O que significa proposição em português e seu sinônimo

Normalmente o termo proposição é confundido com a palavra preposição. Apesar de serem escritas de forma meio parecida, seu sentido é totalmente diferente. Não dá para confundir, certo? Então se a sua dúvida é com relação ao termo proposição, fique até final para que você descubra qual o seu significado. Veja qual o significado de […]

» Página Inicial » Português


Normalmente o termo proposição é confundido com a palavra preposição. Apesar de serem escritas de forma meio parecida, seu sentido é totalmente diferente. Não dá para confundir, certo? Então se a sua dúvida é com relação ao termo proposição, fique até final para que você descubra qual o seu significado.

Veja qual o significado de proposição

Os termos preposição e proposição, como mencionado acima, existem em nossa língua portuguesa e a grafia de ambas estão corretas. Pode até parecer um pouco, porém, seus significados são totalmente diferentes e precisam ser utilizadas em situações também diferentes.

Uma preposição é um termo, ou melhor dizendo, um elemento que faz o papel de ligar duas orações, a transformando em uma única, com um sentido apenas. Pode também sugerir a ideia de um ato de pôr antes ou um contrato jurídico.

Enquanto que uma proposição pode estar em um enunciado e, inclusive, em uma sentença, bem como uma proposta ou sugestão.

O termo preposição tem como origem o latim, vem da palavra praepositione, sua escrita é dessa forma, e tem a primeira silaba com o termo pre.

Esta é uma palavra que se utiliza muito quando se refere união gramatical de termos de orações diferentes, tornando uma oração liada a outra, isto é, uma fica subordinada a outra.

Além disso, o termo preposição se refere a ação de prepor, ou seja, de colocar algo antes, enquanto que no âmbito jurídico, a preposição se designa a um contrato para que um preposto possa realizar seus negócios em nome de terceiros.

Exemplos:

A regência verbal do verbo ingressar se faz com a preposição em.

A palavra perante é uma preposição que significa diante de.

A contração mais comum é a da preposição a com o artigo definido feminino a: a + a = à.

  • De + outra = doutra(s)
  • Em + este(s) = neste(s)
  • Em + esta(s) = nesta(s)
  • Em + esse(s) = nesse(s)
  • Em + aquele(s) = naquele(s)
  • Em + aquela(s) = naquela(s)
  • Em + isto = nisto
  • Em + isso = nisso
  • Em + aquilo = naquilo
  • A + aquele(s) = àquele(s)

O termo proposição também vem do latim e sua palavra originária é propositione, sendo assim escrita com pro na primeira sílaba.

É um termo bastante utilizado na lógica, o qual se refere a uma expressão ou a um enunciado que pode conter informações verdadeiras ou falsas. Também está associado ao ato de se propor, isto é, de leva alguém uma proposta ou uma sugestão. Significa, ainda, na parte gramatical, uma oração ou sentença.

Exemplos:

As proposições não podem ser falsas e verdadeiras ao mesmo tempo.

Este argumento é constituído por premissas e proposições.

Suas proposições não foram aceitas pela direção.

Quando encontramos na língua portuguesa palavras com a escrita muito parecida e até mesmo coma pronuncia quase igual, dizemos que essas palavras são parônimas. Entre os termos preposição e proposição encontramos a classificação de parônimas.

Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: preposição/proposição, retificar/ratificar, cumprimento/comprimento, precedente/procedente, descrição/discrição, evasão/invasão, entre outras.

Sendo assim, podemos dizer que proposição é:

  1. Um substantivo do gênero feminino
  2. Refere-se a uma enunciação; sentença passível de comprovação ou não.
  3. Está associada ao significado de proposta; aquilo que se propõe: negamos a proposição do juiz.
  4. Afirmação; o que se afirma, se diz, se escreve.
  5. [Retórica] Parte de um discurso, ou de um poema épico, na qual se apresenta o tema a ser desenvolvido: a proposição de “Os Lusíadas” está contida nas três primeiras estrofes.
  6. Ato de submeter à apreciação ou a exame.
  7. Matemática.Teorema. Enunciado de uma verdade que se quer demonstrar ou de um problema que se pretende resolver.
  8. Ação ou efeito de propor.

Sinônimos

Os sinônimos são palavras que possuem o mesmo sentido, ou seja, se trocarmos a palavra proposição em uma frase pelo seu sinônimo, a frase permanece com o mesmo sentido.

O termo proposição possui poucos sinônimos, são eles: enunciação, teorema, sugestão.

  • Exemplo: O que está em jogo em Chabrol, sempre, é a ironia, o humor, a violência e a clareza crua da proposição.

A contenção extrema dos atores favorece a fruição das falas, deslocadas do puro diálogo para uma proposição mais objetiva, que vai logo ao ponto.



 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade