Pronomes reflexivos: se, te, me e outros

Saiba o que são os pronomes reflexivos: se, te, me e outros empregados na língua portuguesa. Veja os exemplos com o uso desses pronomes e sua aplicação em frases do nosso cotidiano.

» Página Inicial » Português


As pessoas estão cada vez mais buscando informações e formas de esclarecer as suas dúvidas em relação a língua portuguesa, muitos de nós temos alguma dificuldade de entendimento em alguma classificação da língua portuguesa e isso acaba dificultando empregar a linga portuguesa de maneira correta.

As classificações da língua portuguesa foram desenvolvidas para que as pessoas conseguissem de forma mais simples compreender e aplicar no seu dia a dia essas classificações e suas regras gramaticais, mas nem sempre é isso que ocorre, afinal muitos de nós acabamos ficando confundido com essas classificações.

A língua portuguesa é muito importante para o nosso aprendizado e desenvolvimento ao longo da vida, por isso que entender como funciona essas classificações e a utilização adequada de cada uma dessas lacunas, assim como esclarecer nossas duvidas é muito importante para o nosso desenvolvimento e a evolução na forma que nos comunicamos.

Pronomes reflexivos

Dentre todas essas classificações existentes na língua portuguesas existem algumas que acabam gerando mais dúvidas que as demais e uma dessas frequentes são os pronomes que possuem subclassificações e a utilização do pronome reflexivo por mais simples possa parecer, gera muitas dúvidas em muitas pessoas e entender como aplica-los é muito útil para a nossa comunicação.

Pronomes reflexivos: se, te, me e outros

Como podemos entender os pronomes reflexivos se nem ao menos conseguimos entender aas classificações da língua portuguesa, essa é uma pergunta recorrente de muitas pessoas que possuem diversas dúvidas em relação a língua portuguesa e suas classificações.

Entender cada esfera dessas classificações e regras gramaticais que encontramos na língua portuguesas desde quando iniciamos o nosso aprendizado até os dias de hoje, mas nem sempre conseguimos entender facilmente essas esferas da íngua portuguesa.

Para iniciar devemos compreender que essas classificações e regras gramaticais foram criadas para facilitar o nosso entendimento referente um tema abordado e por isso eles podem ser estudados de maneira separada por mais que de alguma forma utilizamos em conjunto para nos comunicar.

Em se tratando de pronomes eles possuem subdivisões e entender essas subdivisões e a forma adequada de utiliza-los pode facilitar e melhorar a forma como nos comunicamos diariamente, uma dessas subdivisões são os pronomes reflexivos que os utilizamos diariamente mesmo sem perceber.

Os pronomes reflexivos são aqueles pronomes que indicam que o sujeito está praticando uma ação verbal sobre si mesmo, esses pronomes reflexivos são conhecidos como se, si e consigo e também utilizam os pronomes oblíquos átonos me, te, nos e vos na ação de pronomes reflexivos.

É importante entender que uma vez que o sujeito acaba praticando ou recebendo essa ação, o objeto irá representar a mesma coisa ou a mesma pessoa que o sujeito, sendo assim o pronome reflexivo poderá funcionar como objeto direto ou indireto.

Após analisar as esferas da língua portuguesas e praticar diariamente é necessário fazer o mesmo com os pronomes reflexivos e dessa forma em pouco tempo percebera uma melhora intensa na sua comunicação escrita ou falada.

Exemplos de pronomes reflexivos

Entender as classificações da língua portuguesa nem sempre é uma tarefa fácil para a maioria das pessoas, mas devemos compreender que esclarecer nossas duvidas e entender a forma correta de usar cada classificação pode ajudar e muito no nosso aprendizado e no nosso desenvolvimento ao longo da vida.

Pode até parecer complicado entender todas essas esferas da língua portuguesa, mas é muito importante compreender suas classificações e subclassificações para podermos utiliza-las de forma correta melhorando cada vez mais a nossa comunicação.

E para ocorrer uma melhora na forma que nos comunicamos e entendermos classificações como as dos pronomes reflexivos que estudamos aqui, é importante colocar em pratica e para entender a melhor forma de utilizar esses pronomes é necessário analisar alguns exemplos de pronomes reflexivos:

  • Levantou-se e correu para a escola.
  • Vestiu-se e foi apressadamente ao trabalho.
  • Eles lambuzaram-se de protetor solar e foram a piscina.
  • Eles banharam-se e voltaram para a toalha para apanhar sol.
  • Odiei-me por dizer aquelas coisas ontem.
  • Com esse pensamento, tu te condenas antes do tempo.
  • Guarde para si suas opiniões.
  • A menina sempre leva consigo a foto da mãe.
  • Levantai-vos!
  • Não nos representa na reunião.
  • Ele vos disse o que pensava.
  • Não perturbe-nos pela manhã.
  • Ama-me pela última vez.


 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade