sua superfície nuclear composto como o silicato e o núcleo é totalmente formado por ferro, portanto sua atmosfera é aproximadamente noventa vezes mais densa que a da Terra, sendo habitualmente impactado por erupções vulcânicas.

Terra

Lua gira em torno da Terra

O terceiro planeta em proximidade ao Sol está localizado a 1,0 unidade astronômica, o planeta Terra é caracterizado como o único do sistema solar em toda a história de pesquisas astronômicas até hoje realizadas, onde se encontra vida. De acordo com análises realizadas, a Terra é composta por uma hidrosfera líquida, bem como possuidor de placas tectônicas, a atmosfera do planeta Terra é formada por aproximadamente 21% de gás oxigênio, gás este responsável pela composição da vida.

Marte

Estando a 1,5 unidades astronômica do Sol, Marte é o quarto planeta em proximidade do Sol e é em massa menor que o planeta Terra, tendo na atmosfera o dióxido de carbono como o principal componente, encontra-se ainda uma quantidade elevada de vulcões e aberturas de vales. Pesquisas afirmam que Marte possui a cor vermelha devido ao óxido de ferro existente em todo o solo.

Júpiter

Caracterizado por ser o maior planeta existente no sistema solar, Júpiter é o quinto planeta em proximidade do Sol, possui por composições principais o hidrogênio e o gás hélio e seu núcleo é formado de elementos bem mais pesados. Outra característica visível de Júpiter é a grande mancha vermelha formada a partir de fortes ventos que atingem quase 500 km/h.

Saturno

Sendo o sexto planeta dentro do sistema solar em proximidade do Sol, Saturno possui por principal característica seus anéis brilhantes que é possui ver da Terra. Saturno foi assim denominado a partir do no de um deus romano Saturno caracterizado como o deus da agricultura e, da colheita.

Urano

Está localizado na sétima posição em proximidade do Sol entre os planetas do sistema solar, Urano foi assim denominado a fim de venerar o deus grego Urano que é conhecido pelos gregos como o pai de Cronos e o avô de Zeus. Urano sempre esteve visível, mas era inicialmente confundido com uma estrela, então só no ano de 1781 é que foi reconhecido por planeta e passou a ser parte do sistema solar, sendo o primeiro planeta reconhecido a partir de um telescópio.

Netuno

Atualmente sendo o oitavo e último planeta do sistema solar em proximidade do Sol, Netuno possui características próximas as do planeta Terra em relação a cor azul, no entanto ele não apresenta nenhuma mínima presença de água. Foi assim denominado em homenagem ao deus romano do mar, teve sua descoberta no ano de 1846, sendo o primeiro planeta reconhecido por meio de uma previsão matemática.

Plutão (planeta anão)

Até o ano de 2006 Plutão estava na nona posição entre os planetas do sistema sola, a partir de tal ano foi então denominado como planeta anão devido a ser composto por uma pequena quantidade massiva, e tendo outros objetos parecidos com Plutão sendo encontrados foi-se discutido a denominação de planeta para Plutão, passando então a fazer parte dos planetas anões.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_Solar


Veja também: