Origem do neoliberalismo, governos neoliberais e liberalismo clássico

Perguntas e respostas sobre o que é neoliberalismo, qual sua origem, quais as suas características e quais são os governos considerados neoliberais. O que é o liberalismo clássico?

» Página Inicial

Neoliberalismo é um conjunto de ideais políticos e econômicos de cunho capitalista, basicamente com a defesa do mercado livre, sem intervenção do estado. É um modo de governo que pretende defender o crescimento da economia com sua própria regulação.

Quais são os governos neoliberais?

Os governos mais famosos que são qualificados como liberais ou neoliberais são o de Ronald Regan (Estados Unidos, 1981-1989) e Margareth Thatcher (Reino-Unido, 1979-1990). Os dois nomes são referências até hoje quando o assunto é neoliberalismo e inclusive influências para outros governos que vieram posteriormente. No Brasil Fernando Henrique Cardoso, conhecido como FHC, governou de 1995 a 2003 com ideais neoliberais também, antes dele Fernando Collor de Mello utilizou do modelo entre os anos 1990 e 1992. Outros nomes famosos de presidentes neoliberalistas são: Eduardo Frei (Chile, 1994-2000), Ricardo Lagos (Chile, 2000-2006), Michelle Bachelet (Chile, 2006-2010), George Herbert Walker Bush (Estados Unidos, 1989-1993), George Walker Bush (Estados Unidos, 2001-2009) e Vicente Fox Quesada (México, 2000-2006).

origem do neoliberalismo

Quais as suas características?

O neoliberalismo defende várias ideias, as principais são: a participação básica do estado na economia, privatização de estatais, pouca intervenção estatal em leis trabalhistas, enxugamento do estado e seus órgãos ou ministérios, aumento de produção, lei de oferta e demanda para regulação dos preços, sem protecionismo econômico, desburocratização de leis econômicas e abertura total da circulação de capital entre empresas internacionais, para facilitar a globalização do capitalismo.

Qual a sua origem?

O neoliberalismo é um tipo de releitura de uma ideologia anterior, o liberalismo clássico. O neoliberalismo só começou a ganhar força e ser aplicado em 1980, devido ao grande aumento de comércio, gerando concorrência. Em 1989 Ronald Regan e Margaret Tathcher adotaram medidas que fortaleceram mais ainda o neoliberalismo, estabelecendo, por exemplo, a política social que o estado realizava como função das empresas. Outras medidas que caracterizam o neoliberalismo como hoje foram definidas também e vários países seguiram.

O que é o liberalismo clássico?

Liberalismo clássico é uma teoria política aplicada como teoria econômica que tem como principal característica a liberdade individual e econômica, com um estado limitado de seus poderes, direito a propriedade privada, livre ação do mercado e igualdade perante a lei. O liberalismo conservador (como também é conhecido), é o pensamento mais antigo de liberalismo econômico e deu raiz a várias releituras de seu modelo, inclusive ao neoliberalismo.

Quais os problemas do neoliberalismo?

Devido a suas características, o neoliberalismo é alvo de diversas críticas. Definições como auto regulação do mercado e mínimo estado são problemáticas, pois o mercado se auto regulando provocou crises por intensidade de produção, a intervenção mínima no estado limita que haja um controle da economia, a diminuição de leis trabalhistas fere direitos dos trabalhadores e chega a levar um trabalho desumano... A abertura total para empresas multinacionais também é um dos principais alvos de crítica por realizar a diferença de ganhos entre países que são potências e países emergentes.


 
Veja também: