Pergunta retórica. Conceito, exemplos e diferença de pergunta comum

Perguntas e respostas sobre o que é uma pergunta retórica? Por que ela existe e qual a diferença entre ela e uma pergunta comum? Ela pode ser feita em tom sarcástico?

» Página Inicial

O que é uma pergunta retórica?

É uma pergunta que é feita e tem como objetivo provocar uma reflexão, e não uma resposta com a informação, como seria em uma pergunta verdadeira.

A pessoa que faz a pergunta retórica já sabe a resposta, ela só faz a pergunta pois quer provocar no interlocutor uma reação, que pode ser: expressar uma crítica, mostrar indignação, estimular uma reflexão, persuadir o interlocutor a fazer o que ela quer, sensibilizar o interlocutor, enfatizar uma ideia, demonstrar uma ironia, etc.

Qual a diferença entre pergunta retórica e pergunta comum?

Pergunta retórica

Uma pergunta comum é feita por alguém que não conhece sobre o assunto e busca conhecimento. Já a pergunta retórica, como dito acima, tem como objetivo provocar uma reação no interlocutor.

Exemplo de pergunta comum:

Na pergunta retórica quem esta fazendo a pergunta busca reforçar uma ideia ou critica sobre o assunto. Exemplo de pergunta retórica:

Qual a sua utilidade?

Devido ao fato de nossa língua ter um grande vocabulário e conhecimento, podemos expressar nossas ideias e criticas de vários modos diferentes, dando uma ideia para ser facilmente entendido ou que cause uma reflexão.

Em vários casos, a informação não é passada corretamente. Para que isso não venha a acontecer, aborda-se o tema para que a pessoa que irá responder reflita, obtendo uma informação mais precisa.

Quando é feita uma pergunta retórica pode ser passado um sarcasmo ou uma ironia com ideia de transmitir um pensamento já feito sobre o tema. Tudo depende do contexto em que a pergunta retórica foi feita.

O que é uma pergunta feita em tom sarcástico?

Quando é feita uma pergunta em tom sarcástico, a pessoa utiliza um tom ácido e provocatório tentando uma inversão do real significado. Para que o interlocutor entenda o sentido sarcástico da frase, é necessário um contexto. Muitas vezes uma pergunta retórica é feita de maneira cruel.

Exemplo:

Como é utilizado um tom de ironia?

Uma pergunta retórica em tom de ironia, quando é feita de modo oposto ao significado literal. A ironia é a exposição de uma ideia propositalmente contrária ao que realmente se acredita. Geralmente a pergunta retórica com tom de ironia é um pouco maliciosa.

Exemplo de pergunta retórica irônica:


 
Veja também: