Razão e proporção. Exemplos do dia-a-dia, significado e mais

Perguntas e respostas sobre razão e proporção. Qual o exemplo ao uso no dia-a-dia? Como é uma situação comum? O que significa o termo de proporção usado em uma soma?

» Página Inicial


Como é uma situação de razão e proporção?

São situações cotidianas, seja em negócios, vida cotidiana ou ou ciências. Por exemplo se na preparação de um prato terá que ser utilizado uma razão e uma proporção para saber quanto de cada ingrediente ira ser necessário para a realização.

O que significa uma razão utilizada?

Uma ideia que permite que permite distinguir as coisas é considerado uma ideia quociente em noção de matemática á razão é o quociente entre x e y, assim poderá ser utilizada uma razão entre x e y

Exemplo A sobre B = qual devera ter maior fator e qual terá o menor fator de uso. Se uma bicicleta tem em media 54 dentes na coroa da frente e 27 na traseira, a razão poderia ser somada como 54:27 ou razão de 2:1. Isso quer dizer que a coroa traseira iria dar praticamente duas voltas enquanto a da frente irá dar apenas uma volta.

O que significa o termo de proporção usado em uma soma?

Á Igualdade entre duas razões ou mais ou pode ser explicada como a igualdade dos produtos. Exemplo: X. Y= A. B

ou seja se dois mecanismos com razões diferentes fazem um determinado processo a proporção ira compensar de alguma forma para ter a mesma proporção no final. Se pegarmos duas manivelas uma grande e uma pequena e pequena tiver que girar duas vezes para compensar um giro da grande, se a manivela grande girar quatro vezes para atingir oito metros a pequena tira que girar oito vezes para atingir o mesmo resultado para alcançar a mesma proporção entre as duas manivelas.

O que é uma quarta proporcional?

Um termo utilizado para chegar ao meio de uma razão e proporção

Se A. X=Y. B sabemos que Y será o mesmo numero de B Dessa forma uma media proporcional entre 2 e 8 é 4 por que 8. 2= 4. 4 ambos teriam chegado no resultado =16.

O que são grandezas diretamente proporcionais?

Termo que envolve duas grandezas que quando uma aumenta a outra também terá que aumentar isso acontece quando o resultado final ainda não está definido.

O que são grandezas inversamente proporcionais?

Grandezas inversamente proporcionais ocorre quando o resultado final não poderá ser alterado, para fazer isso se uma das grandezas aumentar a outra terá que diminuir de acordo com a necessidade. Se o resultado final for 16 e as duas grandezas tiver uma proporção igual á 8 e uma delas aumentar para 10 a outra terá que abaixar para 6.

Qual o exemplo ao uso no dia-a-dia?

Uma razão e proporção que deve ser sempre exata é a de uso farmacêutico, onde é ministrado medicamentos e deve ser tomado as devidas atenções na distribuição de remédio por que qualquer proporção com razão maior ou menor poderá causar uma reação ao paciente.


 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade