Advérbios de afirmação, negação e dúvida

Com certeza, na verdade, sem dúvida, possivelmente, aparentemente, supostamente e outros tantos exemplos que temos em nossa rica língua portuguesa. Veja o que são e quais são os advérbio de afirmação, negação e dúvida

» Página Inicial

Todo mundo que já frequentou a escola aprendeu sobre advérbios. Você se lembra qual a sua representação e importância na construção de frases?

O advérbio é uma classe gramatical das palavras que alteram tanto um verbo, um adjetivo (qualidade ou defeito) ou até mesmo um outro advérbio. É muito difícil um advérbio alterar um substantivo, pois se trata de uma palavra invariável, que sugere as conjunturas em que acontece a ação do verbo.

advérbios de afirmação, negação e dúvida

Neste artigo, você irá conhecer os principais tipos de advérbios utilizados na gramática: Advérbios de afirmação, negação e dúvida. Além de explicarmos seus conceitos e características, apresentaremos alguns exemplos, para um melhor entendimento.

Vamos lá?

Advérbios de afirmação

Somente os advérbios de intensidade, de modo e de lugar são flexionados. Sendo assim, todos os demais advérbios são invariáveis. Os advérbios também se categorizam conforme o próprio nome, sendo usados para fazer a afirmação de algo.

Os advérbios de afirmação mais populares e utilizados são os seguintes:

Veja alguns exemplos de frases do nosso dia-a-dia que fazem uso de advérbios de afirmação:

Também se encaixam na categoria de advérbios de afirmação as locuções adverbiais de afirmação. Veja a seguir alguns dos exemplos desta categoria:

Agora, veja alguns exemplos das locuções adverbiais de afirmação empregadas em frases do nosso cotidiano:

Advérbios de negação

Como você pode imaginar, os advérbios de negação possuem o mesmo conceito dos advérbios de afirmação, mas com sentido contrário.

Tradicionalmente falando, a palavra “não” era o único advérbio de negação, no entanto, as gramáticas mais atuais já admitem outros termos. São eles:

Observe alguns exemplos de advérbios de negação empregados às frases do nosso cotidiano:

Assim como os advérbios de afirmação, os de negação também possuem locuções de palavras, que são conhecidas na gramática como “locuções adverbiais de negação”. Veja a seguir alguns exemplos de locuções adverbiais de negação:

Agora, observe estas locuções adverbias de negação em frases do dia-a-dia:

Advérbios de dúvida

A classificação dos advérbios de dúvida indica incerteza ou hesitação por parte do sujeito na frase. Abaixo, há exemplos de advérbios de dúvida:

Agora, observe estes advérbios empregados em frases:

Esta classificação de advérbios também possui locuções adverbiais, que também tem como conceito a mesma representação do advérbio, indicando incerteza e dúvidas nas situações em que aparecem. Alguns exemplos de locuções adverbiais de dúvida:

Quer ver como elas funcionam nas frases? Veja:

Conclusão:

Viu só? Os conceitos de advérbio de afirmação, negação e dúvida são bem fáceis, e nós fazemos uso constante deles no nosso dia-a-dia. Para continuar aprendendo novas coisas e curiosidades, continue nos acompanhando!


 
Veja também: