Adjetivos propostos, pejorativos e gentílicos

Você é mineiro, paulista, gaúcho ou o quê? Você sabia que essas denominações são adjetivos e estão de acordo com a norma da língua portuguesa? Veja ainda adjetivos pejorativos que infelizmente são usados para denegrir uma pessoa, coisa ou lugar.

» Página Inicial

Antes de falarmos qualquer coisa sobre adjetivos, precisamos entender o que significa essa palavra. Adjetivo é uma palavra que passará o sentido de qualidade ou característica ao substantivo.

Por exemplo, ao pensarmos na palavra “legal”, ela transmite uma sensação de qualidade. Ao ser colocada ao lado de um substantivo, podemos ver que o substantivo ganhará essa qualidade/características: telefone legal, homem legal, pessoa legal.

adjetivos propostos e pejorativos

Entretanto ao pensarmos no termo legalidade, ele passa uma impressão de característica, porém não podemos falar em: telefone legalidade. Aqui nesse caso legalidade recebe a característica de substantivo.

Dessa forma podemos pensar da seguinte maneira: O adjetivo sempre funcionara em adição ao substantivo, passando uma função sintática ao substantivo. Dessa forma o adjetivo poderá ser um adjunto adnominal ou um predicativo.

As palavras colocadas como adjetivos são colocadas como variáveis, significando que elas podem sofrer diferentes formas de flexão. Podem sofrer flexão quanto ao gênero (masculino ou feminino), quanto ao número (singular e plural) e quanto ao grau (normal, comparativo e superlativo.

Agora que entendemos isso, vamos estudar alguns diferentes adjetivos, sendo que muitos deles nós empregamos durante o nosso dia a dia.

Adjetivos Pospostos

O adjetivo posposto ao substantivo, deve concordar com todos os substantivos mais próximos, mesmo que tenha que assumir o gênero definido pelo substantivo mais próximo. Pensando de outra forma, ou você concorda com o substantivo mais próximo, ou será flexionado no masculino, uma vez que na língua portuguesa o gênero masculino é predominante. Porém se o substantivo for do mesmo gênero, o adjetivo pode permanecer no plural ou no singular.

Adjetivo Pejorativo

O termo pejorativo refere-se a uma palavra que dará uma característica (descrição de um adjetivo) que apresente um significado depreciativo ou insultuoso. O verbo pejorar significa rebaixar ou depreciar. A etiologia da palavra vem de pejorare – tonar pior – classificando esses adjetivos como características que possam ser utilizadas para humilhar, ofender ou denigrir a imagem de alguma pessoa alvo, podendo destruir a reputação da pessoa.

Exemplo: A palavra baranga é uma forma pejorativa, portanto a frase “mulher baranga” é exatamente feita para denigrir uma pessoa.

Adjetivo Gentílico

O gentílico é uma classe de palavra que irá designar um indivíduo de acordo com o seu local de nascimento ou de sua residência. Os adjetivos gentílicos, hoje em dia, já não apresentam uma diferenciação tão grande quando anteriormente quando falamos da diferença entre adjetivos gentílicos e adjetivos pátrios.

De uma maneira geral os adjetivos gentílicos são referências a raças e povos. Mas a rigor ele define a localidade da mesma forma que um adjetivo pátrio. Podem ser relacionados a país, estado, cidade, municípios, cidades, povoados, definindo qualquer pessoa que nasceu e habita a mesma região. Se quisermos mencionar tribo, etnia, raça ou nação, devemos utilizar o termo etnômico e não o termo gentílico.

Alguns adjetivos gentílicos não apresentam nenhuma relação com o nome da região que está relacionado. Exemplo:

Eles também podem representar o nome da localidade, porém em outras línguas, por exemplo: Salvador – Soteropolitano (no caso utilização da etiologia grega dos nomes das cidades); São Paulo – Paulistano (utilização da derivação em latim)

Podem também podem apresentar somente a tradicional regra da utilização do sufixo. Como no caso de Russo – Rússia.

Dessa forma, podemos notar que os adjetivos podem apresentar diferentes usos, quando relacionados com os substantivos. Nos casos aqui apresentados, listamos três tipos de adjetivo que podem ser empregados na língua portuguesa. Aos poucos iremos conhecer muito mais!


 
Veja também: