Quando é advérbio? Como identificar e advérbio temporal

Quando é advérbio? Como identificar e advérbio temporal. Veja os principais tipos, como os Advérbios Interrogativos, de modo, de negação, de intensidade, de ordem, entre outros.

» Página Inicial » Português


Os advérbios fazem parte de nossa escrita e também de nossa linguagem no dia a dia. A utilizamos a todo o momento, mas nem a percebemos, isto porque dificilmente damos a devida importância para a gramática de nosso país. A forma como falamos e escrevemos já está “enraizada”, o que faz com que deixemos de lado os conceitos.

Essa é uma questão errada e precisa ser mudada. Isto porque é importante conhecer da gramática, principalmente se você é um estudante. Todos temos que ter o mínimo de conhecimento dentro da nossa própria língua. Por esse motivo iremos abordar um tema que é muito comum, mas que poucos sabem discutir que são os advérbios.

Advérbios – o que é, afinal?

Essa pergunta é feita por muitos estudantes, na maioria das vezes os estudantes apenas decoramos termos, ou melhor, a lista de palavras que compõem cada conceito gramatical, entretanto desconhecem sua definição e como consequência tem dificuldades em identificar esses termos em uma oração, por exemplo.

Mas para mudar esse quadro, o post aqui presente tem o intuito de levar mais conhecimentos com relação a nossa língua portuguesa, dessa forma, se prepare para aprender mais sobre o que são os advérbios.

Como identificar advérbio

Os advérbios são termos que encontramos em orações escritas e em nossas falas do cotidiano. Eles são utilizados com o intuito de acompanhar os verbos, os adjetivos e outros advérbios, a fim de intensificar o seu sentido ou ainda expressar um outro tipo de ideia.

Existem algumas classificações dentro dos advérbios. As classificações servem para expressar um tipo de circunstancia ou ainda exprimir um outro conceito com relação ao termo que ela está acompanhando. Para que você entenda melhor, é interessante que você observe a classificação feita na lista abaixo:

  1. Advérbio de afirmação: sim, certamente, efetivamente, realmente, sem dúvida, com certeza.
  2. Advérbio de dúvida: talvez, quiçá, possivelmente, provavelmente.
  3. Advérbio de intensidade: muito, pouco, bastante, demais, menos, tão.
  4. Advérbio de lugar: aqui, ali, aí, cá, lá, atrás, perto, abaixo, acima, dentro, fora, além, adiante, à direita, à esquerda.
  5. Advérbio de modo: assim, bem, mal, depressa, devagar, calmamente, alegremente, à vontade, ao léu.
  6. Advérbio de negação: não, tampouco, de maneira alguma.
  7. Advérbio de tempo: agora, já, ainda, amanhã, cedo, tarde, sempre, nunca, de manhã, de repente.
  8. Advérbios Interrogativos: São considerados advérbios interrogativos as palavras onde, como e quando.
  9. Advérbios de exclusão: só, somente, salvo, exclusivamente, apenas.
  10. Advérbios de inclusão: também, inclusivamente, ainda, mesmo, até.
  11. Advérbios de ordem: ultimamente, depois, primeiramente.

Outro ponto importante com relação aos advérbios é acerca de sua flexão, são termos que só flexionam em grau, por isso não encontramos advérbios no plural ou singular, em gênero feminino ou masculino.

Os graus dos advérbios podem ser comparativos, onde existe uma comparação na fala ou frase. Essa comparação pode ser algo que remeta a igualdade (tão + advérbio + quanto/como); superioridade (mais + advérbio + que); inferioridade (menos + advérbio + que); sintético (melhor ou pior que).

E temos os termos superlativos, o qual só existem dois: o analítico (advérbio + advérbio) e o sintético (advérbio + sufixo).

Além disso, existem algumas subdivisões dentro dos advérbios que são:

  • Locução adverbial: duas ou mais palavras diferentes que quando estão juntas possuem a mesma função do adverbio, alterar o sentido de um verbo, adjetivou advérbio.
  • Adjunto adverbial: é um termo acessório o qual remete a ideia de uma circunstância.

Além desses, temos o advérbio temporal, entretanto, esse é um pouco mais extenso e é necessário dar exemplos sobre, sendo assim, teremos um tópico dedicado apenas a esse conceito.

Advérbio Temporal

Quando falamos sobre os advérbios temos que pensar que eles querem exprimir a ideia sobre algo, explicar melhor sobre uma situação ou ideia, transformando o seu sentido. Ao discutir sobre o advérbio de tempo, teremos palavras que no rementem a informações com relação ao período em que a oração está ocorrendo.

Não devemos ligar o tempo aqui com algo meteorológico, mas sim, com questões que possam ser respondidas atravessas dessas perguntas: quando ocorreu, ocorrerá ou ocorre o fato?

Assim, quando utilizarmos esse termo temos que ter a noção de quando aquela ação está ocorrendo se é agora, no passado ou irá ocorrer futuramente.



 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade