Pergaminho. Quando foi inventado e como ele é feito?

Perguntas e respostas sobre pergaminho. Ele ainda é utilizado, quando foi inventado e como ele é feito? Qual a diferença entre o pergaminho e o papel comum quem usamos ainda hoje, por exemplo.

» Página Inicial

Pergaminho é o nome dado a um objeto utilizado para escrever, realizar manuscritos, que se assemelha a um papel, mas é feito de outro tipo de material, sendo também a designação utilizada para o documento que é escrito no pergaminho. Era muito utilizado por povos antigos para escritos importantes, documentos e textos considerados preciosidades históricas. Seu nome fora dado em homenagem à cidade de Pérgamo, na Grécia.

Quando ele foi inventado?

pergaminho

Não há uma data certa na história para a criação do pergaminho, mas sabe-se que os pergaminhos existem desde a antiguidade, sendo utilizados desde o Egito antigo, quando passaram a substituir os papiros (invenção egípcia) até a Idade Média e permanecendo até hoje, porém com menos utilização. O pergaminho é uma invenção grega.

Por que o inventaram?

O papiro, na antiguidade, começou a cair em desuso, pois as plantas que eram utilizadas na fabricação do papiro, diminuíram em número, com o tempo. Com a matéria prima escassa, foi preciso utilizar outras formas e uma delas foi o pergaminho, que tinha confecção mais trabalhosa, porém era mais resistente e atendia às necessidades da época.

Qual a diferença entre o pergaminho e o papel comum?

Os pergaminhos são diferentes dos papéis comumente utilizados nos dias de hoje, por conta de sua fabricação. A composição do papel é feita de celulose, vem das árvores, como eucalipto, por exemplo, já o pergaminho utiliza pele de animais como cabras, cordeiros e ovelhas, o que torna a confecção um pouco mais trabalhosa que a dos papéis comuns.

Ele foi substituído?

Sim, de certa forma. O uso do pergaminho foi diminuindo após o surgimento do papel, que foi inventado pelos chineses, que era muito mais viável, por ser mais fácil de se confeccionar e mais barato, uma vez que o papel é fabricado da celulose e é mais versátil que o pergaminho.

Ele ainda é utilizado?

Sim, porém muito pouco. Algumas instituições, como universidades, utilizam para confecção de documentos, como diplomas universitários, por se tratar de uma espécie de objeto para escrita que é difícil de se falsificar, mas sua confecção é extremamente cara, o que o fez cair em desuso. É extremamente raro encontrar pessoas que o utilizem, porém, em alguns casos ele ainda é utilizado.

Como o pergaminho é feito?

Através da utilização de pele tratada de animais, que são devidamente preparadas para que se possa realizar a escrita de ambos os lados do pergaminho. Há ainda o velino, que é feito de pele de bezerro, ou animais mais novos, sendo mais delicado que o próprio pergaminho, próprio para a escrita fina e igualmente delicada.


 
Veja também: