Síntese, introdução e índice

Veja a explicação sobre os tipos de síntese, como a argumentativa, crítica e explicativa. Veja também como fazer introdução e índice de um texto que pode ser um livro, trabalho, postila e outros.

» Página Inicial » Português


O conhecimento acerca de alguns temas da língua portuguesa é de certo essencial para a construção de um texto, seja ele profissional ou um trabalho da escola ou faculdade, precisamos ter plenas noções para conseguirmos resolver algumas questões, como adequar um texto às normas da ABNT, por exemplo.

Alguns elementos aos quais devemos estar atentos para a elaboração de textos são a síntese, introdução e índice. Confira logo abaixo o que são tais características e como fazê-las?

Síntese

Para que seja feita a síntese de um texto, é necessário primeiramente conhecer e conseguir abstrair todas as informações passadas por ele para que sejam apresentadas de maneira organizada. Esta competência é desenvolvida em sua maior parte no ensino médio e superior, pois é bastante requisitada tanto no mundo dos negócios, quanto em áreas específicas como a da propaganda.

Síntese, introdução e índice

Conheça o assunto

É necessário que na síntese você consiga fazer conexões a partir de um ou diversos trabalhos, com o intuito de sustentar o argumento com relação ao assunto principal. Isto significa que para montar uma síntese, é preciso estar ciente de tudo que é abordado no texto, para que assim você terá uma estrutura pré-definida a respeito do tópico principal.

Tipos de síntese

Para conseguir criar a síntese perfeita para o seu objetivo, você tem de saber o que precisa estar nela contido, e qual o tipo de informação principal que ela quer passar, visto que existem três tipos diferentes, que são:

  • Síntese argumentativa: Tem como objetivo expressar um ponto de vista particular do autor acerca de um tema, onde ele irá defende-lo.
  • Síntese crítica: Este tipo de síntese na maioria das vezes é uma introdução da síntese argumentativa, onde o autor deverá apresentar o seu ponto de vista e iniciar a discussão acerca de um tema, semelhante a uma análise crítica.
  • Síntese explicativa: Normalmente esta é usada somente para auxiliar os leitores a entender um assunto geral, através da apresentação de tópicos mais aprofundados para a explicação do material lido, mas de uma maneira bem reduzida.

Elaboração da síntese

Assim como qualquer outro tipo textual, é necessário um esboço prévio, para que assim tudo se encaixe e suas informações não fiquem desconexas, e seja fácil para a compreensão do leitor. Algo importante a salientar é que em grande parte das vezes, a síntese é feita em terceira pessoa e deve conter um parágrafo introdutório do tema, o desenvolvimento, e uma conclusão.

Introdução

Seja para a redação do Enem ou para um texto acadêmico, é a partir de uma boa introdução que se inicia um texto. Ela é a responsável por mostrar ao leitor qual é o tema, o que será abordado e discutido ao longo do texto, e instiga-lo a continuar lendo para saber cada vez mais.

Para que você consiga elaborar uma introdução que irá agregar valor ao seu texto, é necessário que você conheça bem o tema e escreva já nela os principais tópicos que serão enunciados ao longo do texto, pois assim você conseguirá já mostrar ao seu leitor sobre o que ele irá ler.

Não há uma receita de bolo, nem mesmo um passo a passo, mas atente-se à principal característica da introdução que é passar a informação central do texto, assim você conseguirá chamar a atenção para o desenvolvimento.

Índice

O mais simples dos três assuntos abordados, mas também o que gera mais dificuldades e dúvidas. O índice normalmente está presente em livros, textos acadêmicos e outros documentos, e é importante para a organização dos temas abordados.

Índices geralmente vem com a apresentação detalhada de todo o conteúdo abordado durante o texto, e pode se apresentar em ordem alfabética ou cronológica, e também vem indicando as páginas de cada assunto.

Portanto para criar um bom índice, basta conhecer todos os tópicos que estão sendo abordados durante o texto e saber em qual página cada um está localizada, então basta indica-los e estará pronto o índice.



 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade