Tipos de substantivos: simples e composto, primitivo e derivado

Perguntas e respostas sobre tipos de substantivos e exemplos. Simples e composto, primitivo e derivado, femininos e masculinos, entre outras classificações.

» Página Inicial » Português


Saber diferenciar e entender as lacunas da língua portuguesa pode ser de grande ajuda para a nossa comunicação e para o nosso aprendizado no nosso dia a dia, mas para a maioria das pessoas esse não é um procedimento muito básico ou simples de aprender.

Mas a língua portuguesa por ter várias classificações facilita a forma como podemos estudar e compreender cada uma dessas classificações que são tão usuais no nosso dia a dia, e ao percebermos que já dominamos esses conceitos podemos compreender melhor a forma que podemos utilizar os substantivos e tudo que envolve uma comunicação na língua portuguesa.

Os substantivos nada mais são do que palavras utilizadas para nomear objetos, pessoas, lugares, fenômenos, ações, qualidades e outros.

Basicamente, os substantivos estão em todos os lugares. Mas afinal, será que você sabe diferenciá-los? Confira a seguir quais são os principais tipos de substantivos.

Os substantivos podem ser no gênero masculino ou feminino, ser no plural ou singular e diminutivo, normal ou aumentativo.

Tipos de substantivos

Substantivos simples

Como já mencionamos a língua portuguesa é muito abrangente e possui classificações e regras gramaticais que devemos utilizar para conseguirmos nos comunicar seja de forma escrita ou através da fala que ao usar as palavras de forma correta facilita a compreensão, porem podemos encontrar pessoas que tem dificuldade de entender a diferença entre substantivos simples e substantivo composto.

Realmente é algo bem simples que irá definir o substantivo simples e o substantivo composto e a partir do momento que se tem esse conhecimento é muito mais fácil utilizar ambos na nossa rotina, o substantivo simples é aquele que é formado por apenas uma palavra ou radical, podendo ser de utilizado em gênero, número e grau.

Exemplos substantivos simples

Os substantivos simples são aqueles são formadas por apenas uma palavra e conhecer esses substantivos e a forma que podemos utiliza-los é necessário na língua portuguesa, por isso os exemplos de substantivos simples abaixo pode ajudar na compreensão de como eles são formados:

  • Amor
  • Árvore
  • Casa
  • Chuveiro
  • Dinheiro
  • Felicidade
  • Florista
  • Livro
  • Roupa

Substantivo composto

Os substantivos compostos são também de muita importância na língua portuguesa e por esse motivo é muito importante que compreendemos a forma como ele ocorre ou até mesmo a sua composição para que possamos utilizar de maneira pratica e correta.

Os substantivos compostos são formados por dois ou mais radicais ou palavras, podendo ser formado a partir do substantivo simples que por processos linguísticos ocorre através de duas composições, justaposição que é quando ocorre a junção de dois ou mais radicais sem a necessidade de alteração nos elementos fornecedores, e a aglutinação que é a fusão de dois ou mais radicais, porém com a alteração dos elementos fornecedores.

Exemplos de substantivos compostos por justaposição:

Os substantivos compostos são os que são formados por mais de uma palavra e a sua utilização na língua portuguesa é muito útil no nosso dia a dia, e entender sua composição pode ser útil para compreender a melhor forma de utilizar esses elementos, alguns exemplos de substantivos composto na composição de justaposição são:

  • Amor-perfeito
  • Beija-flor
  • Guarda-chuva
  • Malmequer
  • Passatempo
  • Pontapé
  • Fim de semana

Exemplo de substantivos compostos por aglutinação:

Como mencionamos os substantivos compostos pode ter composições diferentes e os exemplos abaixo são de substantivos compostos por aglutinação, para que possamos entender a composição de uma palavra, alguns exemplos são:

  • Aguardente (água + ardente)
  • Fidalgo (filho + de + algo)
  • Planalto (plano + alto)
  • Vinagre (vinho + acre)

Outros tipos de substantivos

Abstratos

Devem, obrigatoriamente, se tratar de sentimentos, estados emocionais, qualidades ou ações. Alguns exemplos são: tristeza (sentimento), atitude (ação) ou beleza (qualidade). Estas palavras designam seres sem existência própria, que dependem de outros seres. São conceptualizações de realidade imaterial.

Concretos

Os substantivos concretos estão relacionados a coisas reais – ou pelo menos, consideradas reais. Alguns exemplos são: menina, homem, mulher, fada, duende, bruxa, lobisomem e outros. Estes substantivos são palavras que designam seres com existência própria, que existem independente da existência de outros seres, podem ser seres do mundo real ou apenas fictícios.

Derivados

São aqueles que derivam de outras palavras do nosso idioma. São exemplos: folhagem (que deriva de ‘folha’), casarão (que deriva de ‘casa’), portaria (que deriva de ‘porta)’ e pedreira (que deriva de ‘pedra’).

Primitivos

Os substantivos primitivos são, por outro lado, os que NÃO derivam de outras palavras do idioma. São exemplos: folha, casa, pedra, ferro.

Próprios

São aqueles que se referem a entidades, pessoas, lugares ou seres. Eles devem ser escritos com inicial maiúscula. São exemplos: Jesus, Brasil, Maria, José, Rio de Janeiro.

Comuns

Os substantivos comuns designam locais ou seres de modo genérico. São exemplos: país, estado, pessoa, cidade, gente.

Coletivos

Já os coletivos se referem a conjuntos de objetos ou seres de um mesmo tipo/espécie. São exemplos: biblioteca (conjunto de livros), álbum (conjunto de fotos) e código (conjunto de leis).

O que são substantivos femininos e masculinos?

Conforme o gênero de cada coisa, usamos os artigos o- para masculino e a- para o feminino. É como se fosse definido o sexo de cada coisa. Existem palavras que possuem os dois gêneros e algumas podem mudar o gênero conforme o contexto.

Exercícios de substantivos simples e substantivos compostos

Os substantivos simples e compostos tem definições diferenciadas, porem sempre estão sendo utilizados em nosso cotidiano, esses substantivos são importantes para que conseguimos de forma mais simplificada nos comunicar e entender a mensagem recebida seja através de uma conversa ou na elaboração de textos.

E uma maneira muito simples de conseguirmos entender e realmente aprender esse tipo de classificação de substantivos é através da prática de exercícios, pois fazendo os exercícios podemos ter uma noção maior de como é importante entender e conhecer a utilização desse tipo de substantivos.

  1. Faça a correção dos substantivos compostos que foram escritos de forma incorreta.

a)micronutrientes.
b)passatempos.
c)auto-retrato.
d)alto-falante.
e)infra-estrutura.
f)antinflamatório.
g)micro-ondas.
h) recém-chegado.

  1. utilize palavras no plural para completar as frases.
  2. a) Falou para os .(cidadão)

b)Os………foram apresentados primeiros. (homem)

c)Não sei quais……….escolher. (chapéu)

d)Costuma colocar alguns……na comida. (anis)

  1. e) Apenas consegui resolver o problema das formigas com uns …… .(pó)

f)Os…… foram agredidos.(repórter)

  1. Defina as palavras com o aumentativo e diminuitivo sintético

a)arvore:
b)rico:
c)carta:
d)festa:
e)livro:
f) rato:



 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade