Preposição essencial: por, com, para, em e outras

Conheça as preposições de movimento e situação. Também as essenciais, acidentais e locuções prepositivas: duas ou mais palavras que tem o mesmo peso de uma preposição, sendo a última uma preposição mesmo.

» Página Inicial


Todo o texto possui um uma preposição. Isso porque ela faz parte da estrutura e do sentido dado a um texto ou uma oração qualquer. É através das preposições que conectamos os termos de uma oração. Ela é capaz de trazer a coesão gramatical e promover a coerência, ou seja, o significado de um texto.

Existe uma lista de preposições, assim como tipos, classificações e outros conceitos dentro do assunto preposição. Se você é um dos estudantes que está se preparando para atingir uma boa nota em um vestibular, concurso ou outra prova, certamente, não pode deixar de estudar a parte de preposições. Fique atento, e leia o post até o fim.

As preposições

Como fazer para ligar dois termos de uma oração, os quais são diferentes entre si, porém precisam estar unidos, já que um explica o outro? Simples, basta utilizar as preposições.

Preposição é uma palavra que nasceu no latim, e veio se alterando até adentrar os campos da gramática. Sua principal função é estabelecer a conexão entre dois termos e fazer com que juntos possam dar um sentido diferente a oração.

Normalmente, encontramos um termo que se subordina ao outro dentro das preposições. Ou seja, o primeiro termo irá será regente, e o segundo virá como um complemento que explica o primeiro, sendo o regido.

A preposição estará fazendo ligação dos dois, porém não irá ter variações, se estiver em sua forma pura. Caso ela seja combinada com outras palavras ou ainda ocorra contração com outros termos, daí então teremos a possibilidade de variar em gênero e número.

Combinação: A preposição não sofre alteração.

preposição a + artigos definidos o, os

preposição a + advérbio onde

Contração: Quando a preposição sofre alteração.

De + o(s) = do(s)

De + a(s) = da(s)

De + um = dum

De + uns = duns

A + a(s) = à(s)

Por + o = pelo(s)

Por + a = pela(s)

É muito comum fazer uso das preposições para poder introduzir termos como complementos verbais ou nominais, de locuções adjetivas ou adverbiais e de orações reduzidas.

Preposições de movimento:

Preposições de situação:

Além disso, as preposições são capazes de associar assuntos como o tempo, espaço e entre outras circunstancias, trazendo um novo sentido as frases:

Tipos de Preposição

Preposições essenciais: são apenas preposições.

A, ante, perante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, por, sem, sob, sobre, trás, atrás de, dentro de, para com.

Ex.: Eu espero por você em casa!

Muito obrigado a todos!

Preposições acidentais: são palavras diferentes com a mesma função de uma preposição.

Como, durante, exceto, fora, mediante, salvo, segundo, senão, visto.

Locuções prepositivas: duas ou mais palavras que tem o mesmo peso de uma preposição, sendo a última uma preposição mesmo.

Abaixo de, acerca de, acima de, ao lado de, a respeito de, de acordo com, em cima de, embaixo de, em frente a, ao redor de, graças a, junto a, com, perto de, por causa de, por cima de, por trás de.

Quando unimos os termos variáveis com as preposições temos os exemplos abaixo:


 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade