Curso superior de direito a distancia

Veja onde encontrar o curso de direito em EAD no Brasil. Por que este curso demorou tanto para ser disponibilizado na modalidade a distância e se vale a pena ser advogado EAD.

» Página Inicial

A formação acadêmica em algumas áreas sempre foram vistas de forma especial, talvez isto esteja relacionado ao tipo de profissional que se espera em certas profissões. Um médico por exemplo lida com a vida humana e as fragilidades dela, com isso, qualquer pessoa que vá ao médico espera no mínimo um profissional bem formado. Um advogado não é muito diferente e muito se cobrou e ainda se cobra dos cursos de direito, tanto que é que existe a famosa prova da OAB para quem quer de fato ser advogado.

Direito a distância

Com isso não é preciso dar muitas explicações da possível polêmica que geraria se tais cursos fossem oferecidos na modalidade a distância, isto porque para muitas pessoas a modalidade EAD não é coisa séria, não tem qualidade e portanto não poderia ser usada para esses cursos.

O problema é que o Ministério da Educação autorizou o curso de direito a distância e com base em minha pesquisa já existe uma universidade que está oferecendo o curso na modalidade EAD. Veja a imagem abaixo da consulta que fiz no MEC:

curso superior ou faculdade de direito

Acessei o site da UNISUL e de fato o curso está lá, embora na data que acessei (19/08/2013) parece que ele estava ainda em processo de consulta de interessados, algo bastante comum para cursos novos ou em modalidades novas. Mas a verdade é que já temos esta opção para quem deseja ser advogado e estudara distância.

Mas será que vale a pena?

Será que as pessoas tem razão quando dizem que a educação a distância não tem qualidade? Será que vale a pena arriscar? Eu fiz um curso superior a distância e posso afirmar que ele tem todos os problemas e todas as qualidades de um curso presencial. Acho muito complicado as pessoas fazerem esta associação simples, como se fosse uma fórmula matemática: curso a distância = qualidade ruim. Não é bem assim, existem fatores para ser avaliado, os cursos EAD, seja ele de direito ou outros são fiscalizados pelo MEC, tem diretrizes para ser cumpridos, assim como qualquer graduação presencial.

Por fim existe a questão da prova da OAB, afinal presencial ou a distância, todos terão de se submeter a ela e se a pessoa for aprovada significa que o curso  a distância passou pelo crivo, não só do Ministério da Educação , como da própria Ordem dos Advogados do Brasil.

Veja o link do curso de direito a distância da UNISUL.


Veja também: