Tipos de relevo: Montanhas, planaltos, planícies e chapadas
Perguntas e respostas sobre tipos de relevo existentes no Brasil, tais como as chapadas, montanhas, planaltos, planícies, depressões e outras formas.
O que é relevo?
Relevo é um conjunto de formas que modela a superfície terrestre, ou seja, são as variações que podemos observar sobre a camada mais superficial da terra, a crosta terrestre. Pode ser definido ou modificado por vários fatores: ação humana, terremotos e movimentações tectônicas, pela erosão resultante de processos naturais (vento, chuva e outros), pela cobertura vegetal, pelo clima e também pelos tipos de solo e rocha.
Quais são os principais tipos no Brasil?
Existem diversos tipos de relevo, como as planícies, depressões, planaltos, chapadas, serras, cordilheiras e vales. No Brasil, o relevo predominante é constituído por planaltos, planícies e depressões.
O que são montanhas?
Montanhas são formações geográficas com altitude superior à das áreas vizinhas, que se formam com o choque entre placas tectônicas. Com esse choque, o impacto sofrido pelo solo na região acaba se elevando na superfície. Essas montanhas são conhecidas como de dobramento. Entretanto, montanhas também podem ser formadas por vulcões. Um conjunto de montanhas é chamada de cordilheira.
No Brasil as montanhas são muitas vezes chamadas de serras e as principais que temos são as seguintes:
- Serra da Mantiqueira. É uma das mais importantes do Brasil e situa-se nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. É nesta serra que está localizada o Pico da Mina, que é o ponto mais alto da região sudeste e o quarto mais alto do país, com 2.798 mts de altitude.
- Serra do Caparaó. Localize-se nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo e tem como destaque o Pico da Bandeira que tem altitude de 2.891 m e, portanto o terceiro mais alto do país.
- Serra da Canastra. Esta serra situa-se no sudoeste de Minas Gerais nos arredores dos municípios de São Roque de Minas, Alpinópolis, Capitólio e outros. O grande destaque desta serra é que nela nasce um dos mais importantes rios do Brasil, o São Francisco.
- Serra Catarinense e Gaúcha. É uma importante formação entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com alguns pontos que ultrapassam os 1500 m de altitude, como acontece no Morro da Igreja entre os municípios de Urubici e São Joaquim em Santa Catarina. Esta serra é também famosa por ser um dos poucos lugares do Brasil onde há incidência de neve no período do inverno.
- Serra do espinhaço. É uma típica serra mineira, que vai desde a região de Ouro Preto, mas ao sul do estado até o norte de Minas. Tem belíssimas paisagens e neste serra estão algumas das principais cidades históricas de Minas Gerais, como Diamantina, Ouro Preto, Mariana, entre outras.
- Serra do Mar. É uma das mais extensas do Brasil, embora não tenha altitudes tão elevadas. Como o próprio nome já denuncia, ela fica na costa do oceano Atlântico e corta vários estados do Brasil, do Rio Grande do Sul até o Espírito Santo, com destaque no estado de São Paulo onde ela é mais volumosa.
- Serra do Imeri. Situa-se no planalto das Guianas, na fronteira do Brasil com a Venezuela. Nela, estão situados os picos mais altos do Brasil, sendo em primeiro lugar o pico da Neblina (2994 m) e, em segundo lugar o pico 31 de Março (2973 m), no Amazonas.
O que são planaltos?
São regiões de altitudes variadas e limitadas em um dos lados por uma superfície rebaixada. Também são chamados de platô e costumam apresentar cumes nivelados. Esse relevo tem origem nas erosões provocadas por ventos e chuvas. O Brasil tem diversos planaltos, dentre eles o Planalto Central Brasileiro e os planaltos da bacia sedimentar do Paraná.
O que são planícies?
São regiões aonde a paisagem é mais plana, ou seja, o terreno é menos acidentado, constituindo, assim, a forma de relevo que mais propicia a ocupação humana. Uma das planícies brasileiras que se destaca é a do Pantanal mato-grossense.
O que são chapadas?
Se caracteriza por ser uma área plana (reta) no alto de serras. A Chapada Diamantina, na Bahia, é a maior do Brasil, mas também temos outras, como a Chapada dos Guimarães, Chapada dos Veadeiros, entre outras.
O que são depressões?
São um conjunto de relevos ondulados ou planos, localizados abaixo do nível de altitude das regiões vizinhas. Bastante encontradas nas regiões Amazônica e Sudeste – as cidades de São Paulo e Belo Horizonte foram construídas em áreas de depressão.
Por Redaweb e redação
- A história dos movimentos sociais no Brasil
- O que é ditongos e hiatos. Acentuação ortográfica
- Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Tira-dúvidas
- Coleta seletiva de lixo: cores, tipos e separação do lixo
- Curso superior de agronomia e a profissão de agrônomo
- Curso Superior de Engenharia Metalúrgica. Conheça esta faculdade
- Diferença entre romantismo e realismo, naturalismo, anarquismo e socialismo
- O que é educação? Formal e informal, dever da família ou escola
- Faculdade e Curso Superior de Engenharia Aeronáutica. Onde encontrar?
- Feriados 2019/2020. Nacionais, estaduais e municipais
- Metano. Conceito, efeitos e principal fator de produção
- O que é biografia e bibliografia? Conceito e diferenças
- PP - Partido Progressista
- PSC - Partido da Social Cristão
- PSOL - Partido Socialismo e Liberdade
- Revolução Francesa e Industrial. Fatores, fases e o O papel da Inglaterra
- Supletivo em Feira de Santana e Vitória da Conquista na Bahia
- Tipos de plantas e florestas: savanas, temperadas, amazônica, outras
- Transporte escolar e transporte de crianças para a escola
- Verbos regulares e irregulares em inglês. Principais exemplos