Quem foi Margareth Thatcher? Primeira Ministra e Dama de Ferro

Perguntas e respostas sobre quem foi Margareth Thatcher? Como foi sua iniciação política? Como foi seu governo como Primeira Ministra? Por que é conhecida como Dama de Ferro?

» Página Inicial

Quem foi Margareth Thatcher?

Margareth Hilda Thatcher foi uma política britânica, conhecida principalmente por seu mandato como primeira ministra. Nascida em Grantham, 13 de outubro de 1925, morreu em Londres, em 8 de abril de 2013. Margareth foi a primeira mulher a liderar o Partido Conservador, se tornou a primeira mulher a ser primeira ministra do Reino Unido.

Como foi sua iniciação política?

Thatcher começou nas eleições de 1950 e 1951, como primeira candidata mulher para o distrito de Dartford. Em 1955 foi derrotada na disputa para eleição extraordinária de Orpington, e a partir daí procurou um local em que fosse tradição se eleger um conservador. Em 1958 foi eleita como candidata em Finchley e entrou para o parlamento em 1959. A maior visibilidade só veio em 1961, quando Thatcher ocupou o cargo de Secretária de Estado do Ministério de Pensões e Seguros Social. Após estes cargos Thatcher foi Ministra da Educação e Primeira Ministra, atingindo o topo de sua carreira.

Como foi seu governo no Ministério da Educação e Ciência?

Com a eleição de 1970, Margareth Thatcher foi nomeada para ser Ministrada Educação e da Ciência. Seu mandato é lembrado por cortes na educação e política de austeridade, dando prioridade às necessidades acadêmicas e cortando gastos do ensino estatal, por exemplo, retirar o leite grátis nas escolas para crianças de 7 a 11 anos.

Como foi seu governo como Primeira Ministra?

Assumindo o cargo de Primeira Ministra em 4 de maio de 1979, Thatcher começava o exercício do posto político de mais poder em todo o Reino Unido. Assumindo o cargo em um momento de desconfiança econômica, Margareth Thatcher assumiu um compromisso de abaixar a inflação e os impostos para reerguer a Inglaterra. Em 1900, após duas reeleições renunciou o cargo por falta de apoio de seu partido e dos EUA, além de estar marcada por muitos britânicos como uma governista rígida e inflexível.

Por que é conhecida como Dama de Ferro?

Margareth Thatcher enfrentou momentos de crise na Inglaterra. Bancos quebrando e empresas evidenciavam o momento de reorganização que passava o país. Para combater tais problemas, a primeira ministra obteve como medida cortes de gastos e políticas neoliberais, tais como: privatização e menor intervenção do estado. Suas políticas de austeridade foram marcadas por rigidez do seu modo de governo, seguindo seu plano de governo, por essas características foi apelidada de dama de ferro britânica.

Quais os seus títulos?

Durante seu governo como primeira ministra Margareth Thatcher ganhou diversos títulos, são eles: Lady Thatcher, MO, MP (4 de Fevereiro de 1991 - 16 de Março de 1992), Lady Thatcher, OM (16 de Março de 1992 - 26 de Junho de 1992), A Baronesa Thatcher, MO, PC (26 de Junho de 1992 - 22 de Abril de 1995), A Baronesa Thatcher, LG, MO, PC (22 de Abril de 1995 - 08 de abril de 2013), Baronesa Thatcher de Kesteven, título nobiliárquico de Baronesa, que em 1992.


 
Veja também: