Diferença entre migração e imigração, imigrante e emigrante

Veja as definições para uma pessoa que sai de um lugar e vai para outro, como no caso de mudança de cidade, estado ou país. Quando uma pessoa é imigrante ou emigrante?

» Página Inicial

Saindo da sua cidade você já recebe um título, entrando outro. Parece tudo igual mas na função migração e imigração, imigrante e emigrante são diferentes. Entenda a seguir como usar cada palavra corretamente:

Migração

Este é o ato de você sair de um lugar para outro em seu próprio país. Se você nasceu em Goiás mas foi morar em São Paulo, você é apenas um migrante, uma pessoa que mudou de espaço mas continua na mesma fronteira de um país.

O termo migração é mais local e bem mais simples de entender. Se você mudar de cidade em um mesmo Estado está por consequência já fazendo uma migração de cidade. O mesmo termo pode servir se você mudar de região do país também.

Desde os primeiros tempos, a humanidade está em movimento. Algumas pessoas se movem em busca de oportunidades trabalhistas ou econômicas, para se unir à família ou para estudar. Outros se movem para escapar de conflitos, perseguições, terrorismo ou violações de direitos humanos. Outros ainda se movem em resposta aos efeitos adversos da mudança climática, desastres naturais ou outros fatores ambientais.

Hoje, mais pessoas do que nunca vivem em um país diferente daquele em que nasceram. Enquanto muitos indivíduos migram por escolha, muitos outros migram por necessidade.

Brasília cidade planejada Brasil

Brasília, uma cidade que atraiu muitas pessoas de outras regiões do Brasil quando foi fundada.

Imigração

O sentido de mudança de um local para o outro de migração continua, mas quando você muda de país você faz uma imigração. Você está saindo as fronteiras de seu país e por isso passa a ter um nome diferente para você.

A imigração se relaciona com o movimento de pessoas de um país para outro, para fins residenciais e não para visitas, o que pode ser por vários motivos, incluindo econômicos, familiares, sociais ou pessoais.

sidney australia teatro

Sidney na Austrália, um destino que atrai pessoas do mundo inteiro.

imigrante

Se você está em um país que não é o seu de origem receberá o nome de imigrante. Isso não tem nada haver se você é um imigrante legal ou não, apenas por cruzar a fronteira seu nome já muda.

Exemplos de frases:

Sua família imigrou para os Estados Unidos em 1982.

Meus avós chegaram aqui como imigrantes nos Estados Unidos.

Emigrante

Este conceito está relacionado com entrar e  sair de um país. Se você sai de um país para outro recebe o nome de imigrante no seu país que está vivendo, o qual não nasceu. Mas onde você viveu você vai ser chamado de emigrante, porque você saiu de lá.

Exemplo: uma mulher nasceu no Brasil mas passou a morar nos Estados Unidos. Ela é uma emigrante brasileira e uma imigrante norte americana. Explicando em detalhes ainda melhores, a mulher para os brasileiros é uma emigrante porque saio do Brasil mas para os norte americanos é uma imigrante porque não nasceu nos Estados Unidos mas vive por lá.

Todos os conceitos acima se cruzam quando se quer saber dados sobre uma região e podemos analisar todos em uma mesma localidade. Ao saber o tal de pessoas que mora em uma cidade você poderá determinar quantos são de lá de fato, que nasceram lá e por isso são chamados de locais. Os que vieram de outras cidades de um mesmo país são os migrantes,os que vieram de outros países são os imigrantes e os que saíram de lá são os emigrantes.

Exemplos de frases:

Fonte: Dicionário Aurélio

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega


Veja também: