Tipos de folhas: simples e compostas, gavinhas e espinhos

Perguntas e respostas sobre tipos de folhas, como gavinhas, catafilos, espinhos, cotilédones ou insetívoras. Veja as características de cada uma delas e as respostas.

» Página Inicial

As folhas são um órgão vital das plantas, geralmente possuem a cor verde devido à presença de clorofila. As folhas são responsáveis por diversas funções, como produção de alimento através da fotossíntese, que garante a produção das substâncias que mantêm a planta viva e saudável e serão posteriormente transportadas pelo caule até outras partes da planta onde serão consumidas. As folhas são responsáveis ainda pela transpiração e respiração destas plantas.

Folhas de plantas

Existem folhas diferentes de acordo com cada tipo de planta. As folhas, além de serem simples ou compostas também podem ser caracterizadas como gavinhas, catafilos, espinhos, cotilédones ou insetívoras.

O que são folhas simples ou compostas?

As folhas simples possuem o limbo, parte achatada da folha, formada por uma única lâmina, enquanto nas compostas este limbo se divide em partes. Estas partes das folhas compostas são chamadas de folíolos.

O que são gavinhas?

As gavinhas são folhas presentes em videiras e também em cipós, tendo como função fixar estas plantas em algum suporte.

O que são catafilos?

Catafilos são folhas que tem como função principal proteger o interior dos caules de suas plantas, além de armazenar um grande número de nutrientes, sendo assim responsáveis pelo bom desenvolvimento e crescimento destas plantas.

O que são espinhos?

As folhas com espinhos são aquelas que têm como função principal a proteção das plantas. Este tipo de folha é comum nos cactos, nos quais a área diminuta das folhas em função de seus espinhos faz com que retenham mais água, mantendo as plantas hidratadas mesmo em ambientes áridos.

O que são cotilédones?

As folhas cotilédones são folhas embrionárias, sendo de grande importância para garantir a nutrição dos embriões de sementes que irão reproduzir esta espécie de plantas.

O que são folhas insetívoras?

As folhas insetívoras são aquelas que estão presentes nas plantas carnívoras. Estas folhas possuem substâncias capazes de atrair e digerir insetos e pequenos animais como aranhas, sapos e até mesmo ratos de pequeno porte. Neste processo de digestão destes insetos e animais as plantas conseguem retirar de suas presas os nutrientes necessários para sua sobrevivência.

Por Redaweb e redação


 
Veja também: