República velha. Proclamação, constituição de 1881 e política do café com leite

Perguntas e respostas sobre o que é república velha? Como se deu a proclamação? Qual a importância da constituição de 1881? O que é a política do café com leite? Como a república velha chegou ao fim?

» Página Inicial


A proclamação da república foi um movimento militar que levou o Brasil ao sistema republicano presidencialista derrubando a monarquia constitucionalista vigente no Brasil. Com o fim do reinado do imperador Dom Pedro I, o Brasil passa a se desprender totalmente de Portugal politicamente e elege seu primeiro presidente.

O fato ocorreu em 15 de novembro de 1889. No mesmo dia, foi instaurado um governo republicano provisório que tinha como presidente Marechal Deodoro da Fonseca; como vice-presidente Marechal Floriano Peixoto; e como ministros como ministros, Benjamin Constant Botelho de Magalhães, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro

Devido a grande insatisfação com o modo de governo monarquista, um grupo de militares brasileiros, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, se reuniram na Praça da Aclamação (hoje chamada de Praça da República) e destituíram o Imperador Dom Pedro II ali mesmo no Rio de Janeiro, capital do país na época.

Brasil bandeira

Em diferentes pontos de vista, a proclamação da república no Brasil. Considerando o código Criminal Penal Brasileiro, já ativo em 1889, os republicanos cometeram o crime previsto no artigo 87, que consiste em quem conseguir destronizar o imperador ou ações que privem sua liberdade ter prisão perpétua. Alguns viram o movimento como um movimento limitar e não civil, o que levou Deodoro da Fonseca proporcionar um plebiscito, que só ocorreu 104 anos depois, em 1993.

O que é república velha?

República Velha é o termo que compreende o período de 1889 a 1930. Neste período fica marcada a alternância política das elites agrárias paulista, mineira e carioca. Neste período o Brasil também se firmou como exportador de produtos agrários.

Como se deu a proclamação?

A proclamação da república foi anunciada em 15 de novembro de 1889, por ser conquistada por militares, também foi conhecida como república da espada. A independência foi liderada por Marechal Deodoro da Fonseca, e durante os 5 anos seguintes o Brasil foi liderado por militares. Por conta de problemas na política econômica, Deodoro da Fonseca abdicou o cargo e seu vice, Marechal Floriano Peixoto assumiu seu posto.

Qual a importância da constituição de 1881?

Em 1890, começou a surgir a ideia de uma constituição, que após um ano foi promulgada e chegou a vigorar por toda a república velha. A constituição foi baseada na constituição dos Estados Unidos e influenciada pelo positivismo. Porém, somente em 1893 que a constituição foi votada por um plebiscito para decidir se o governo seria parlamentarista ou presidencialista.

O que é a política do café com leite?

A política do Café com Leite foi o nome dado a um período em que o poder político estava na mão de governistas de São Paulo e Minas Gerais por conta de suas atividades produtivas. Minas Gerais era conhecida por ser o estado que mais produzia leite, devido a criação de gado leiteiro e São Paulo era o maior produtor de café. Essa alternância de poder no governo nacional entre os dois estados é a origem da expressão “política do café com leite”.

Quais as revoltas que aconteceram durante esse período?

No início da formação da República, houve a Revolta Armada. Outras revoltas também ocorreram em pontos diversos do país, como a Revolta de Canudos, no interior da Bahia; a Revolta da Vacina, e a Revolta da Chibata, ambas no Rio de Janeiro; a Revolta do Contestado, que ocorreu entre os estados do Paraná e Santa Catarina. Durante esse período ocorreram também as primeiras revoltas operárias com o surgimento de movimentos comunistas e anarquistas. A Coluna Prestes, outro movimento político importante, teve sua origem na Revolta Paulista de 1924.

Como a república velha chegou ao fim?

A decadência da República Velha se iniciou no governo de Artur Bernardes em 1922. A Revolução de 1924 fragilizou o governo federal e no Rio Grande do Sul ocorreu a marcha contra as forças leais ao governo, a Coluna Prestes que se estendeu até o ano de 1927. Em 1926 Washington Luís assume o governo e decide indicar outro governante paulista para a sua sucessão, Júlio Prestes, quebrando a alternância de poder. Essa atitude contrariou a oligarquia mineira que se juntou ao movimento revolucionário do sul, criando assim a Aliança Liberal. Júlio Prestes foi eleito e então as forças armadas apoiaram a propaganda varguista e no dia 3 de novembro de 1930 ele foi deposto e Getúlio Vargas assumiu o poder.

O que foi o plebiscito de 1993?

Em 1993 ocorreu um plebiscito no Brasil para legitimar a forma de governo vigente no país (republicano e presidencialista) como uma vontade da população. Foram um total de aproximadamente 100 mil votos para esta decisão. O regime republicano vence o monárquico com 86,6% dos votos e o presidencialismo vence o parlamentarismo com 69,2% dos votos.

O que é uma república federativa presidencialista?

Um exemplo de uma república federativa presidencialista é o Brasil, formado pela união de todos os estados e municípios dentro de se território em que todos seguem as leis estabelecidas pela constituição brasileira. Em uma republica presidencialista o chefe de estado e chefe de governo (presidente) é eleito pelo povo, e por ser federativa permite aos estados ter autonomia política.


 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade