Como estudar para o enem e para concursos

Perguntas e respostas sobre como estudar para o Enem e para concursos. Qual o tempo necessário para se estudar para um concurso? Devo ter a mesma rotina de estudos aos finais de semana?

» Página Inicial

Quais as matérias devo estudar para prestar o Enem?

As provas do Enem visam avaliar seus conhecimentos gerais portanto, é importante que se estude todas as matérias básicas do ensino escolar médio: português, matemática, química, física, história, geografia, filosofia, sociologia, biologia e uma língua estrangeira escolhida por você na hora da inscrição que, pode ser inglês ou espanhol.

Além destas matérias básicas, é importante entender sobre conhecimentos gerais, atualidades, acontecimentos no Brasil e no mundo.

Dá para estudar para o Enem fora dos livros didáticos?

Sim. Nos livros didáticos você terá acesso apenas ao conhecimento técnico de matérias escolares. Outras maneiras de se estudar para o Enem é lendo jornais e revistas (hoje tem a opção digital), assistir a telejornais e documentários, fazer pesquisas na internet. Uma outra opção que existe hoje são grupos de estudos em redes sociais. Jovens se juntam em um grupo online para conversar, trocar conhecimentos e tirar dúvidas.

Estudar para Enem

Como faço para estudar a redação para o Enem?

Não é difícil estudar para a redação. Escrever é um hábito. Quanto mais praticar, mais vai melhorar.

Uma boa maneira de treinar sua redação é escrever sobre assuntos variados todos os dias. Por exemplo, um tema ou uma notícia que você tenha visto no telejornal, tente escrever sobre a notícia, o que você conseguiu compreender, os pontos bons e ruins, quais são as consequências, etc. Mas lembre-se sempre de usar as leis gramaticais para a escrita de uma redação ou dissertação para não perder o foco.

Como estudo para um concurso público?

Para estudar primeiramente você deve se focar em qual concurso público pretende prestar. Por exemplo, caso você queira prestar o concurso para Ministério Público, logo deve pegar os últimos editais do MP de Minas Gerais e de São Paulo (são alguns dos editais mais completos do MP Estadual). Se a delimitação for para seu Estado, deve socorrer do respectivo edital.

Qual o tempo necessário para se estudar para um concurso?

Geralmente os especialistas indicam uma rotina de estudos diárias por cerca de um ano. Um ano é um tempo considerado ideal para que uma pessoa crie uma rotina de estudos completa e consiga absorver os conteúdos sem pressa ou desespero.

Os estudos podem variar de acordo com o tempo disponível de cada pessoa. 4 horas por dia de estudo é considerado excelente.

Como devo separar as matérias para estudos?

Uma das formas mais fáceis e eficazes de estudar para a prova do Enem e para concursos é: Estude duas matérias por dia. Sempre comece por uma matéria que você goste pouco ou não goste. Depois estude uma matéria que você goste e tem mais afinidade. Estude cerca de 2 horas cada matéria e caso seja necessário dedique-se alguns minutos a mais a matérias que você tenha mais dificuldade.

Devo ter a mesma rotina de estudos aos finais de semana?

Isso pode variar de pessoa para pessoa. Uma forma de não tornar os estudos mais cansativos do que já são é deixar os finais de semana para ler jornais, revistas, acessar a internet e procurar informações sobre as matérias, conhecimentos gerais e provas passadas do Enem ou do concurso que deseja prestar. Analisando as provas passadas você pode ter uma base das dificuldades que pode enfrentar e melhorar seus estudos.


 
Veja também: