Tipos de relevo: Montanhas, planaltos, planícies e chapadas

Perguntas e respostas sobre tipos de relevo existentes no Brasil, tais como as chapadas, montanhas, planaltos, planícies, depressões e outras formas.

» Página Inicial

O que é relevo?

Relevo é um conjunto de formas que modela a superfície terrestre, ou seja, são as variações que podemos observar sobre a camada mais superficial da terra, a crosta terrestre. Pode ser definido ou modificado por vários fatores: ação humana, terremotos e movimentações tectônicas, pela erosão resultante de processos naturais (vento, chuva e outros), pela cobertura vegetal, pelo clima e também pelos tipos de solo e rocha.

Quais são os principais tipos no Brasil?

Existem diversos tipos de relevo, como as planícies, depressões, planaltos, chapadas, serras, cordilheiras e vales. No Brasil, o relevo predominante é constituído por planaltos, planícies e depressões.

O que são montanhas?

Montanhas são formações geográficas com altitude superior à das áreas vizinhas, que se formam com o choque entre placas tectônicas. Com esse choque, o impacto sofrido pelo solo na região acaba se elevando na superfície. Essas montanhas são conhecidas como de dobramento. Entretanto, montanhas também podem ser formadas por vulcões. Um conjunto de montanhas é chamada de cordilheira.

Montanhas

No Brasil as montanhas são muitas vezes chamadas de serras e as principais que temos são as seguintes:

O que são planaltos?

São regiões de altitudes variadas e limitadas em um dos lados por uma superfície rebaixada. Também são chamados de platô e costumam apresentar cumes nivelados. Esse relevo tem origem nas erosões provocadas por ventos e chuvas. O Brasil tem diversos planaltos, dentre eles o Planalto Central Brasileiro e os planaltos da bacia sedimentar do Paraná.

O que são planícies?

São regiões aonde a paisagem é mais plana, ou seja, o terreno é menos acidentado, constituindo, assim, a forma de relevo que mais propicia a ocupação humana. Uma das planícies brasileiras que se destaca é a do Pantanal mato-grossense.

O que são chapadas?

Se caracteriza por ser uma área plana (reta) no alto de serras. A Chapada Diamantina, na Bahia, é a maior do Brasil, mas também temos outras, como a Chapada dos Guimarães, Chapada dos Veadeiros, entre outras.

O que são depressões?

São um conjunto de relevos ondulados ou planos, localizados abaixo do nível de altitude das regiões vizinhas. Bastante encontradas nas regiões Amazônica e Sudeste – as cidades de São Paulo e Belo Horizonte foram construídas em áreas de depressão.


 
Veja também: