Quem inventou a lampada e invenções de Thomas Edison

Perguntas e respostas sobre quem inventou a lâmpada elétrica que conhecemos. Quem a inventou e qual foi a primeira criação de Thomas Edison. Breve história das correntes contínuas e alternadas, entre outros

» Página Inicial

Quem inventou a lampada?

Foi um inventor americano conhecido como Thomas Alva Edison.

Devido a sua genialidade, era visto como feiticeiro de Menlo Park cidade localizada na califórnia. Ele era visto por muitos como um cara brilhante, mas outros consideravam polêmicas algumas coisas.

Há um bom documentário chamado: Gigantes da Indústria, onde sua história, relação com o investidor J. P. Morgan e seu relacionamento com Nicola Tesla é contada com bastante detalhes. Esse documentário é do canal History.

Segundo o documentário, foi na casa do banqueiro J. P. Morgan em Nova Iorque que o primeiro sistema de iluminação de uma casa foi feito. Havia diversos convidados para o evento que marcou a iluminação artificial das nossas noites. Contudo o pai de J. P. Morgan, que estava presente, classificou o feito como uma bobagem e desaprovou os investimentos que o filho faria em Edson e sobretudo na corrente contínua que ele usara.

Mais tarde, o próprio Morgan se deu conta que não haveria espaço para dois sistemas elétricos e que a corrente alternada de Nicola Tesla é que prevaleceria.

Lâmpada elétrica

Qual foi a sua primeira criação?

A primeira invenção foi uma maquina de votar, mas não foi bem sucedida já a criação da lampada foi que fez ele chegar até onde chegou e teve enorme importância para a humanidade. A maquina de filmar e o projetor de filmes em tela também foi uma criação de Thomas Edison.

Alem de inventor qual era a sua outra profissão?

Além de inventor Thomas Edison era empresario nos Estados Unidos.Ele fundou a Edison eletric Light Company, a empresa foi fundada em 1889. Thomas Edison também criou vários dispositivos importantes para interesses industriais.

Como foi a vida de Thomas Edison?

Nasceu em uma família classe média, seu pi era canadense de origem holandesa, vendia bugiganga trabalhou como marceneiro e carpinteiro, a mãe ex-professora teve 7 crianças e 3 delas faleceram pequenas, Thomas Edison era o mais novo, por isso tinha mais atenção de sua mãe.Em 1853 mudaram-se para Port Huron e Thomas Edison tinha dificuldades na escola.

Durante suas invenções nem tudo foi visto como positivo e muitos historiadores observam um lado um tanto quanto negativo deste importante inventor.

Durante dua disputa com Nicola Tesla entre a corrente contínua de Edison e a corrente alternada de Tesla, houve situações bastante complicadas. Segundo o documentário Gigantes da Indústria, ele teria matado um elefante eletrecutado e a pior das experiências foi quando a sua corrente contínua foi usada para aplicar a pena de morte em um condenado. O problema foi que ela não conseguiu matá-lo e a cena foi desastrosa, colocando em xeque a sua credibilidade.

Quando foi a sua morte?

Thomas Edison morreu por causa da diabetes em 1931 ele foi enterrado atrás de sua casa em 2015 faz 84 anos de sua morte e ele nasceu em 1847 e morreu em 1931 viveu 84 anos o local de sua morte foi em Glemont no estado Americano.

Quais invenções de Thomas Edison utilizamos até hoje?

A principal é a lampada as outras são:

A roda de borracha é provavelmente á mais revolucionaria de todas as invenções humanas e provavelmente ira existir por muitos séculos, as rodas de borracha nasceram da roda de madeira.

Por Redação e Alisson Laconski


 
Veja também: