Tipos de bactérias: Cocos e bacilos, espiralados e espirão

Perguntas e respostas sobre tipos de bactérias. Como as bactérias são categorizadas e quais os principais tipos encontrados. Como tratar doenças causadas por estes seres?

» Página Inicial


Como as bactérias são categorizadas?

De forma geral, são dividas pelo seu formato, agrupamento e se são aeróbicas ou anaeróbicas. Todas as bactérias são unicelulares e não podem ser vistas a olho nu. Fazem parte dos mais antigos seres vivos da terra. Reproduzem-se de forma muito acelerada e por isso estão altamente adaptados à vida terrestre.

São seres procariontes, apresentam uma parede celular externa, membrana plasmática, DNA circular disperso sem separação e nem ribossomos. Algumas bactérias apresentam uma membrana externa extra como se fosse uma cápsula.

Quais são os principais tipos encontrados?

Os principais tipos encontrados são os cocos, bacilos ou bastones e os espiralados. Há ainda aquelas que misturam diferentes características.

Tipos de bacterias

Quais são as características das bactérias tipo cocos?

As bactérias chamadas de cocos possuem formato arredondado ou esférico e são classificadas de acordo com a forma que se agrupam. Duas cocos formam um diplococos, as que formam cachos são estafilococos e as que ficam enfileiradas, estreptococos.

Quais as principais doenças as cocos causam?

Como são muito comuns, podem estar presentes em diversos lugares e causar muitas doenças. Entre as doenças mais conhecidas causadas por este tipo de bactéria podemos citar a pneumonia, a gonorreia, faringite, e o terçol.

Quais as características das bactérias em formato de bacilos?

As bactérias em formato de bacilos ou bastonetes podem ou não possuir flagelos para se movimentarem. Também podem causar diferentes doenças como, por exemplo, a febre tifóide e a salmonela.

Que doenças causam as espiraladas?

As bactérias espiraladas são aquelas em formato de espiral. São divididas em dois grupos, espiroquetas e espirilos e podem causar doenças como a sífilis.

Há ainda as bactérias em formato de vírgula, os vibriões e as híbridas como a cocobacilos que une o formato esférico com o de bastão.

Onde vivem estes pequenos organismos?

Estes minúsculos, quase sempre microscópicos organismos vivem em praticamente todos os lugares. Estão presentes no solo, na água, nos alimentos e até em nossa pele.

Todas as bactérias causam doenças?

Não. A maioria deles pode ser inofensiva para seres humanos e animais, principalmente quando estão presentes em pequenas quantidades. Mas algumas delas podem sim ser causadores de doenças e trazer problemas de saúde para os hospedeiros.

Como tratar doenças causadas por estes seres?

É preciso fazer um teste para verificar a presença destes seres e também os sintomas. Depois, o médico deve indicar um antibiótico capaz de atingi-las e evitar que se reproduzam.

Existem dois tipos de antibióticos: os bactericidas que matam de forma direta as bactérias, inibindo as enzimas responsáveis pela síntese da parede bacteriana. E os antibióticos bacteriostáticos interferem no metabolismo bacteriano, não matando diretamente a bactéria, eles inibem ou interrompem o crescimento e a multiplicação e eliminam as células já mortas através de um processo chamado lise celular. De qualquer maneira a eficácia dos medicamentos está na dose correta que só poderá ser avaliada de acordo com o tipo da bactéria.


 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade