Numeral misto, coletivo e fracionário

Você sabe o que é um numeral misto, coletivo e fracionário. Veja aqui a sua definição, para que eles servem e onde são usados na linguagem e nas aplicações cotidianas para representar contagens e outros operações matemáticas.

» Página Inicial


Olá. Se você chegou até este post, é porque certamente você possui dificuldades em aprender ou decorar as classificações e denominações dos numerais, não é mesmo? Pois as suas complicações acabaram! Chega de passar dúvidas na escola e enfrentar dificuldades na hora de distinguir uma denominação de numerais de outra.

Na verdade, é mais simples do que você imagina. Aqui neste artigo, nós abordaremos os numerais mistos, coletivos e fracionários. Além de explicarmos as suas respectivas denominações e principais características, nós também mostraremos exemplos para cada situação. Preparado (a)?

Numeral misto

Numeral misto

O número misto é um numeral natural escrito em forma da soma de sua parte inteira junto a sua parte fracionária. A parte fracionária deste numeral é sempre uma fração aparente.

Toda fração imprópria pode ser escrita sob a forma de numeral misto. Esta espécie de número é constituída por uma (ou mais) parte inteira, além de uma parte fracionária.

É importante ressaltar que os numerais mistos também podem ser representados como frações não contáveis.

Para poder transformar uma fração imprópria em um numeral misto, é necessário fazer a divisão inteira do numerador pelo denominador. Sendo assim, o quociente deverá ser o primeiro algarismo, já o restante será o novo numerador, enquanto que o denominador continua.

Os números mistos são bastante práticos quando se há a necessidade de marcar a fração na reta numerada.

Numeral coletivo

Se você possui problemas com numerais e contas, fique tranquilo (a) que a partir daqui tudo ficará mais simples. Os números coletivos nada mais são do que numerais que, no seu singular, aludem o conjunto de alguma coisa ou ser, indicando o número exato que constituem este conjunto.

Em outras palavras, os numerais coletivos não são flexionados em gênero, e sim em número. Veja a seguir, exemplos de números coletivos:

Os numerais coletivos vão muito além destes exemplos, pois eles possuem subcategorias, que representam conjunto de dias, meses, anos e quantidades; por exemplo. Confira:

Os numerais coletivos podem ser utilizados nas seguintes frases do cotidiano:

Numeral fracionário

Os numerais fracionários são correspondentes ao fracionamento de uma unidade e de um todo, advertindo assim suas frações, divisões e partes. Os números fracionários podem seguir em número e gênero, de acordo com o número cardinal que os antecipam.

Veja alguns exemplos de numerais fracionários:

Apesar de serem utilizados com muita recorrência na área da matemática, os numerais fracionários também têm importâncias na nossa linguagem do cotidiano e no setor financeiro e administrativo. Os numerais fracionários também possuem grande participação nas receitas de culinária.

Você pode ver abaixo alguns exemplos de frases do nosso dia-a-dia onde os numerais fracionários foram empregados:

E você sabia que existe um modo de leitura dos números fracionários? É isso mesmo! Para facilitá-lo, listamos alguns exemplos de numerais fracionários e suas respectivas nomenclaturas. Veja a seguir:

Conclusão:

Esta foi uma pequena aula de introdução aos numerais mistos, coletivos e fracionários. Agora, você já sabe a representação e importância de cada um.

Se você gostou do nosso conteúdo, não deixe de nos acompanhar, pois estaremos sempre trazendo novas informações e dica que irão te ajudar.

Compartilhe e ajude outras pessoas terem acesso ao conhecimento!


 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade