O que ênfase e intertextualidade explicita e implícita

Você sabe o que é ênfase, intertextualidade explicita e intertextualidade implícita? Veja neste artigo o conceito e a explicação sobre esse assunto pouco explorado na nossa língua portuguesa.

» Página Inicial » Português


A língua portuguesa é composta por várias regras gramaticais e suas subdivisões muitas vezes nos fazem ter dúvidas da utilização de algumas funções e até ferramentas que são utilizadas em textos e logicamente para que possamos nos comunicar de uma maneira que possamos compreender facilmente a mensagem a ser transmitida.

A maioria de nós temos contato com a língua portuguesa desde muito cedo, porem a maioria sempre teve dificuldade de compreender de fato algum aspecto da língua portuguesa, porem isso não é algo fatal para a nossa sobrevivência.

Entender os conceitos e significados de aspectos da língua portuguesa é útil para que conseguimos nos comunicar de uma maneira mais precisa e logicamente para que tenhamos uma compreensão mais fácil.

E se tratando da língua portuguesa e de seus diversos aspectos existem muitas pessoas que tem dificuldade de compreender o que é de fato a intertextualidade e a ênfase, porem são coisas diferentes e que utilizamos na nossa comunicação até mesmo sem saber, mas ao compreender seus conceitos podemos utilizar e compreender de maneira mais consciente.

Ênfase e intertextualidade

Ênfase

Como sabemos há muitas lacunas da língua portuguesa e na sua gramatica que não é de fácil entendimento para muitas pessoas e alguns acabam sendo complicados assimilar a forma como ele pode ser utilizado, porem sabemos que é muito importante entender seu conceito ou significado que o mesmo seja utilizado de maneira correta.

Os substantivos estão inseridos na língua portuguesa de uma maneira gramatical, mas nem sempre compreendemos a utilização de alguns deles que podem não mudar dependendo da forma que é inserido em uma frase, e se tratando em duvidas muitas pessoas tem dúvidas da utilização e o conceito do substantivo ênfase.

Ênfase é um substantivo de gênero feminino que o significado de realce, destaque, exaltação e destaque, conhecer seu significado pode ajudar na hora de utilizar esse substantivo em uma determinada frase ou texto, facilitando a compreensão.

A ênfase ao ser utilizada em um texto quer expressar entusiasmo e os outros aspectos de uma maneira exagerada ao falar, gesticular sobre um determinado assunto, seja em uma simples conversa ou até mesmo em um texto onde se direciona um determinado assunto.

Apesar de ser utilizada em textos e em conversas onde podemos utilizar o substantivo ênfase, ele também pode ser abordado em um determinado texto, frase, ou conversa através de adjetivos, que acabam dando o entendimento necessário para o assunto que se quer abordar naquele momento.

Na língua portuguesa temos sempre algo novo que aprender e falar com ênfase é muito importante para passar a mensagem de forma precisa ou até mesmo para que possamos compreender a comunicação exercida para determinado momento e por esse motivo é muito importante conhecer a utilização de ênfase e outros conceitos.

Intertextualidade

A intertextualidade é o nome que se dá a relação estabelecida entre dois textos, sendo que um texto já criado acaba exercendo influencia para a criação de um novo texto, muitas pessoas têm dúvida sobre esse conceito, mas na realidade é bem simples de se entender.

Entender a forma como funciona a intertextualidade pode ser de grande ajuda para compreender textos que utilizam dessa ferramenta para serem criados, textos já existentes são muito utilizados por autores para servir como uma espécie de base para as novas criações.

A intertextualidade é de fácil compreensão quando se entende o seu conceito e a forma que ela é utilizada na criação de textos, é importante ressaltar que a intertextualidade pode ocorrer de várias formas e em diferentes gêneros.

Intertextualidade explicita e intertextualidade implícita

Como sabemos a intertextualidade pode ocorrer de diferentes maneiras e em diferentes gêneros e a partir do momento em que conhecemos o conceito de intertextualidade, também precisamos entender como ela pode ser caracterizada.

A intertextualidade pode ser caracterizada de duas maneiras sendo explicita e implícita, e isso é determinado levando em conta a relação que é estabelecida com o texto base, podendo ser direta ou subentendida.

Intertextualidade explícita

  • Ela é identificada facilmente por quem está lendo o texto;
  • É estabelecida uma relação direta com o texto base;
  • Apresenta elementos que ajuda a identificar o texto base;
  • Não há a necessidade de dedução por parte do leitor;

Intertextualidade implícita

  •  Não há uma fácil identificação pelos leitores;
  •  Não tem uma relação direta estabelecida com o texto base;
  • É necessário que o leitor tenha conhecimentos prévios para a compreensão do texto;
  • Não há elementos que ajudem a identificar o texto base;


 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade