Porque aconteceu a revolução francesa, revolução industrial e russa

Veja um breve resumo do que foi e as causas das revoluções francesa, russa e industrial que ocorreu na Europa com importantes desdobramentos até os nossos dias.

» Página Inicial

A revolução francesa

A Revolução Francesa aconteceu na França em 1789 . Com incentivo nas ideias iluministas seu objetivo era eliminar o absolutismo na França e em toda a Europa. Alguns estudiosos afirmam que fez parte de determinadas revoluções democráticas que ocorreram em todo o mundo.

Muitos fatores levaram à Revolução Francesa. O sistema de governo na época era a monarquia absoluta, que governou o país de forma antiquada, opressora e irresponsável. As classes mais baixas tinham sido oprimidas por muitos anos e, graças a filosofias do iluminismo, impostos injustos, fome e inspiração dos americanos, as classes mais baixas francesas eventualmente se levantaram e derrubaram o governo tirânico da monarquia francesa.

No período que antecedeu a Revolução Francesa as classes trabalhadoras da França abraçaram os ideais iluministas defendidos por filósofos como Voltaire, Jean Jacques Rousseau, Diderot e Denis. Estes ideais são de liberdade e igualdade para todas as classes. Antes da Revolução a França foi governada por uma monarquia absoluta sob o controle do rei Luís XVI. Graças ao Iluminismo tal sistema de governo passou a ser desprezado. O povo da França preferiu um governo democrático que iria colocar o controle nas mãos de muitos em vez de nas mãos de uns poucos privilegiados.

Isso posto, podemos citar várias consequências da Revolução Francesa: Fim do feudalismo na França e encaminhamento para o seu fim também em toda a Europa, Fazer valer as liberdades individuais e direitos sociais  e a separação entre os poderes legislativo, executivo e judiciário.

Fatos sobre a revolução francesa

A revolução industrial

A revolução industrial teve uma transformação de uma produção artesanal para um processo de produção usando as máquinas.  Com isso, fortaleceu duas classes sociais,a saber, a burguesia e o proletariado. As invenções desta época foram: a máquina de fiação, o tear mecânico e o motor a vapor. As causas desta revolução foram:redução da mão de obra, desenvolvimento das indústrias, material barato,cultivo de algodão pelos ingleses. As principais consequências foram: progresso científico-tecnológico, início dos sindicatos e o desenvolvimento do liberalismo econômico.

A revolução industrial começou em meados do século 18 na Inglaterra. Invenções como o de transporte de vôo, filtragem da água e do tear mecânico fez começar a produção em massa de produtos têxteis se foi o primeiro passo para a revolução industrial. A necessidade de aumentar a produção começou quando a população amentou mas o artesanato ficou uma forma inviável de se fabricar produto.

Esta revolução começou em diversas partes do mundo mas teve seu meio mais forte na Europa. Era necessário usar a tecnologia para que a produção aumentasse, já que a procura estava sendo maior que a oferta pela lenta produção. Foi um processo normal da evolução da sociedade.

Para exemplificar melhor, as principais consequências da Revolução Industrial foram: produção em máquinas e redução do trabalho artesanal, criação de empresas gigantescas que com isso aumenta maior concentração de renda, crescimento de cidades, criação de sindicatos dos trabalhadores, mão de obra infantil.

A revolução industrial foi um período importantíssimo para o desenvolvimento tecnológico na Inglaterra, pois a partir daí as transformações no mundo passaram a acontecer.

A revolução russa

A Revolução Russa foi um movimento social, político e econômico lutando basicamente contra o regime czarista na época; foi uma insatisfação de todo um povo com o momento que passava naquele período o país. O czar vivia em uma riqueza enquanto o povo estava em uma absoluta miséria. Outra situação da revolução foi o aparecimento de trabalhadores/escravos em condições humanas e miseráveis. Na primeira guerra a Rússia veio a lutar contra àustria-Hungria e a Alemanha, sendo assim aniquilados tornando-se desorganizados economicamente. Começou com isso incontáveis greves que forçou czar Nicolau II a abdicar em fevereiro de 1917. Em 2017 foi comemorado 100 anos da revolução Russa.

A Revolução Russa de 1917 não foi um evento bem organizado. No evento Nicolau II foi deposto e Lenin e os bolcheviques tomaram o poder. A revolução aconteceu por  uma série de eventos que ocorreram durante 1917, o que implicou duas revoluções separadas: uma em fevereiro e outubro, ambas com uma grande quantidade de disputas políticas.

O primeiro grande evento da Revolução Russa foi a Revolução de Fevereiro que culminou em mais de um século de distúrbios civis e militares. A causa dessa inquietação das pessoas foi o ressentimento com o tratamento cruel dos camponeses. Podemos ainda aliar para esta revolta as más condições de trabalho vividas pelos trabalhadores da cidade no economia industrial e uma crescente consciência política e social das classes mais baixas.

A insatisfação do proletariado foi ainda agravada pela escassez de alimentos e fracassos militares. Em 1905 a Rússia teve perdas grandes com a na guerra russo-japonesa e, durante uma manifestação contra a guerra no mesmo ano, as tropas czaristas dispararam contra uma multidão desarmada. Greves, tumultos generalizados e do motim famoso no Encouraçado Potemkin se seguiu. Este conflito durou mais de dois anos.

Deve-se acrescentar, por último, as consequências da Revolução Russa: Queda dos impérios( principalmente o Império  Austro-Húngaro), alteração da economia russa, Fim do regime czarista(com valores ocidentais e os valores democráticos).

Hoje em dia, a Rússia é uma República Federativa que defende a plena separação de poderes entre o Executivo, Judiciário e Legislativo do país. Os cidadãos têm o direito de pensamento e de imprensa livres, bem como o pluralismo eleitoral, a participação política, cultura e as liberdades individuais.

A República Federativa é considerada semipresidencialista que confirma o Presidente como o chefe do Estado e o seu Primeiro-Ministro como o chefe do Governo.

Já o Legislativo é um sistema bicameral, ou seja, existem duas casas que representam o povo: a Duma (chamada de câmera baixa) e o Conselho de Federação (câmara alta) do Parlamento Russo.

O sistema Judiciário é um sistema independente, funcionando de forma separada do Legislativo e do Executivo. O sistema jurídico da Rússia ainda possui influências soviéticas, pois grande parte dos funcionários foram treinados por comunistas.

Vladimir Putin governa a grande federação russa desde 1999, quando Boris Yeltsin renunciou ao governo, devido a alguns problemas de saúde.

Desde essa época, Vladimir Putin assumiu os cargos de presidente e primeiro-ministro do país, juntamente com Dmitri Medvedev. Em 2024, a reputação de Putin será testada, pois ele finalmente indicará o novo sucessor ao poder, onde muitos especulam que seja Dmitri Medvedev.

Ao longo das eras, muitas mudanças significativas alteraram o curso dos poderes nos países no mundo todo, moldando uma nova política baseada em diferentes regimes de autoridade.

Entender o passado nos ajuda a enxergar melhor o futuro, sabendo exatamente como funciona e para onde caminha os poderes e autoridades políticas dos países, até mesmo do Brasil e como está se moldando o futuro político do mundo.

Fontes:

https://www.sempretops.com/estudo/revolucao-russa/

https://www.abrazrj.com.br/index.asp?pageURL=48&NOticia=5&sector=0

https://novahistorianet.blogspot.com.br/2009/01/o-entre-guerras-e-revoluo-russa.html

https://www.historiadomundo.com.br/francesa/revolucao-francesa.htm

https://www.materias.com.br/historia/revolucao-industrial.html

https://biografiaresumida.com.br/revolucao-russa/

escolakids.uol.com.br/historia/revolucao-francesa.htm

www.suapesquisa.com/industrial/consequencias.htm

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/revolucao-industrial.htm

https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/11-fatos-sobre-a-revolucao-francesa-que-voce-precisa-saber/

https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/entenda-como-funciona-o-sistema-politico-da-russia/

Por Redação, Telmo Falk e G Produções Editoriais


Veja também: