O surgimento da sociologia, na educação e como ciência

O que sociologia, quando ela surgiu como ciência e qual é a importância para os nossos dias, inclusive para a sua aplicação na educação como um todo? Veja este artigo que tenta mostrar e responder a essas perguntas.

» Página Inicial » História


A nossa história, tanto como humanidade quanto como uma sociedade específica, está repleta de acontecimentos marcantes que determinam nossas dinâmicas de funcionamento e compreensão do mundo. E essas marcações acontecem sobretudo no âmbito social, através de conflitos, dinâmicas de segregação social e culturas que modelam nossos pensamentos, comportamentos e sentimentos sem que sequer percebamos.

Toda sociedade é marcada por leis e dinâmicas próprias que afetam os comportamentos de cada indivíduo e sua compreensão geral do mundo. Essas leis e dinâmicas, por sua vez, são estabelecidas e influenciadas a partir dos acontecimentos históricos, alguns deles capazes de mudar radicalmente toda uma cultura.

Em nossa humanidade, presenciamos diversos eventos históricos que mudaram de forma radical os padrões sociais, como as duas grandes Guerras Mundiais, as revoluções industriais e tecnológicas, revoluções sociais, trabalhistas, etc.

Nesse papel, a Sociologia surge como uma ciência que busca compreender os padrões comportamentais das sociedades, ou seja, as dinâmicas sociais estabelecidas, suas relações com os acontecimentos, implicações, consequências e projeções sociais. É uma das ciências mais importantes para a compreensão humana e mudança de dinâmicas socialmente problemáticas.

Sociologia

Como essas dinâmicas ocorrem? Como elas afetam positivo e negativamente o nosso comportamento? Quais são as projeções das dinâmicas sociais existentes? Essas são algumas das principais perguntas feitas pelos sociólogos. Conheça abaixo sobre a sociologia, seus principais conceitos e a importância para a construção e mudança social.

O que é sociologia?

A Sociologia é uma ciência que estuda basicamente as relações humanas dentro de uma comunidade ou grupo social, basicamente, para compreender a vida social humana. Apesar de lidar com grupos e dinâmicas sociais, a Sociologia também é capaz de afetar o comportamento individual, refletindo a sua relação com a sociedade.

A Sociologia é uma ciência que se liga intimamente com a Antropologia, Filosofia e Psicologia e, especialmente por todas de algum modo, falarem do comportamento humano, acabam sendo confundidas pelas pessoas.

Assim como todas as abordagens citadas, a Sociologia pertence ao grupo das Ciências Humanas e, diferentemente das outras, seu objeto de estudo é o fenômeno social, isto é, as relações e interações entre indivíduos e sociedades.

Quando ela surgiu?

A palavra Sociologia surgiu no século XVIII, após o advento do Iluminismo que, ao rejeitar as explicações da Igreja para os fenômenos e comportamentos humanos, começa a olhar para a sociedade como ela acontece e buscar relações que não sejam de caráter sobrenatural.

Os sociólogos realizam observações minuciosas nas sociedades, identificando seus padrões comuns e, baseados neles, formularem teorias sociais e projeções de evolução social. Alguns dos principais exemplos de Sociologia são: sociologia comunitária, sociologia econômica, sociologia financeira, sociologia política, sociologia jurídica, sociologia do trabalho, sociologia familiar, etc.

Qual é a importância da sociologia?

Hoje, podemos perceber que nenhuma sociedade possui dinâmica fixa, ou seja, leis e regras imutáveis. A grande importância da Sociologia está justamente em nos permitir compreender a complexidade e particularidades dos fenômenos sociais, sempre inseridos em um contexto histórico e cultural.

É justamente pela Sociologia que conseguimos compreender alguns comportamentos e dinâmicas sociais, seas leis, implicações, consequências a curto, médio e logo prazo e, compreendendo, buscar recursos para eliminar os problemas e desenvolver sociedades cada vez mais igualitárias, éticas e justas.

Surgimento da sociologia como Ciência

A Sociologia surgiu formalmente no século XVIII, sob grande influência da filosofia Iluminista que, ao rejeitar os preceitos religiosos, buscava compreender a sociedade tal como acontecia. Nesse período, A Revolução Industrial e, posteriormente, a Revolução Francesa, causaram enormes impactos e mudanças econômicas, políticas e culturais na sociedade vigente, criando a imensa necessidade de se compreender o que estava contecendo.

O Nome Sociologia foi utilizado pela primeira vez pelo filósofo Auguste Comte, em uma tentativa de unificar a história, a Psicologia e a Economia em um único campo de estudos. Outros grandes nomes do início da Sociologia foram Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber.

Sociologia na Educação

Na Educação, a Sociologia é altamente valorizada, uma vez que permite o estudo e a compreensão dos fenômenos sociais. Ela pode ser abordada tanto na própria dinâmica escolar, como uma forma de compreender a relação entre a escola e a sociedade. Sendo a escola uma instituição de socialização, esta desempenha um papel fundamental na reprodução e mudança de dinâmicas sociais.

Como disciplina, a Sociologia começou a ser incorporada no século XX, ensinando aos alunos a capacidade de se estudar, observar e identificar padrões de comportamento social, assim como refletir criticamente sobre suas consequências presentes e futuras.

A Sociologia é fundamental na formação de indivíduos críticos e socialmente sensíveis, e a educação, é o local privilegiado de desenvolvimento dessas compreensões e consequentes mudanças sociais evolutivas a fim de se construir sociedades racionais, dinâmicas, cada vez mais justas e éticas.



 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade