Numeral e os números cardinais, coletivos, multiplicativos e romanos
Artigo sobre o ramo da matemática com definição do que é numeral e a classificação dos números em cardinais, ordinais, fracionários, entre outros. Leia o artigo.
Observe o texto: “Certa tarde, quatro crianças estavam reunidas na sala do jantar, no quarto andar do prédio Bela Vista. Quatro cadeiras, uma mesa e um castiçal faziam parte da mobília. Estamos no XXI, na era da tecnologia e as crianças se comportavam.”
Numeral é a palavra que demonstra a quantidade ou a ordem em que ocupam em uma série. Pode ser: cardinal, ordinal, multiplicativo, fracionário, coletivo, romano e outros.
No texto, as palavras grifadas: quatro, uma, um, XXI, indicam tipos de números.
Os números cardinais e ordinais são flexionados em gênero, plural e singular:
Ex:
- Terceiro ano, terceiros anos.
- Terceira fileira, terceiras fileiras.
Cardinais
Os números Cardinais indicam a quantidade exata dos seres. Ex: dois, cinco, nove, quinze, etc. Estes números são os mais usados; eles podem variar em gênero(quatrocentos, quatrocentas, novecentos, novecentas)e em número também(milhão, milhões).
Exemplos:
Eu tenho três cachorros na fazenda.
A empresária possui uma coleção de setenta pares de sapatos.
Homero possui doze irmãos.
Ordinais
Os Ordinais indicam a ordem que ocupam em uma série. Ex: Primeiro, segundo, septuagésimo, quinquagésimo, etc.
Eles indicam ordem, posição ou lugar de algo ou de alguma coisa.
Exemplos:
Eu fui o terceiro a chegar aqui.
Meu tio terminou a corrida em trigésimo terceiro lugar.
Sente-se, por favor, na primeira cadeira.
Fracionários
Os Fracionários indicam uma divisão ou fração. Ex: um quarto, três terços, dois quintos, doze avos, entre outros.
Eles são flexionados em gênero e em número.
Exemplos de numerais fracionários:
Um terço
Três quintos
Uma quinta parte
Duas quartas partes
Exemplos de uso de numerais fracionários:
Já percorremos um quarto da viagem.
Os convidados já comeram dois terços do bolo de chocolate.
Coletivos
Os números coletivos são aqueles que indicam uma quantidade específica de um conjunto de qualquer coisa, seres, objetos, e outros. Podem ser variáveis e invariáveis.
Exemplo: dezenas, milhar, milhares, dúzia, dúzias, par, pares, centena, centenas ...
São numerais que se referem ao conjunto de algo. Não são flexionados em gênero mas são em número.
Exemplos de numerais coletivos:
Uma dúzia
Uma novena
Exemplos de uso de numerais coletivos:
Minha tia precisa de três dúzias de ovos para fazer o doce.
Já não o vejo há mais de duas décadas.
Apenas faltam dois semestres para meu filho se formar na faculdade.
Numerais coletivos referentes a meses:
Bimestre - conjunto de dois meses
Semestre - conjunto de seis meses
Numerais coletivos referentes a anos:
Biênio - conjunto de dois anos
Triênio - conjunto de três anos
Quinquênio - conjunto de cinco anos
Década - conjunto de dez anos
Século - conjunto de cem anos
Numerais coletivos referentes a quantidades:
Par - conjunto de duas unidades
Trinca - conjunto de três unidades
Quina - conjunto de cinco unidades
Numerais coletivos referentes a versos:
Terceto - conjunto de três versos
Quadra - conjunto de quatro versos
Sextilha conjunto de seis versos
Multiplicativos
Os números Multiplicativos são os que indicam uma quantidade igual a uma multiplicação. Ex. O dobro do número dois é quatro, o triplo é seis e assim por diante.
Estes mesmos numerais indicam um aumento proporcional de quantidade.
2x - dobro
3x - triplo
4xquádruplo
Exemplo com números multiplicativos:
Ele ganha o quintúplo do que eu e mesmo assim continua reclamando.
ROMANOS
Este número de numeração surgiu para tornar identificação mais simples: sua origem é de aproximadamente 2000 anos atrás. A origem dele surgiu, fatalmente do povo Etrusco. Atualmente ele é bem usado em relógios,numera~]ao de capítulos e volumes de livros; para distinguir século, papa, imperador e rei esta numeração também é bastante usada.
Os números Romanos eram os algarismos usados pelos antigos romanos e atualmente são empregados para indicar ano, séculos e também são para diferenciar outras ordem numéricas nas sentenças, como também podem ser usados em alguns tipos de relógios. São representados por sete símbolos: I (um), V (cinco), X (dez), L (cinquenta), C (cem), D (500) e M (mil). Para escrever corretamente um número romano deve-se fazer as corretas combinações as quais sempre na ordem decrescente.
Exemplo: 2562 será representado assim: MMDLXII
Os símbolos I,X,C e M não podem ser repetidos mais do que três vezes em seguida.
Exemplo:
- IIII = errado
- IV = correto
Os símbolos V, L e D não podem ser repetidos.
Quando se escreve I, X e C à direita dos símbolos significa que estão representando os números maiores.
Descoberto na época da Roma antiga, os números romanos foram desenvolvidos para simplificar as contas.Assim, os romanos criaram um sistema de numeração com as próprias letras do alfabeto. Eles não identificaram a representação do zero e, por esse motivo, esse sistema de numeração não possui nenhuma letra que o represente.
Não se sabe ao certo quando a matemática surgiu, mas historiadores sugerem que ela possa ter sido utilizada ainda no Egito Antigo e em civilizações passadas.
Eles precisavam por exemplo, mensurar a quantidade de rebanho que tinham, fazer a demarcação de suas terras, bem como a quantidade de objetos de valor que possuíam e usavam para a troca de produtos.
Ao longo do tempo, a matemática foi sendo esculpida pelos estudiosos, professores, pensadores e doutores, tendo se tornado uma matéria utilizada por todas as pessoas no dia a dia, seja para fazer um pequeno cálculo ou para fechar uma folha de pagamento em uma empresa.
Sempre utilizaremos a matemática para resolvermos alguma questão no dia a dia. Nos vestibulares, provas, concursos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), essa matéria norteia todo o conteúdo ministrado nas avaliações e em outras disciplinas, como a química, biologia, física, história, geografia, língua portuguesa e gramática.
A questão não é decorar fórmulas e conceitos sobre os números cardinais, ordinários, romanos e numerais. A ideia deve ser absorver o conteúdo, entendê-lo e assimilá-lo para ser aplicado durante a vida acadêmica ou na rotina do dia.
Fontes:
https://www.todamateria.com.br/numeros-cardinais/
https://www.normaculta.com.br/numerais-ordinais/
https://www.normaculta.com.br/numerais-fracionarios/
https://www.normaculta.com.br/numerais-coletivos/
https://www.normaculta.com.br/numerais-multiplicativos/
https://www.todamateria.com.br/numeros-romanos/
www.estudopratico.com.br/algarismos-romanos-sistema-de-numeracao-e-tabela/
Por Redação, Telmo Falk e e G Produções Editoriais
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