Educação a distância no ensino superior, presente e futuro

Veja uma análise da Educação a Distância no ensino superior no atual momento e algumas perspectivas para o futuro, como melhoria na qualidade e investimentos públicos em EAD.

» Página Inicial

A educação a distância não é nova no Brasil, pois há relatos de instituições que já atuavam no chamado modelo EAD muito antes da internet surgir ou dos modernos recursos da telecomunicação a distância. Mas no âmbito do ensino superior é possível afirmar que o modelo é relativamente novo e ganha corpo na medida em que novas turmas são formadas e concluídas. Há um processo de aprendizagem tanto das universidades, professores e dos próprios alunos.

O presente

No atual momento as faculdades a distância são talvez a grande expansão da educação no Brasil, pois para muita gente ela é a oportunidade que nunca tiveram e bem ou mal, eles têm a oportunidade de acesso ao ensino superior e a um diploma de graduação que aliado a outros fatores poderá ajudar muitos a crescerem no trabalho e na vida.

O modelo de educação a distância que é usado no Brasil atualmente é o chamado semipresencial onde o aluno estuda a distância, mas precisa ir a um polo para fazer provas e realizar outras atividades presenciais. Existem algumas universidades, como a UNIP que mantém um modelo totalmente a distância que eles chamam de SEI, neste modelo o aluno vai ao polo apenas para as provas, o restante é feito totalmente a distância.

Figura ainda no presente alguns fatores como o questionamento sobre a qualidade da educação, um preconceito de alguns com o modelo EAD e a expectativa da entrada de novos cursos, uma vez que estamos limitados aos cursos de gestão, uns poucos bacharelados e algumas licenciaturas apenas.

No momento a maioria do público estudante estão procurando por esses cursos EAD,por ser mais em conta,o ensino á distância tem crescido mais do que o presencial.Esta facilitando muito a vida de quem tem um sonho de ter um curso superior devido ao tempo que muitos não tem em ir até um local de estudo todos os dias.

Segundo uma pesquisa 67% dos alunos tem mais de 30 anos que trabalham e são de classes sociais A ou B,75% dos alunos estudaram em escolas públicas que com o valor das mensalidades EAD que são bem mais em conta estão conseguindo estudar.

O futuro

O futuro é promissor em termos de Educação a distância no ensino superior, isto porque todos já viram que o modelo é uma resposta ao enorme déficit de educação superior no Brasil, motivado pela falta de vagas nas instituições públicas, os altos valores das mensalidades em instituições particulares e a concentração dessas instituições em regiões com maior índice populacional.

Então é possível esperar para os próximos anos um esforço maior dos governos em investir na educação a distância através das universidades públicas e com isso levar o ensino superior gratuito a um maior número de pessoas possíveis. Em contrapartida, as universidades particulares que também já perceberam o enorme potencial do modelo EAD certamente investirá cada vez mais em infraestrutura, qualidade e publicidade para disputar alunos em todos os lugares do Brasil.

A tecnologia está evoluindo a cada ano,o ensino EAD vem crescendo de forma gradual em nosso país.

É preciso melhorar muito ainda, mas quem viver, verá!

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega


Veja também: