Taxonomia. Categorias taxonômicas principais e classificações

Perguntas e respostas sobre taxonomia. Quais são as categorias taxonômicas principais e porque classificar os seres vivos é tão importante. Como faço para guardar essas principais características?

» Página Inicial

Taxonomia é o ramo da Biologia e da Botânica que cuida de descrever, identificar e classificar os seres vivos,animais e vegetais. Ela vem a ser o processo de descrição e nomenclatura que é empregado na classificação biológica.

Porque classificar os seres vivos é tão importante?

árvore genealógica

A classificação é um processo inerente da espécie humana. Nós adoramos classificar tudo. Classificamos as pessoas, classificamos os objetos, e não seria diferente aos seres vivos. Para que essa classificação possa ser empregada nos seres vivos como um todo e entendida quer seja no Brasil, China, e em qualquer outro lugar do mundo, é extremamente importante que aja um padrão.

Quando surgiu essa padronização na classificação dos seres vivos?

Essa padronização surgiu através dos estudos do Sueco Carl Von Linné (1707-1778). Ele quem criou em seu sistema o padrão, as regras a serem seguidas na classificação biológica.

Quais são as principais regras que são ditas por Linné a serem seguidas na classificação?

1) Latim: é a língua oficial da classificação biológica. Ela é a língua a ser aplicada, a ser empregada em toda classificação biológica. Porque afinal de contas, o Latim sendo uma língua morta, não tem mais gíria, não tem mudanças ou uma reforma ortográfica como sofreu a pouco a língua Portuguesa.

2) Criação de características taxonômicas para todos os seres vivos: Ele criou uma série de categorias taxonômicas que são extremamente importantes que todos os seres vivos possuam.

3) A Família sempre termina em IDA, e a vegetal em CEAE.

4) A forma de se escrever o gênero e a espécie: O gênero sempre é escrito com somente um epíteto, só uma palavra, sendo que a primeira letra é maiúscula e todas as outras são minúsculas, sublinhada ou em itálico, exemplo: Homo.

Já a espécie é sempre escrita com dois epítetos, com duas palavras. O primeiro é o epíteto genérico, e o segundo é o epíteto específico.

Quais são as categorias taxonômicas principais?

Do reino para a espécie aumenta o grau de parentesco entre os seres vivos. Já da espécie para o reino você tem cada vez mais uma maior diversidade de caracteres.

Como faço para guardar essas principais características?

Para guardar essas características ou categorias existe uma dica.

A palavra Reficlofage. Uma palavra com as iniciais de todas as categorias em sua devida ordem. Repare, o reino é a categoria taxonômica mais ampla, já espécie é a categoria mais restritiva.

Quais são os principais reinos?

Na classificação biológica existem cinco reinos principais:


 
Veja também: