Iluminismo e os pensadores: Rousseau, Adam Smith e Voltaire

Perguntas e respostas sobre o que foi o o chamado movimento iluminismo. Quem foram os grandes pensadores Rousseau, Adam Smith, John Locke, Voltaire e Montesquieu. Veja o que pensavam e que teorias eles defenderam.

» Página Inicial

O que foi o Iluminismo?

O Iluminismo foi um movimento intelectual que aconteceu no século XVIII e que reuniu pensadores ligados à racionalidade e a ciência. Contribuiu diretamente para o desenvolvimento de questionamentos e sugestões que foram, posteriormente entendidas como filosóficas. O Iluminismo teve expressiva participação em doutrinas religiosas e impactou na política da época deixando ensinamentos que até hoje são considerados em debate.

voltaire-ferney

Características

Uma das principais características do movimento iluminista é que ele contou com a participação de boa parte da burguesia europeia. Neste cenário vale ressaltar que pensadores e burgueses tinham ideias semelhantes, sendo parte delas críticas destinadas ao Antigo Regime pelo qual parte dos países ainda passava.

Principais debates

Destacam-se como os principais tópicos dentro do Iluminismo o mercantilismo, o antropocentrismo e o poder da Igreja Católica sobre o mundo.

Quem foi Rousseau?

Jean-Jacques Rousseau é considerado como um dos principais pensadores do Iluminismo. Nascido na Suíça, em 1712, Rousseau foi um importante filósofo que elencou importantes questionamentos sobre a liberdade natural, algo que conhecemos hoje como o livre-arbítrio do homem em fazer aquilo que quer ou que melhor lhe convém;

Quem foi Adam Smith?

Já Adam Smith, nascido em 1723, foi outro grande filósofo desta mesma escola. O economista britânico foi autor de uma importante obra intitulada como “Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações”. Além deste material, Smith também trabalhou na teoria dos sentimentos morais.

Quem foi Voltaire?

Um dos nomes mais conhecidos do Iluminismo, Voltaire foi um dos filósofos franceses que debateu sobre a liberdade religiosa em contrapartida com as liberdades civis. Nascido em Paris no final de 1694, Voltaire defendeu a reforma social, um dos grandes marcos da época. Também tornou-se conhecido por criticar reis absolutistas e todos os benefícios e privilégios que o clero, corpo da Igreja Católica, tinha em sua época.

Quem foi Montesquieu?

Outro francês importantíssimo na história do Iluminismo, Montesquieu nasceu em 1689 e atuou não apenas na filosofia, mas também em áreas políticas. Um de seus principais trabalhos é a Teoria da Separação dos Poderes.


 
Veja também: