Expressões semelhantes com significados diferentes

Você sabe qual é a diferença entre palavras parônimas e homônimas? Saiba quais são as palavras que possuem as grafias semelhantes, mas com significados diferentes em nossa língua portuguesa.

» Página Inicial


A nossa língua portuguesa, apesar de fascinante, é bastante complexa, e por esse motivo, é importante se dedicar e estudar bastante para não se confundir e nem cometer erros. Em alguns casos, podemos ficar em dúvida e cometer alguma confusão.

A semântica é a área de estudos sobre o significado das palavras, e faz com que entendamos melhor o caso dos parônimos, que são palavras que possuem as grafias semelhantes, mas com significados diferentes. Há também a situação dos homônimos, que possuem a mesma grafia e/ou pronúncia e sentidos distintos. A seguir, falaremos sobre essas duas situações e daremos dicas para que você nunca se confunda.

Parônimos:

Abaixo, alguns exemplos de palavras parônimas:

Homônimos:

Os homônimos podem ter exatamente a mesma grafia, mas com significados diferentes ou ser heterográficas, isto é, uma pequena diferença na grafia, porém, o som seria o mesmo. Então, são palavras que quando pronunciadas parecem ser a mesma, mas tem sentidos diferentes.

A seguir, alguns exemplos de palavras homônimas:


 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade