O que é ditongo nasal ou oral, crescente e decrescente

Perguntas e respostas sobre o que é ditongo e como ele pode ser classificado. O que são encontro vocálicos e os ditongo nasal, oral, crescente e decrescente.

» Página Inicial

O que é ditongo?

Ditongo é um dos encontros vocálicos que existe na língua portuguesa. É quando dois sons vocálicos (vogais) estão juntas na mesma sílaba. Exemplo: Peixe. Podemos exemplificar melhor que a palavra Peixe possui duas sílabas e que na primeira, a letra e possui o som maior do que a letra i. No ditongo temos as vogais e as semivogais, quando uma das vogais fica “escondida” junto da outra vogal, esta recebe o nome de semivogal. Pelo fato de uma semivogal sozinha não poder constituir uma silaba, não se pode dividir o ditongo "silabicamente".

Como pode ser classificado?

O Ditongo pode ser classificado em ditongo crescente ou ditongo decrescente e ditongo oral ou ditongo nasal. Ditongo portanto é a união de duas vogais na mesma sílaba: uma de um som de maior intensidade do que a segunda ou vice-versa.

O que é ditongo crescente?

Ditongo crescente é quando há na sílaba a união de semivogal mais vogal. Exemplo: quadrado Semivogal é um som menor e vogal será sempre um som maior. Quando a vogal tem um som mais fraco que a outra ela recebe o nome de semivogal e quando é a semivogal que vem antes da vogal, então o ditongo é crescente, a pronuncia do som mais fraco vem antes do som mais forte.

E o decrescente?

Ditongo decrescente é quando na mesma sílaba junta-se uma vogal mais semivogal. Exemplo: noite. Neste caso a letra o é o som menor e a letra i é o som maior. Quando a vogal vem antes que a semivogal (vogal de tom mais “fraco”) na mesma silaba então o ditongo chama-se decrescente. A vogal mais forte vem antes da vogal com pronunciamento mais fraco.

O que é ditongo oral?

Ditongo oral é quando há uma união de duas vogais orais (vogais pronunciadas somente pela boca) na mesma sílaba. Exemplo: caixa Conforme o próprio nome diz, o som é emitido tão somente pela boca do falante e não de qualquer outro lugar.

E o nasal?

Ditongo nasal é quando há uma união de duas vogais nasais (vogais pronunciadas pelo nariz) ou de uma vogal nasal e uma oral na mesma sílaba. Exemplo: sabão. Aqui, neste exemplo e regra, o som é emitido somente pelo nariz da pessoa que fala.

O que são encontro vocálicos?

Encontros vocálicos é uma união de duas ou mais vogais em uma palavra. Os encontros vocálicos são divididos em três tipos: ditongo, tritongo e hiato. O ditongo possui um número maior de palavras em relação dos dois seguintes: já o tritongo é uma união de 3 vogais em uma sílaba (muito raro) e o hiato é a vogal sozinha ou com a letra “s” em uma única sílaba . Os encontros vocais não têm consoantes intermediárias. É comum considerar hiato o encontro entre uma semivogal e uma vogal que pertencem a sílabas diferentes.


 
Veja também: