Origem do neoliberalismo, governos neoliberais e liberalismo clássico
Perguntas e respostas sobre o que é neoliberalismo, qual sua origem, quais as suas características e quais são os governos considerados neoliberais. O que é o liberalismo clássico?
Neoliberalismo é um conjunto de ideais políticos e econômicos de cunho capitalista, basicamente com a defesa do mercado livre, sem intervenção do estado. É um modo de governo que pretende defender o crescimento da economia com sua própria regulação.
Quais são os governos neoliberais?
Os governos mais famosos que são qualificados como liberais ou neoliberais são o de Ronald Regan (Estados Unidos, 1981-1989) e Margareth Thatcher (Reino-Unido, 1979-1990). Os dois nomes são referências até hoje quando o assunto é neoliberalismo e inclusive influências para outros governos que vieram posteriormente. No Brasil Fernando Henrique Cardoso, conhecido como FHC, governou de 1995 a 2003 com ideais neoliberais também, antes dele Fernando Collor de Mello utilizou do modelo entre os anos 1990 e 1992. Outros nomes famosos de presidentes neoliberalistas são: Eduardo Frei (Chile, 1994-2000), Ricardo Lagos (Chile, 2000-2006), Michelle Bachelet (Chile, 2006-2010), George Herbert Walker Bush (Estados Unidos, 1989-1993), George Walker Bush (Estados Unidos, 2001-2009) e Vicente Fox Quesada (México, 2000-2006).
Quais as suas características?
O neoliberalismo defende várias ideias, as principais são: a participação básica do estado na economia, privatização de estatais, pouca intervenção estatal em leis trabalhistas, enxugamento do estado e seus órgãos ou ministérios, aumento de produção, lei de oferta e demanda para regulação dos preços, sem protecionismo econômico, desburocratização de leis econômicas e abertura total da circulação de capital entre empresas internacionais, para facilitar a globalização do capitalismo.
Qual a sua origem?
O neoliberalismo é um tipo de releitura de uma ideologia anterior, o liberalismo clássico. O neoliberalismo só começou a ganhar força e ser aplicado em 1980, devido ao grande aumento de comércio, gerando concorrência. Em 1989 Ronald Regan e Margaret Tathcher adotaram medidas que fortaleceram mais ainda o neoliberalismo, estabelecendo, por exemplo, a política social que o estado realizava como função das empresas. Outras medidas que caracterizam o neoliberalismo como hoje foram definidas também e vários países seguiram.
O que é o liberalismo clássico?
Liberalismo clássico é uma teoria política aplicada como teoria econômica que tem como principal característica a liberdade individual e econômica, com um estado limitado de seus poderes, direito a propriedade privada, livre ação do mercado e igualdade perante a lei. O liberalismo conservador (como também é conhecido), é o pensamento mais antigo de liberalismo econômico e deu raiz a várias releituras de seu modelo, inclusive ao neoliberalismo.
Quais os problemas do neoliberalismo?
Devido a suas características, o neoliberalismo é alvo de diversas críticas. Definições como auto regulação do mercado e mínimo estado são problemáticas, pois o mercado se auto regulando provocou crises por intensidade de produção, a intervenção mínima no estado limita que haja um controle da economia, a diminuição de leis trabalhistas fere direitos dos trabalhadores e chega a levar um trabalho desumano... A abertura total para empresas multinacionais também é um dos principais alvos de crítica por realizar a diferença de ganhos entre países que são potências e países emergentes.
- 5 dicas para professores no uso da tecnologia na educação
- Como está dividido o sistema judiciário no Brasil
- Curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental. Onde tem?
- Curso Superior de Engenharia de Produção e Produção Civil
- Diferença entre romantismo e realismo, naturalismo, anarquismo e socialismo
- Educação a distância: Vantagens e benefícios
- Educação continuada. Perguntas e respostas
- EJA SP e Campinas, RJ e Niterói. Supletivo SEDUC
- Escola da Família. Endereços e telefones
- Escolas com supletivo em Americana, Santa Bárbara Doeste e Indaiatuba
- Gênero do substantivo: masculino e feminino
- Importância do inglês e da língua inglesa
- PTdoB - Partido Trabalhista do Brasil
- Quais as funções dos deputados federais e senadores
- Razão e proporção. Exemplos do dia-a-dia, significado e mais
- Supletivo em Canoas, Gravataí e Viamão. Escolas públicas e privadas
- Supletivo em Piracicaba e Ribeirão Preto. Escolas de Piracicaba e Ribeirão com EJA
- Tipos de democracia direta e indireta, participativa e racial
- Tipos de moeda como mercadoria e curso forçado
- Tipos de Transportes: Aquático, Terrestre e Aéreo