O que é adverbio, conceito e definição na gramática

Com certeza ele foi bem na prova. O atleta se exercitou em excesso e passou mal. O que essas expressões tem em comum? Veja aqui o que é advérbio, seu conceito e definição na língua portuguesa.

» Página Inicial

O adverbio é um assunto muito cobrado nos principais vestibulares e concursos. No ENEM sempre cai uma questão relacionada ao adverbio, sendo assim, você que é estudante e quer uma posição melhor para sua vida o jeito é compreender mais sobre o que é os advérbios.

Vale lembrar que aprender não é o mesmo que decorar o conteúdo. Aprender é compreender de fato o sentido daquele conceito, o motivo pelo qual está sendo utilizado, para que então seja possível identificar em uma frase, por exemplo. Dessa forma não tente apenas decorar a lista de advérbios, busque compreender.

Advérbio conceito e definição

Enfim, vamos ao que realmente interessa, aprender o conteúdo relacionado a parte de advérbios. No primeiro momento é importante conhecer o conceito desse termo. Os advérbios são palavras que irão sempre acompanhar um desses três termos: verbos, adjetivos ou outros advérbios. Não os encontramos em outras situações.

O seu acompanhamento serve para modificar a ideia dada por aquele termo, ou seja, ele tem o intuito de dar um sentido diferente para esses termos. Por isso podemos encontrar a classificação da seguinte forma:

Essas são as classificações mais comuns e, o mais importante, é que os advérbios não possuem flexões, só com relação ao grau. Isto quer dizer que as palavras classificadas como advérbios não terão flexões em gênero ou em número, somente grau, o qual fica dessa forma:

Locução Adverbial

A locução adverbial é um termo que podemos encontrar tanto na forma escrita quanto na verbal. É um termo que expressa o mesmo sentido do adverbio, porém sem ser um adverbio de fato. Como assim? Aqui vai uma explicação:

A Locução Adverbial é o uso de duas ou mais palavras que quanto estão juntas tem o mesmo sentido de um adverbio, isto é, elas são capazes de alterar o significado de termos como verbo, de um adjetivo e de um outro adverbio.

Normalmente encontramos a união de uma preposição com um substantivo, adjetivo ou adverbio para formar a locução adverbial. Além disso, podemos também classificar os termos das locuções adverbiais em tempo, lugar, afirmação, negação, modo e até mesmo em intensidade ou quantidade.

Para que essa classificação do termo fique mais compreensível a todos segue uma lista de exemplos:

Lembrando sempre que as locuções adverbiais são escritas separadamente. Tem muitas pessoas que escrevem errado esses termos, acabam unindo palavras como: Com certeza, De repente, De novo; por isso fique sempre atento a forma da escrita.

Adjunto Adverbial

Outro subitem dentro dos advérbios são os adjuntos adverbiais. Esses termos são conhecidos como acessórios, os quais indicam uma circunstância. Essas palavras não possuem tanta importância dentro de uma oração, sendo assim, elas podem ser retiradas a qualquer momento, sem perder o sentido da frase. Veja os exemplos abaixo:

A comida está muito saborosa.

O trabalhador deixou seu posto rapidamente.

Fiquei muito feliz quando te encontrei.

Lista de exemplos de advérbios


 
Veja também: