Pergaminho. Quando foi inventado e como ele é feito?
Perguntas e respostas sobre pergaminho. Ele ainda é utilizado, quando foi inventado e como ele é feito? Qual a diferença entre o pergaminho e o papel comum quem usamos ainda hoje, por exemplo.
Pergaminho é o nome dado a um objeto utilizado para escrever, realizar manuscritos, que se assemelha a um papel, mas é feito de outro tipo de material, sendo também a designação utilizada para o documento que é escrito no pergaminho. Era muito utilizado por povos antigos para escritos importantes, documentos e textos considerados preciosidades históricas. Seu nome fora dado em homenagem à cidade de Pérgamo, na Grécia.
Quando ele foi inventado?
Não há uma data certa na história para a criação do pergaminho, mas sabe-se que os pergaminhos existem desde a antiguidade, sendo utilizados desde o Egito antigo, quando passaram a substituir os papiros (invenção egípcia) até a Idade Média e permanecendo até hoje, porém com menos utilização. O pergaminho é uma invenção grega.
Por que o inventaram?
O papiro, na antiguidade, começou a cair em desuso, pois as plantas que eram utilizadas na fabricação do papiro, diminuíram em número, com o tempo. Com a matéria prima escassa, foi preciso utilizar outras formas e uma delas foi o pergaminho, que tinha confecção mais trabalhosa, porém era mais resistente e atendia às necessidades da época.
Qual a diferença entre o pergaminho e o papel comum?
Os pergaminhos são diferentes dos papéis comumente utilizados nos dias de hoje, por conta de sua fabricação. A composição do papel é feita de celulose, vem das árvores, como eucalipto, por exemplo, já o pergaminho utiliza pele de animais como cabras, cordeiros e ovelhas, o que torna a confecção um pouco mais trabalhosa que a dos papéis comuns.
Ele foi substituído?
Sim, de certa forma. O uso do pergaminho foi diminuindo após o surgimento do papel, que foi inventado pelos chineses, que era muito mais viável, por ser mais fácil de se confeccionar e mais barato, uma vez que o papel é fabricado da celulose e é mais versátil que o pergaminho.
Ele ainda é utilizado?
Sim, porém muito pouco. Algumas instituições, como universidades, utilizam para confecção de documentos, como diplomas universitários, por se tratar de uma espécie de objeto para escrita que é difícil de se falsificar, mas sua confecção é extremamente cara, o que o fez cair em desuso. É extremamente raro encontrar pessoas que o utilizem, porém, em alguns casos ele ainda é utilizado.
Como o pergaminho é feito?
Através da utilização de pele tratada de animais, que são devidamente preparadas para que se possa realizar a escrita de ambos os lados do pergaminho. Há ainda o velino, que é feito de pele de bezerro, ou animais mais novos, sendo mais delicado que o próprio pergaminho, próprio para a escrita fina e igualmente delicada.
Por Redação e Maria Luisa Marques Vasconcelos
- Adverbio de intensidade e interrogativo
- Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Tira-dúvidas
- Colégio Marista Paranaense, Rosário, Santa Maria e outros
- Curso de Tecnologia em Agroindústria. Faculdades e mercado de trabalho
- Diferenças entre República e Monarquia
- O que é ditongo nasal ou oral, crescente e decrescente
- Ateneu Santista, Londrina, Messejana e colégios em mais cidades
- Faculdade de Fonoaudiologia. Onde estudar, o que se estuda e outros
- Faculdade de Pedagogia e Serviço Social a Distância
- Faculdade e Curso Superior de Zootecnia, onde encontrar
- Gêneros literários: Lírico e narrativo, Dramático e não literários
- Ilhas de calor e ilha tropical
- Movimentos sociais rurais ou no campo
- Porque Adolf Hitler odiava os judeus, como chegou ao poder e como morreu
- Pronomes tratamentos para prefeito, juiz, delegado e vereador
- Quais as funções do Presidente da República do Brasil
- Significado de liberalismo clássico e moderno
- Supletivo em Brasília/DF. Escolas Públicas e Particulares com EJA
- Supletivo em Jacarei, Taubaté e Pindamonhangaba. Escolas com EJA
- Supletivo em Porto Velho/RO. Escolas com Educação de Jovens e Adultos