Como usar a pontuação ponto de exclamação e interrogação

Saiba como empregar corretamente a pontuação ponto de exclamação e interrogação quando deseja fazer algum tipo de pergunta ou questionamento. Então seu uso correto na língua portuguesa.

» Página Inicial

O português quando bem colocado em um texto ou falado é algo muito cativante. Mais pessoas deveriam se interessar em buscar pelo menos compreender o básico do português.

Pois nossa comunicação depende exclusivamente do bom uso das normas gramaticas e o uso de pontuações corretas. Na maioria das vezes as pessoas esquecem dessas questões e deixam todo o foco apenas na forma de escrever as palavras.

Escrever certo é realmente algo muito bonito, porém se não for colocado de maneira correta acabe perdendo a coesão do texto e também o coerência, o que gera falta de sentido no texto e na comunicação com o outro.

Aqui, neste post, iremos tratar apenas sobre o tema de pontuação. Esse é um tema muito abrangente, pois envolve vários sinais gráficos, dos quais nem utilizamos com frequência ou ainda nem sabemos quais os significados.

E não se sinta o único nessa situação, são várias pessoas que possuem essa defasagem, pois como foi dito acima o foco, na maioria das vezes, é na escrita e não na forma de formulação de uma frase, por exemplo.

Então, o jeito é pesquisar e estudar mais sobre este assunto e buscar colocar em prática tudo o que aprender sobre as questões de pontuação.

Vale lembrar que o nosso português é uma herança que está enraizada em outro país, lá em Portugal. Com a vinda desse povo para o nosso continente, no período do descobrimento, eles não só trouxeram a cultura como também um idioma que fixou.

Atualmente, o português é considerado a quinta língua mais falada pelo mundo todo e a qual possui uma gramatica complexa e de maior dificuldade para aprendizado, entretanto não é impossível.

ponto de exclamação e interrogação

Apesar de termos muitas regras no português, para o nosso dia a dia é interessante conhecer pelo menos o básico para evitar passar vexame por aí.

Lembrando sempre que para aumentar o vocabulário e melhorar a escrita é som com muita leitura. Vale ressaltar que deve ser feito uma leitura minuciosa e com toda atenção aos detalhes, principalmente com relação a pontuação.

Que este é um tema que pega a todos, jovens e adultos se sentem muito inseguros com relação a pontuação.

Pois bem, é interessante primeiro falar sobre sua finalidade. A pontuação serve para demarcar o ritmo do texto. É através dele que sabemos quando existe uma pausa ou ainda quando é necessário dar determinado tom a frase.

Se lermos uma pergunta em tom afirmativo, o interlocutor não irá compreender e muito menos responder a sua questão.

Ao escrever, se não colocarmos as aspas em uma citação, jamais poderemos descobrir que foi outra pessoa que escreveu.

São dois exemplo bobos, mas que demonstram realmente o que acontece se não utilizarmos a pontuação corretamente em nosso dia a dia.

Por isso, comece a praticar o que aprender sobre as pontuações e não se esqueça de dar o tom certo para a oração.

Na internet evite de utilizar incorretamente as pontuações, você verá que sua escrita irá melhorar muito e você estará ponto para escrever qualquer tipo redação, por exemplo.

Nesse texto será abordado apenas duas pontuações que são muito recorrentes: a exclamação e o ponto de interrogação.

Ponto de exclamação

Vemos muito este tipo de pontuação após a aparição de um vocativo em uma frase, por exemplo: Maria Vitória, boa noite!

Outra situação em que temos o ponto de exclamação é quando ocorre uma oração imperativa, ou seja, com o intuito de mandar algo a alguém: Vá embora!

Após um termo de interjeição é necessário colocar de imediato uma exclamação para indicar o alivio de uma pessoa. “UFA!”

Também é utilizado quando quer expressar algum sentimento da pessoa, ou seja, mostrar sensações e emoções. “Que saudades!”

Ponto de interrogação

O ponto de interrogação é utilizado em perguntas normalmente. Ele tem que ser acompanhado de um ritmo do tom da voz.

A pessoa precisa dar a frase o tom de pergunta, caso o contrário será apenas uma afirmação. Sendo assim, ao ler uma questão com o ponto de interrogação de a entender ao interlocutor que existe uma dúvida no ar, a qual precisa de uma resposta.

Exemplos:

Podemos encontrar o ponto de exclamação junto ao de interrogação, mas normalmente é utilizado a fim de enfatizar algo.


 
Veja também: