Idade contemporânea. Principais acontecimentos e personalidades

Perguntas e respostas sobre idade contemporânea. Ela foi a mais importante e quando ela termina? Quais foram os principais acontecimentos deste período?

» Página Inicial » História


O que é idade contemporânea?

Idade contemporânea é uma das divisões feitas na história assim como, idade média, idade moderna, etc… A idade contemporânea teve inicio no ano de 1789, quando começou a revolução francesa e dura até os dias atuais. Neste período houve um fluxo de acontecimentos mais intenso que em qualquer outro período da História.

Quais foram os principais acontecimentos deste período?

Muitos acontecimentos importantes para a humanidade aconteceram na idade contemporânea, a primeira delas foi a revolução francesa, depois vieram fatos marcantes como: Proclamação da república do Brasil, proclamação da república de Portugal, a I E II guerras mundiais, a guerra fria, a chegada do homem a lua, revolução islâmica, a queda do muro de Berlim, revolução Russa e início do comunismo, guerra do Vietnã, ditadura militar no Brasil, revolução digital.

Também houve outros fatos importantes neste período como a consolidação do capitalismo como sistema econômico, consolidação do regime democrático, Neocolonialismo e Imperialismo, amplo desenvolvimento tecnológico, despontamento no século XX, nos Estados Unidos, como grande potência, ascensão política e econômica da burguesia industrial, principalmente nos países europeus.

Como foi a arte na idade contemporânea?

Dentro deste período temos períodos da arte que foram muito importantes para a história da humanidade:

  • Neoclassicismo: que tinham pinturas inspiradas nas esculturas clássicas gregas.
  • Romantismo: que se aproximava da arte barroca. Dava muita importância as emoções humanas e aos fatos históricos da época.
  • Realismo: ele foi influenciada pela industrialização que dominava a época.
  • Impressionismo: as pinturas deveriam representar a cor que a luz do sol refletia nos objetos, pois elas se alteram com a luz.
  • Entre muitos outros.

Durante a Revolução Francesa, a globalização já estava acontecendo e o iluminismo, filosofia que acreditava na razão do homem e não na religião, começou a se propagar. Nesta época também ocorreu a revolta dos artistas através da arte.

Quais foram as personalidades mais marcantes?

Há muitas personalidades importantes que marcaram a idade contemporânea entre eles estão: Pablo Picasso, Karl Marx, Simone de Beauvoir, Charles Darwin, Albert Einstein, Adolf Hitler, Friedrich Nietzsche, Mao Tsé-Tung, Sigmund Freud, Abraham Lincoln, Fidel Castro, Nelson Mandela, Stalin, Martin Luther King,

Quais foram as maiores obras de arte produzidas nesta época?

Entre ela estão: Monalisa de Pablo Picasso, Abaporu de Tarsila do Amaral, A Dança, de Henri Matisse,

A idade contemporânea foi a mais importante?

Não foi a mais importante. É difícil dizer qual período histórico foi o mais importante. Mas levando em conta os fatos históricos podemos ver como o mundo mudou e foi revolucionado pelo homem neste período.

Quando ela acaba?

Contemporâneo é aquele que é da mesma época em que si vive, ou seja ele não acaba. Pode ser que essa época que vivemos mais pra frente mude de nome, mas contemporâneo sempre vai ser contemporâneo o que está vivendo.



 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade