Quem foi Nelson Mandela, porque foi preso e Nobel da Paz

Perguntas e respostas sobre Nelson Mandela. Como foi sua infância? Porque ele foi preso e porque ganhou o Premio Nobel da Paz? Veja as respostas e outras.

» Página Inicial

Nelson Mandela era um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da Africa do Sul no período de 1994 a 1999.

Foi o primeiro Presidente negro eleito na Africa do Sul. Ele foi líder da legislação que segregava os negros do país o Apartheid. Considerado o mais importante líder da Africa Negra.

Ganhou um premio Nobel da Paz em 1993 e dedicou 67 anos de sua vida prestando serviços a humanidade.

Nelson Mandela

Como foi sua infância?

Nelson Mandela nasceu em uma família de nobreza tribal em 1919 na pequena vila de Mvezo no Cabo Oriental da Africa do Sul. Filho de um casal analfabeto, tinha mais 12 irmãos, na sua casa moravam também muitos outros meninos dependentes de sua família. Perdeu o pai aos nove anos de idade e foi enviado para uma vila real com nome de Mqhekezweni onde teve a oportunidade de estudar influenciado pelos valores de sua própria cultura. Após passar pelas melhores instituições da época conseguiu ingressar na Universidade de Fort Hare.

Como entrou para a Liga Jovem do CNA?

Na Universidade Mandela teve a oportunidade de conhecer a luta contra o Apartheid que era promovida pelo Congresso Nacional Africano (CNA).Em 1942 contou com o apoio de alguns companheiros e entrou para a Liga Jovem do CNA. Na década de 1950 os ativistas aliados a Mandela resolveram fazer uma grande manifestação de desobediência civil onde protestavam com as políticas segregacionistas impostas pelo governo do Partido Nacional.

Porque Nelson Mandela foi preso?

Nelson Mandela foi condenado a prisão perpétua em 11 de Junho de 1964. Ficou preso por 27 anos. Foi liberto em 1990 sob a tutela do governo conciliador do presidente Frederik Willem de Klerk.Assim que foi liberto ele reconduziu o processo que deu fim ao apartheid na África do Sul. Em 1992, as leis segregacionistas foram finalmente abolidas com o apoio de Mandela e Willem de Klerk.

O que foi o Apartheid?

O apartheid foi um regime separatista adotado em 1948. O apartheid não permitia o acesso dos negros às urnas e os proibia de adquirir terras na maior parte do país, obrigando-os a viver em zonas residenciais segregadas, uma espécie de confinamento geográfico. Casamentos e relações sexuais entre pessoas de diferentes etnias também eram proibidos.

Premio Nobel da Paz

Nelson Mandela ganhou o premio Nobel da Paz em 1993 e foi considerado " um guerreiro em luta pela liberdade " , ganhou o premio pelo seu esforço conjunto para acabar de forma pacífica com o apartheid, dividido com Frederik Willem de Klerk.

Como morreu?

Nelson Mandela morreu aos 95 anos de idade no ano de 2013. Ele faleceu em sua residência em Johannesburgo onde vivia com a esposa. Mandela havia passado 3 meses internado para tratar uma infecção pulmonar. Foi liberado pelos médicos e faleceu em sua casa. Seu funeral durou cerca de dez dias.


 
Veja também: