Pronomes possessivos: meu, teu, seu, nosso e vosso

Veja quais são os pronomes possessivos, como: meu, teu, seu, nosso e vosso. Veja os exemplos e exercício de fixação para você aprender ou relembrar desta matéria escolar de língua portuguesa.

» Página Inicial » Português


Todos os dias devemos procurar uma forma de crescer e evoluir e a melhor maneira de conseguirmos isso é através de um aprendizado constante e isso acaba sendo refletido na forma como nos expressamos, na forma como nos comunicamos desde o início de nosso desenvolvimento e aprendizado.

A língua portuguesa pode ser um aliado na forma como nos comunicamos, mas por possuir tantas classificações e regras gramaticais que forma feitas para facilitar sua compreensão muitos de nós temos dúvidas na forma de como utilizar essas classificações ou regras gramaticais no nosso dia a dia.

Como sabemos a língua portuguesa possuem muitas lacunas a serem desvendadas ou melhor dizendo a ser compreendida por muitos de nós que apesar de já ter tido algum contato com a língua portuguesa ainda hoje encontra duvidas em alguns aspectos da língua portuguesa.

pronomes possessivos

Algumas pessoas têm dificuldade em como utilizar suas gramaticas e classificações no dia a dia apesar de sabermos que as utilizamos naturalmente em nossa comunicação, mas nem sempre conseguimos expressar de forma correta e uma das maiores duvidas é referente os pronomes possessivos meu, teu, seu, nosso e vosso e a forma de utilizarmos diariamente na nossa comunicação seja ela falada ou escrita.

Pronomes possessivos: meu, seu, nosso e vosso

Como sabemos a língua portuguesa possuem muitas regras gramaticais e classificações e dentre essas classificações estão os pronomes possessivos meu, seu, nosso e vosso e antes de aprendermos como usar esses pronomes é preciso entender do que se trata pronomes possessivos em seu formato geral.

Os pronomes possessivos é uma classificação da língua portuguesa que gera muitas dúvidas em sua forma de utilização no nosso dia a dia, mas entender sobre pronomes possessivos assim como utiliza-los é muito mais simples do que imaginamos.

Pronomes possessivos são aqueles que principalmente indicam uma relação de posse, para facilitar o entendimento é a determinação de que uma coisa pertence a uma das pessoas do discurso, podendo ser singular ou no plural e também pode variar em termos feminino ou masculino.

Em questão dos pronomes possessivos mencionados aqui como meu, seu, nosso e vosso, esses pronomes encontram-se em singular e plural e todos são utilizados em termos masculino sendo utilizado facilmente no nosso dia a dia.

A utilização desses e dos demais pronomes possessivos de forma correta é a forma mais adequada que podemos encontrar dentro da língua portuguesa para nos comunicarmos uns com os outros seja de forma escrita ou falada, essa comunicação quando utiliza as regras gramaticais da língua portuguesa e suas classificações, facilita o entendimento da mensagem em todo o seu aspecto.

Exemplos de pronomes possessivos: meu, seu, nosso e vosso

Os pronomes possessivos podem ser diversos e esses acompanham a pessoa do discurso em gênero e número, entender esse processo pode ser fundamental para compreender a utilização dos pronomes estudados nessa questão.

Como sabemos os pronomes meu, seu, vosso e nosso acompanham o gênero masculino e estão determinando pessoas no singular e do plural e apesar de muitas pessoas terem duvidas nessa questão, talvez a melhor forma de entender é através dos exemplos a seguir:

  • Eu não dormi no meu quarto;
  • Meu irmão é muito inteligente;
  • Seu pai viajou ontem;
  • Ele tem seu amor incondicional;
  • Nós não dormimos no nosso quarto;
  • Nosso evento foi um sucesso;
  • Vosso discípulo chegou;
  • Vós não lestes vosso texto;

Exercícios de pronomes possessivos: meu, seu, nosso, vosso

Os pronomes possessivos abordados nesse estudo nem sempre são fáceis para muitas pessoas entender, principalmente para quem tem uma certa dificuldade em língua portuguesa ou na utilização de suas classificações.

E para entendermos melhor a língua portuguesa, suas gramaticas e classificações é preciso estudar e reforçar a cada dia o aprendizado de cada tema estudado e a melhor forma de fazer isso é através da pratica de exercícios referente ao tema como os citados abaixo:

1.preencha as lacunas dos textos com os pronomes possessivos meu, seu, nosso e vosso:

  1. a) ……….. primo é muito bonito.
  2. b) eu não vou para o …….. chalé.
  3. c) vosso primo não tens ………. caráter.
  4. d) nós entregamos ………… texto.
  5. escolha a alternativa que tenha o pronome possessivo meu, seu, nosso e vosso escrito de forma correta na frase.
  6. a) meu pai é teu tio;
  7. b) teu primo tem seu criado;
  8. c) vosso pai enviastes essa carta;


 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade