Proposições simples, composta e lógicas

Conheça os tipos de proposições na língua portuguesa, como as preposições simples, as compostas e as lógicas. Veja os exemplos e entenda sua aplicação na prática cotidiana.

» Página Inicial » Português


Um termo, uma frase ou afirmação que tem enunciados que podem ser definidos somente  como verdadeiros ou falsos são o que chamamos de Proposições , é um conjunto de palavras na frase ou até mesmo símbolos que relatam algo completo e verdadeiro como por exemplo “ O numero 3 é impar” ( trata-se de uma afirmação verídica).

Já diferente se falarmos “Boa noite” é uma afirmação que não posso atribuir um valor lógico pois não podemos garantir e afirmar que a noite vai ser boa , então não estaremos diante de uma proposição.

Tipos de proposições

As proposições existentes podem ser classificadas em três tipos: simples, compostas e lógicas. Vejamos abaixo cada uma delas e seus respectivos exemplos.

Proposições

Proposições simples

Podemos dizer que são aquelas que sempre vêm sozinhas e que normalmente   são representadas por algumas das letras latinas minúsculas , como por exemplo a letra p , q , r…

Alguns exemplos de proposições simples:

  • Maria é casada.
  • Eu tenho 5 dedos nas mãos.

Na proposição simples as informações são menos complexa,  servem mais para exprimir um fato  e normalmente utilizam um único tempo verbal juntamente com um único individuo ,uma única ação. Quase sempre poderemos responder essa afirmações com simples sim ou não .

 Proposições simples no campo matemático

Tais afirmações que estamos falando , as proposições simples quando avaliamos no campo matemático , dizemos que as proposições simples pode ser relacionadas como as operações básicas que praticamente fazemos automaticamente na nossa cabeça como por exemplo:

2+ 1= 3        5-5=0       2×2= 4         

Proposições compostas:

Na proposição composta continuamos seguindo o caminho da proposição simples só que agora adicionando mais de uma informação ou afirmação na frase , na mesma sentença. Assim sendo temos as proposições compostas e podemos também dizer que elas não poderiam ser respondidas com apenas um sim ou não pois começam a surgir novas probabilidades, novas opções  em torno da frase afirmativa., as proposições compostas normalmente podem ser representadas por letras maiúsculas como P, Q ,R…

O tempo verbal ainda é simples e normalmente único mas as ações não , sempre na proposição composta as ações podem ser diferentes , as vezes com tipo comparativo de explicação ou então definição , temos abaixo alguns exemplos de proposições compostas:

  • Pedro é homem , Joana, mulher.
  • O frio passará logo, no máximo amanhã.
  • Dizem que o culpado de tudo aquilo foi Pedro, ou Augusto, ou André.

Então entendemos que as proposições compostas são aquelas que podemos dizer teriam duas ou mais probabilidades ou opções de respostas e matematicamente falando quanto maiores forem as quantidades de possibilidades  menor será a chance de alguma delas estar correta.

Proposições compostas no campo matemático

Falando no ponto de vista do campo matemático , as proposições compostas seriam operações um pouco mais complexas onde teríamos mais de uma probabilidade de se chegar ao resultado , abaixo alguns exemplos:

35 + 35 é igual a 72 ou 70 ?        30 – 10  o resultado é 20 ou 15 ?

Proposições Lógicas

A lógica proposicional se dá quando são utilizadas o que chamamos de operações lógicas que as mais utilizadas são :

  • Negação (não) – Quando usamos essa proposição estamos dando o sentido contrario da afirmação : ex. Juca não é bonito.
  • Conjunção Lógica (e) – Usamos quando queremos combinar duas proposições verdadeiras uma complementando a outra : ex: Hoje está muito frio e hoje ficarei em casa.
  • Disjunção Inclusiva (ou) – Usamos quando queremos combinar duas proposições sendo que pelo menos uma seja verdadeira, assim a proposição torna-se verdadeira : ex: Hoje estou bem ou hoje estou mal.

Simplesmente falando essas proposições dão lógica , sentido mais detalhado a afirmação, a frase.



 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade