Numeral em português: classificação, exemplos e exercícios

Saiba quais são os numerais em português, sua classificação que pode ser em ordinal e cardinal, fracionário, multiplicativo e coletivo. Veja também os exemplos e exercícios para você praticar.

» Página Inicial

Você pode até não gostar de Matemática e suas complicadas operações, mas você deve admitir que ela é indispensável em nossas vidas. Não acredita? Você já parou para pensar que os numerais estão presentes em nossa vida de forma constante e em qualquer situação?

Acontece que os numerais não são nada complexos, como as professoras de matemática fazem parecer. É claro, não estamos dizendo que o cálculo de Bháskara está presente no nosso cotidiano, mas os numerais em si, em suas diversas classificações estão.

O conceito de numeral é: Palavra (s) que indica (m) a (s) quantidade (s) de objetos ou pessoas, além da ordenação destes elementos em alguma série.

Tendo este conceito em mente, vamos pular agora para as classificações destes numerais utilizados na nossa língua portuguesa. As classificações dos numerais são:

Ficou perdido (a)? Cala, não se desespere. Saiba que estas classificações não existem para nos complicar, pelo contrário. Eles existem justamente para nos auxiliar.

Exemplos de numeral

Neste artigo, você irá conhecer a denominação destas cinco classificações de numerais e seus respectivos exemplos. Vamos lá?

Numeral cardinal

Os números cardinais são aqueles que usamos o tempo todo. “Um, dois, três, quatro, cinco”. Eles servem para indicar a quantidade de seres ou objetos. Veja os exemplos:

Numeral ordinal

Os números ordinais, como o próprio nome sugere, indica o número de ordem. Esta classificação de numeral é muito utilizada para indicar posições e colocações. Veja os exemplos a seguir:

Numeral fracionário

Os numerais fracionários estão ligados ao fracionamento de uma unidade e de um todo. São eles quem indicam as suas divisões e partes. Ele é bastante utilizado em receitas de culinária. Veja abaixo exemplos de numerais fracionários:

Agora veja como os numerais fracionários são utilizados nas frases do nosso dia-a-dia.

Numeral coletivo

São numerais escritos (ou ditos) no singular, mas que se referem a um conjunto de coisas, definindo a quantidade exata de objetos ou seres que constituem este conjunto. Por exemplo:

Veja o uso dos números fracionários em frases do cotidiano:

Numeral multiplicativo

Os números multiplicativos estão ligados ao número de vezes que uma determinada quantia foi multiplicada, representando um acréscimo proporcional deste mesmo valor. Veja:

Exercícios

Agora que você já sabe o que cada classificação dos numerais em português representa, está na hora de pôr a mão na massa e mostrar o que você aprendeu. Vamos lá?

Leia as frases a seguir e complete os locais vazios com a classificação numeral adequada para elas.

  1. Aqui na receita, pode-se _____________ de açúcar. (Numeral Fracionário)
  2. O resultado da corrida mostra que Beatriz chegou em _________ lugar. (Numeral Ordinal)
  3. Hoje faz ________ do nosso namoro. (Numeral Coletivo)
  4. Minha avó precisa de _________ de ovos. (Numeral Coletivo)
  5. Eu comprei __________ biscoitos para você. (Numeral Cardinal)
  6. Eu estudei o ____________ do comum para esta prova. (Numeral Multiplicativo)
  7. A cidade completa o seu ____________ aniversário. (Numeral Ordinal)
  8. Eu tenho _______ cachorro, _______ gatos e o ________ de peixes. (Numeral Cardinal e Multiplicativo)
  9. Mesmo eu estudando o ______ do comum, eu tirei nota ______ na prova de Ciências. (Numeral Multiplicativo e Cardinal)

Conclusão:

Viu só como os numerais em português não são tão difíceis assim? Agora coloque seus conhecimentos em prática e divirta-se!


 
Veja também: