Ondas sonoras. Faixa de som audível e qualidades fisiológicas

Perguntas e respostas sobre ondas sonoras. Qual é a faixa de som audível e o que são fontes sonoras? Quais são as qualidades fisiológicas do som, entre outras

» Página Inicial

O que é som?

O som é produzido pelas ondas sonoras. As ondas sonoras, que são ondas mecânicas e que, portanto, como as ondas do mar, necessitam de um meio para se propagar, sendo ele o ar, a água ou um sólido, são capazes de pressionar o tímpano humano, produzindo um efeito ao qual denominamos som.

De que são formadas as ondas sonoras?

As ondas sonoras são produzidas a partir de um elemento vibrador, por exemplo,um instrumento musical, ou pelas nossas cordas vocais que permitem a nossa comunicação por meio de fala. Todos elementos citados causam pressão sobre as moléculas do meio ao seu redor, propagando ondas de pressão. As ondas sonoras são ondas mecânicas longitudinais , não podendo, portanto, propagar-se no vácuo.

Qual a parte da física estuda as propriedades das ondas sonoras?

Acústica é a parte da física que estuda as propriedades das ondas sonoras,que são ondas de pressão formadas a partir de áreas de compressão e rarefação do meio onde se propagam. Num teatro, por exemplo, é preciso que o som atinga perfeitamente todos os espectadores,mesmo que não usem microfones- para isso, os arquitetos devem conhecer as regras acústicas ao construí-lo. A partir da fonte, o som propaga-se em todas as direções.

ondas sonoras

Qual é a velocidade do som?

A velocidade do som varia conforme o meio em que ele se propaga. Ao nível do mar, propagando-se pelo ar, a 15°C, sua velocidade é de aproximadamente 340,29 m/s, ou 1.225 km/h. O som costuma ser mais rápido em meios mais densos. Dessa forma, meios sólidos transmitem as ondas sonoras mais rapidamente do que meios líquidos, e os meios líquidos, por sua vez, transmitem os sons de forma mais veloz do que os meios gasosos.

Na água do mar, mais densa devido à alta concentração de sal, a 20°C, a velocidade do som é de cerca de 1.500 m/s, ou 5.400 km/h. Em um metal como o ferro a velocidade do som pode chegar a 5.000 m/s, ou 18.000 km/h.

Qual é a faixa de som audível?

A audição humana é sensível a uma certa faixa de frequência sonora:de 20Hz a 20.000Hz.Uma onda sonora inferior a 20 Hz recebe o nome de infrassom,e acima de 20.000Hz recebe o nome de ultrassom.Os animais geralmente apresentam uma faixa audível diferente da dos seres humanos, a saber:

O infrassom pode ser produzido pelo vento,ou por terremotos.

Qual é a diferença entre som musical e ruído?

O que diferencia o som musical, agradável aos ouvidos humanos, dos ruídos desagradáveis, é a regularidade e constância com a qual o primeiro apresenta-se. Vibrações periódicas, que compõem melodias, constituem as músicas que gostamos tanto de ouvir. Os ruídos não apresentam a periodicidade dos sons musicais e sua irregularidade provoca certo desconforto em quem os ouve.

Quais são as qualidades fisiológicas do som?

O ouvido humano diferencia três qualidades fisiológicas: altura, intensidade e timbre:

As mulheres apresentam três tipos distintos de extensão vocal: contralto (o mais grave), meio-soprano (intermediário) e soprano (o mais agudo). Os homens, por sua vez, apresentam outros três: baixo (o mais grave), barítono (intermediário) e tenor (o mais agudo). Cada uma das extensões vocais tem seus timbres. Homens tenores, por exemplo, podem apresentar timbre dramático, lírico ou leggero; mulheres contralto podem apresentar, além do timbre lírico e do timbre dramático, timbre coloratura; mulheres soprano podem apresentar, além do timbre coloratura, timbre spinto; e assim por diante. Cada timbre possui características específicas.

De maneira mais técnica, podemos dizer que diferentes timbres estão relacionados a diferentes formatos de ondas, os quais estão associados à quantidade de harmônicos emitidos.

O que são fontes sonoras?

Fontes sonoras são aparelhos que emitem ondas sonoras entre 20Hz e 20.000Hz de frequência. Os tipos de fontes sonoras são:

O que é reflexão sonora?

A reflexão sonora apresenta-se na forma de dois fenômenos acústicos distintos: a reverberação e o eco. Como uma onda de luz visível reflete no espelho e então retorna para os nossos olhos, ondas sonoras também são refletidas quando encontram algum obstáculo no caminho. O ouvido humano é capaz de diferenciar sons que chegam em intervalos iguais ou superiores a 0,1 segundo. Portanto, considerando a velocidade do som como sendo de 340 m/s, ou 1.224 km/h, e imaginando um obstáculo a 34 metros de distância, entendemos que o som, nessa velocidade e durante o intervalo de tempo de 0,1 segundo, é capaz de viajar até o obstáculo (uma parede, por exemplo), em 0,05 segundo, e ser refletido por ela, chegando aos nossos ouvidos depois de 0,05 segundo. Se a distância do obstáculo for reduzida pela metade, 17 metros, o som levará apenas 0,05 segundo para viajar até o obstáculo, ser refletido por ele e retornar aos nossos ouvidos. Com isso, não conseguimos distinguir o som refletido do som emitido. Esse fenômeno é chamado de reverberação, isto é, uma sobreposição de sons emitidos e refletidos, funcionando como um prolongamento na duração do efeito sonoro.

O eco, diferentemente da reverberação, que ocorre quando a reflexão acontece antes da extinção do som emitido, é produzido quando o som é refletido depois da extinção do som emitido.

Cite alguns níveis sonoros:


 
Veja também: