Conjugação de verbo no futuro do presente

Veja como é feito a conjugação verbal no futuro do presente, bem como os três tempos verbais ou modos que são: indicativo, subjuntivo e imperativo. Lista com a conjugação dos verbos mais comuns ou usados no cotidiano.

» Página Inicial

Para fazer um bom uso da nossa língua portuguesa é necessário que se faça uma conjugação dos tempos e modos verbais de forma adequada, tanto na língua escrita como na língua falada. As conjugações são as variações que os verbos podem passar de acordo com o tempo verbal em que suas ações ocorrem (presente, pretérito, futuro, etc) e os sujeitos (pessoas) da ação (eu, tu, ele, nós, vós, eles). Todos os verbos devem ser conjugados corretamente no singular e no plural. De uma maneira geral, os tempos verbais podem ser primitivos (que já existem no latim) ou derivados (tempos verbais derivados dos primitivos). É preciso ficar atento com o momento em que se expressa uma frase e a conjugação correta da ação de determinado verbo.

Neste artigo iremos exemplificar uma conjugação verbal no futuro do presente, mas antes, vamos a algumas definições:

verbo no futuro do presente

Definição de verbo – o que é e para que serve

O verbo é o elemento que, quando está dentro de uma frase, permite que o emissor situe eventos no tempo com relação ao momento em que seu discurso está sendo proferido. Os verbos exprimem ações, no entanto, muitos deles também podem expressar sensações, sentimentos, estados e fenômenos naturais. É natural de um verbo chamar um processo, ou seja, o desenrolar de determinadas ações onde se pode indicar seu início e fim.

A principal função do verbo é funcionar como um articulador entre os diversos elementos que compõe uma frase. Dessa forma, entende-se por verbo como um núcleo que assegura um sentido a frase quando ele é combinado com esses outros elementos.

Se o verbo for retirado da frase, os outros elementos serão privados de um elo existente entre eles e o verbo, isso faz com que a compreensão do propósito da mensagem seja dificultada.

Conjugação verbal – Tempos verbais

Uma ação pode acontecer em tempos diferentes, pode ocorrer no passado, no presente ou no futuro. Os tempos verbais irão determinar o momento em que a ação irá ocorrer e a conjugação verbal irá preparar o verbo conforme o tempo da ação. Uma ação será no passado (pretérito) quando ocorrer antes da fala, uma ação no presente ocorre no momento da fala e uma ação no futuro ocorrerá depois do momento da fala.

Existem algumas formas de separar os tempos verbais, eles podem ser simples ou compostos, e estão inseridos nos modos verbais: o modo indicativo, o modo subjuntivo e o modo imperativo.

Existem também os tempos primitivos e derivados. Os primitivos correspondem a tempos verbais que já existem no latim e os derivados são os tempos formados a partir dos primitivos.

Conjugação de verbo no futuro do presente

Verbo: estudar

Verbo: amar

Verbo: querer

Verbo: comer

Verbo: cantar

Verbo: vir

Verbo: ter


 
Veja também: