Adjetivos superlativos, indefinidos e pátrios

Conheça os adjetivos pátrios que usamos para continentes, países, cidades, regiões, localidades, entre outras, bem como os adjetivos superlativos e indefinidos, muitos usados na língua portuguesa.

» Página Inicial

Vamos compreender o uso de alguns dos adjetivos mais comuns na gramática da língua portuguesa e como poderemos usá-los no dia-a-dia.

Adjetivo superlativo

O superlativo irá representar o mais alto grau da qualidade em relação a si mesmo (superlativo absoluto) ou em relação a um conjunto (superlativo relativo).

O superlativo pode apresentar diferentes graus, tanto de inferioridade quanto de superioridade. Geralmente quando uma qualidade ultrapassa o grau comum, usa-se o superlativo ou uma comparação.

Adjetivo Indefinido

O adjetivo que se enquadra na categoria de indefinido, além de estar ao lado do nome (substantivo), ele irá expressar características imprecisas no que diz respeito a quantidade. Essa quantidade poderá ser nula, parcial ou global, poderá remeter a algo existente ou não existente e a vários outros substantivos ao mesmo tempo. De uma forma geral ele poderá ser variável ou não apresentar invariável.

Os adjetivos indefinidos podem expressar:

Adjetivos Pátrios

Os adjetivos pátrios são aqueles usados para caracterizar pessoas, coisas ou objetos dependendo de acordo com a sua origem, podendo ser relacionado ao país, estado, município, região, bairro, enfim tudo relacionado a sua localização.

Esses adjetivos (pátrios) estão entre os adjetivos mais comuns, utilizados na língua portuguesa e são utilizados para caracterizar os substantivos levando em conta as suas origens (continentes, países, cidades, regiões, localidades, entre outras).

Hoje em dia a distinção entre adjetivos pátrios e adjetivos gentílicos está cada vez menos apresentando diferenciação. Enquanto os pátrios são relacionados aos países, os adjetivos gentílicos eram utilizados para continentes, cidades, estados e outras coisas relacionados às origens.

Uma das coisas importantes de serem lembrados é que, com exceção das regras que necessitam o uso da letra maiúscula (exemplo: início de uma frase), os adjetivos pátrios devem ser escritos com letras minúsculas.

Dessa forma, podemos notar que os adjetivos podem apresentar diferentes usos, quando relacionados com os substantivos. Nos casos aqui apresentados, listamos três tipos de adjetivo que podem ser empregados na língua portuguesa. Aos poucos iremos conhecer muito mais!


 
Veja também: