Pronomes demonstrativos: este, esta, isso, esse, aquele e aquilo

As pessoas estão cada vez mais interessadas em aprender e a evoluir seu aprendizado em torno de diferentes esferas da língua portuguesas, mas nem sempre é fácil compreender essa língua que possuem tantas regras gramaticais e classificações. Sem falar que assim como algumas pessoas tem maior facilidade de entender e compreender as classificações da língua […]

» Página Inicial » Português


As pessoas estão cada vez mais interessadas em aprender e a evoluir seu aprendizado em torno de diferentes esferas da língua portuguesas, mas nem sempre é fácil compreender essa língua que possuem tantas regras gramaticais e classificações.

Sem falar que assim como algumas pessoas tem maior facilidade de entender e compreender as classificações da língua portuguesa, existe também uma parcela de pessoas que possui uma maior dificuldade de entender e compreender o português e suas várias classificações.

Em geral a língua portuguesa é de um formato simples e muito importante para a comunicação do ser humano desde o início de seu desenvolvimento e assim será para o resto da vida, afinal sempre há algo novo para aprendermos diariamente.

As classificações que existem da língua portuguesa e que muitos não compreendem a forma correta de utilizar foram feitas para facilitar o entendimento e a utilização correta de cada classificação na nossa comunicação e um tipo de classificação que muitos têm dúvida ou não compreender direito são os pronomes demonstrativos.

Pronomes demonstrativos: este, esta, isso, esse, aquele e aquilo

Os pronomes por muitas vezes acaba sendo tema de discussão na forma correta de utilizar na forma de comunicação e para entender melhor como funciona cada classificação de pronomes é preciso estuda-las separadamente e depois ir incorporando e reforçando através dos exemplos e exercícios diários.

Os pronomes demonstrativos são utilizados diariamente de forma natural e nem sempre percebemos e acaba que muitas pessoas têm dúvida da forma correta de utilizar os pronomes demonstrativos que podem ser variados, mas os que serão abordados aqui são: este, esta, esse, isso, aquele e aquilo.

Para entender como utilizar os pronomes demonstrativos que serão abordados aqui é necessário compreender esses pronomes num contexto geral, portanto, os pronomes demonstrativos são aqueles que demonstram a posição de um elemento em relação a pessoa do discurso, podendo situar no tempo, no espaço e no próprio discurso.

Os pronomes demonstrativos podem ser apresentados de formas vaiáveis em relação a gênero e número e também não variáveis, põe isso é importante entender como utilizar no tempo espaço em relação a pessoa do discurso os demonstrativos abordados.

A melhor forma de compreender e utilizar esses pronomes demonstrativos é estuda-los e pratica-los diariamente, ao entendermos a utilização adequada de cada pronome demonstrativo perceberemos uma melhora na forma que nos comunicamos e na forma que captamos as mensagens.

Exemplos

Para muitas pessoas é complicado compreender as lacunas que existe na língua portuguesa, mas o que podemos analisar dessa língua que tanto tentamos entender e utilizar na nossa comunicação é que seu aprendizado e compreensão depende de entender melhor sua classificação.

Sabemos que os pronomes demonstrativos estudados aqui podem parecer complicado para muitas pessoas, mas através de alguns exemplos e no estudo diário podemos ver que com o tempo isso vai se simplificando e podemos identificar facilmente a forma correta de usar os pronomes demonstrativos, alguns exemplos são:

  • Este comunicado é para todos os alunos do colégio.
  • Esta mulher ao meu lado é a minha mãe.
  • Isso é um objeto estranho.
  • Esse menino baixinho é meu irmão;
  • Aquele objeto que tens na mão é do meu pai.
  • Aquilo que te disse é a mais pura verdade.

Exercícios de pronomes demonstrativos: este, esta, isso, esse, aquele e aquilo

Os pronomes demonstrativos por muitas vezes acabam sendo complicados de entender sua utilização na forma como nos comunicamos no dia a dia e a melhor forma de aprendermos mais sobre sua utilização é através da pratica de exercícios que pode nos ajudar a reforçar o nosso aprendizado referente ao tema.

  1. preencha a lacuna com pronomes demonstrativos este, esta, isso, esse, aquele e aquilo
  2. a) ……….. menino é o meu irmão.
  3. b) ……… objeto faz parte da minha coleção.
  4. c) eu vou …….. mês para Colômbia.
  5. d) você viu ……. demonstrativo;
  6. escolha a alternativa com o pronome demonstrativo este, esta, isso, esse, aquele e aquilo correto
  7. a) essa menina é linda.
  8. b) essa noite será quente.
  9. c) este comunicado veio da direção.
  10. d) isso é dela.
  11. escolha a alternativa que está empregando de forma incorreta os pronomes demonstrativos estudados:
  12. a) esse é o meu pai.
  13. b) aquele objeto é da minha coleção.
  14. c) HPV, o que é isso mesmo?
  15. d) esta fotografia na sua mão pertence a minha família.


 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade