O que é literatura de cordel? Como surgiu, temas e cordéis famosos

Perguntas e respostas sobre o que é literatura de cordel e quais os temas que abordam essa literatura? Como é construída uma poesia de cordel?

» Página Inicial

Literatura de cordel é um tipo de poesia popular que é escrita geralmente de forma rimada. A literatura de cordel já foi muito hostilizada por ser típica em regiões mais pobres do norte e nordeste do Brasil e usava a linguagem coloquial de quem as escrevia. Hoje ela ganhou respeito e existem muitos escritores de literatura de cordel reconhecidos no Brasil.

Os primeiros indícios da literatura de cordel vem do Renascimento , que foi a época em que começou a existir a impressão de relatos orais que eram feitos pelos trovadores medievais. Ela chegou ao Brasil por intermédio dos Portugueses as impressões dos folhetos brasileiros começaram no século XIX.

Os temas abordados na literatura de cordel são diversos, geralmente estão ligados a acontecimentos do cotidiano, lendas, religião, episódios históricos, e demais temas diversos. Qualquer assunto pode virar tema de cordel.

Literatura de cordel

Quais são os cordéis mais famosos no Brasil?

Aqui no Brasil os poemas de cordel que mais ganharam destaque foram os que falavam do cangaceiro Lampião ( Virgulino Ferreira da silva que nasceu em 1900 e morreu em 1938) e do suicídio do ex- presidente Getúlio Vargas ( nasceu em 1883 e se suicidou em 1954).

Como é construída uma poesia de cordel?

A poesia ou poema de cordel pode ser em quadra, sextilha, septilha, oitava, quadrão décima , martelo, galope á beira mar ou redondilha.

Exemplo

Veja o vídeo abaixo que mostra um exemplo de como é a literatura de cordel com a música do do cordelista paraibano Francisco Diniz:


 
Veja também: