O que é Literatura? Escolas e gêneros da produção literária

Perguntas e respostas sobre O que é Literatura? Quais escolas literárias a compõem? Quais os gêneros da produção literária? Veja as respostas aqui nesta FAQ.

» Página Inicial


O que é Literatura?

A Literatura compreende, assim como a música, a pintura e a dança, uma forma de arte, mas ela é também profissão, disciplina escolar, conjunto de produções de textos em forma de prosa ou verso e até comunicação e cultura. Literatura é uma massa de significados ajustados conforme o contexto e a estrutura em que está presente.

Basicamente ela é a produção textual, bem como a exposição desses textos em forma de livros ou outros meios. A palavra vem do Latin e tem a melhor tradução como "Letras". Então ao falar em literatura estamos falando da arte de escrever, interpretar, expor e trabalhar de uma forma em geral com as letras.

Quais escolas literárias a compõem?

As obras já escritas na Literatura – obras literárias – são divididas em escolas literárias, que são ramificações que englobam textos estética e redigidamente parecidos segundo o tempo, a sociedade e as transformações de sua época. As escolas literárias são: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Pós-Modernismo.

Quais os gêneros da produção literária?

A Literatura traz consigo tons de contemplação e conhecimento. Por isso, há vários gêneros que caracterizam sua produção: literatura de romance, literatura de ficção, literatura médica, literatura brasileira, literatura popular, literatura de cordel, literatura técnica, literatura infantil e poesia.

Que características são próprias de um texto literário?

Biblioteca de livros

Textos literários são, geralmente, marcados por sua ficcionalidade: podem fazer parte ou não de uma realidade palpável. Outra característica é a subjetividade, que permite que o eu-lírico expresse seus sentimentos e suas emoções. A plurissignificação é outro ponto: nos textos literários, as palavras podem ganhar inúmeros significados. Textos literários têm como propriedade a função estética da forma como o(a) autor(a) observa o mundo. A partir de sua visão, um formato de texto será escrito.

Quando a Literatura tem origem?

Expressar com exatidão a data do surgimento da Literatura não é fácil, mas quando o homem gutural aprendeu a utilizar a palavra escrita (o alfabeto surgiu no século XII a.C, com os fenícios), ele conseguiu representar a oralidade da fala em versos e prosa. O filósofo Aristóteles, que viveu entre 384 e 322 a.C, foi um dos primeiros a sistematizar os textos que surgiam e que, posteriormente, estariam no conjunto da Literatura.

Como surgiu a Literatura no Brasil?

O Brasil, apesar de ser um país relativamente ‘novo’, já contém um acervo grandioso de Literatura. O primeiro texto escrito em terras tupiniquins foi a “Carta de Pero Vaz de Caminha” para o rei de Portugal. Apesar de ser um texto informativo sobre as primeiras impressões dos lusitanos no Brasil, há elementos literários que o autor soube utilizar para enriquecê-lo, tornando-o um texto literário. Além de ser Literatura Brasileira, a carta também é integrante da Literatura de Portugal.

Como a Literatura pode influenciar o cotidiano?

Através das ressignificações que a Literatura permite, cada leitor evoca um sentimento, dentro de sua própria realidade, que pode alterar suas visões de mundo e suas concepções de vida. A Literatura permite transitar entre real e abstrato, fazendo dela uma experiência de vida que influencia o cotidiano e as relações interpessoais.

Quais os maiores escritores da Literatura Brasileira?

Os que se destacaram por suas obras num contexto geral são:


 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade