Conjugação de verbo no futuro do presente
Veja como é feito a conjugação verbal no futuro do presente, bem como os três tempos verbais ou modos que são: indicativo, subjuntivo e imperativo. Lista com a conjugação dos verbos mais comuns ou usados no cotidiano.
Para fazer um bom uso da nossa língua portuguesa é necessário que se faça uma conjugação dos tempos e modos verbais de forma adequada, tanto na língua escrita como na língua falada. As conjugações são as variações que os verbos podem passar de acordo com o tempo verbal em que suas ações ocorrem (presente, pretérito, futuro, etc) e os sujeitos (pessoas) da ação (eu, tu, ele, nós, vós, eles). Todos os verbos devem ser conjugados corretamente no singular e no plural. De uma maneira geral, os tempos verbais podem ser primitivos (que já existem no latim) ou derivados (tempos verbais derivados dos primitivos). É preciso ficar atento com o momento em que se expressa uma frase e a conjugação correta da ação de determinado verbo.
Neste artigo iremos exemplificar uma conjugação verbal no futuro do presente, mas antes, vamos a algumas definições:
Definição de verbo – o que é e para que serve
O verbo é o elemento que, quando está dentro de uma frase, permite que o emissor situe eventos no tempo com relação ao momento em que seu discurso está sendo proferido. Os verbos exprimem ações, no entanto, muitos deles também podem expressar sensações, sentimentos, estados e fenômenos naturais. É natural de um verbo chamar um processo, ou seja, o desenrolar de determinadas ações onde se pode indicar seu início e fim.
A principal função do verbo é funcionar como um articulador entre os diversos elementos que compõe uma frase. Dessa forma, entende-se por verbo como um núcleo que assegura um sentido a frase quando ele é combinado com esses outros elementos.
Se o verbo for retirado da frase, os outros elementos serão privados de um elo existente entre eles e o verbo, isso faz com que a compreensão do propósito da mensagem seja dificultada.
Conjugação verbal – Tempos verbais
Uma ação pode acontecer em tempos diferentes, pode ocorrer no passado, no presente ou no futuro. Os tempos verbais irão determinar o momento em que a ação irá ocorrer e a conjugação verbal irá preparar o verbo conforme o tempo da ação. Uma ação será no passado (pretérito) quando ocorrer antes da fala, uma ação no presente ocorre no momento da fala e uma ação no futuro ocorrerá depois do momento da fala.
Existem algumas formas de separar os tempos verbais, eles podem ser simples ou compostos, e estão inseridos nos modos verbais: o modo indicativo, o modo subjuntivo e o modo imperativo.
- Tempos verbais do modo indicativo: No modo indicativo, os tempos verbais irão expressar acontecimentos certos. Exemplos: (tempos simples) presente -“eu ouço música”, pretérito imperfeito - “Eu ouvia música”, pretérito perfeito – “Eu ouvi música”, pretérito mais-que-perfeito – “Eu ouvira música”, futuro do presente – “Eu ouvirei música”, futuro do pretérito – “Eu ouviria música”.
- Tempos verbais do modo subjuntivo: No modo subjuntivo, os tempos verbais irão expressar acontecimentos possíveis, dependentes de outros. Exemplos: (tempos simples) presente – “Talvez eu ouça música”, pretérito imperfeito – “Seria mais divertido se eu ouvisse música”, futuro – “Quando eu ouvir música ficarei mais calma”.
- Tempos verbais do modo imperativo: Este modo divide-se em imperativo afirmativo e imperativo negativo. A ação expressada pelo verbo conjugado neste tempo denota: uma ordem, pedido, conselho, convite ou súplica. Exemplo: imperativo afirmativo – “Ouve a música!”, imperativo negativo – “Não ouças a música!”.
Existem também os tempos primitivos e derivados. Os primitivos correspondem a tempos verbais que já existem no latim e os derivados são os tempos formados a partir dos primitivos.
Conjugação de verbo no futuro do presente
Verbo: estudar
- Eu estudarei
- Tu estudarás
- Ele / Ela estudará
- Nós estudaremos
- Vós estudareis
- Eles / Elas estudarão
Verbo: amar
- Eu amarei
- Tu amarás
- Ele / Ela amará
- Nós amaremos
- Vós amareis
- Eles / Elas amarão
Verbo: querer
- Eu quererei
- Tu quererás
- Ele / Ela quererá
- Nós quereremos
- Vós querereis
- Eles / Elas quererão
Verbo: comer
- Eu comerei
- Tu comerás
- Ele / Ela comerá
- Nós comeremos
- Vós comereis
- Eles / Elas comerão
Verbo: cantar
- Eu cantarei
- Tu cantarás
- Ele / Ela cantará
- Nós cantaremos
- Vós cantareis
- Eles / Elas cantarão
Verbo: vir
- Eu virei
- Tu virás
- Ele / Ela virá
- Nós viremos
- Vós vireis
- Eles / Elas virão
Verbo: ter
- Eu terei
- Tu terás
- Ele / Ela terá
- Nós teremos
- Vós tereis
- Eles / Elas terão
- Advérbio de modo, lugar e tempo. Advérbios de Negação e Afirmação
- Conceito de interjeição, significado, classificação e exemplos
- Consciência negra, Zumbi dos Palmares e lei com feriado
- Contaminação da água: Causas e consequências
- Como emitir o CPF - Cadastro de Pessoa Física e documentos necessários
- Curso superior uma vez por semana é bom?
- Diferença entre Narração e Dissertação, Coesão e Coerência
- Diferença entre rotação, translação e revolução
- EJA em Juazeiro, Camaçari e Ilhéus. Supletivo fundamental e médio
- EJa em Lages, Jaraguá do Sul e Palhoça. Escolas com Supletivo de 1 e 2 graus
- Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos - Encceja
- Terceira idade, idade média e faixa etária
- Lista dos números por extenso de 0 a 1000
- O que é conto, quais os tipos e características
- PRB - Partido Republicano Brasileiro
- Presidencialismo, sistema presidencialista e presidentes do Brasil
- PSOL - Partido Socialismo e Liberdade
- Supletivo em São Carlos, Araraquara e Matão. Escolas com EJA
- Tipos de arquivos no computador: EXE, PDF, DOC e outras extensões
- Tipos de folhas: simples e compostas, gavinhas e espinhos