Significado, propriedades e utilidades da água

Saiba quais são as propriedades da água, sua utilidade e importância para os seres vivos e como ela cumpre o chamado ciclo da água para permitir a manutenção da vida em nosso planeta.

» Página Inicial » Geografia


Você já parou para pensar quais são as propriedades e utilidades da água? – por mais que sejam um elemento tão presente em nossas vidas poucas vezes paramos para pensar sobre o seu grande significado em nossas vidas e como ela é representativa na nossa existência.

Se parar para pensar em toda magnitude que existe nesse assunto, podemos salientar que a Terra é o único planeta do sistema solar que possui água na sua forma liquida – isso levando em consideração os estudos mais recentes da humanidade: tudo é possível até que se descubra algo!

Outro ponto que merece destaque é que toda e qualquer forma de vida existente depende substancialmente da água.

Uma grande parcela da água contida na Terra está situada nos mares e oceanos e somente 4% se encontra nos rios, lagos, geleiras e também nos glaciares. É possível também encontrar água doce sob o solo, o que é denominado por lençol freático.

Gota de água

O homem com o passar dos anos também descobriu que há uma grande finalidade em realizar perfurações bem profundas no solo (em alguns pontos estratégicos) possibilitando a captação de água – essas perfurações são chamadas de poços artesianos.

Propriedades e utilidades da água

Confira abaixo as características que tornam a água um recurso realmente único e indispensável para nossa vida:

  • Capacidade térmica: quando você aquece um copo de papel que tenha água dentro você sabe o que acontece? No caso o papel não irá queimar e a água ficará com sua temperatura elevada. Isso ocorre porque a água é capaz de “roubar” o calor do papel e isso refere-se à capacidade térmica.
  • Calor específico: nada mais é do que a sua capacidade de alteração de temperatura, nesse caso, a água possui um calor específico mais elevado, e por isso é preciso dar ou tirar uma boa proporção de calor para que sua temperatura sofra uma alteração.
  • É um solvente de caráter universal: de forma impressionante a água tem capacidade de realizar a quebra de várias substâncias, como por exemplo, o açúcar ou o sal – o resultado são partes tão minúsculas que não conseguimos ver a olho nu.
  • Transportar: ela pode transportar líquidos e também partículas de outras substâncias – e acredite, essa capacidade é primordial para todo ser vivo. Isso porque o sangue, que é composto por 60% de água, tende a percorrer várias partes do nosso corpo levando consigo alguns gases importantes, como oxigênio e o gás carbônico, bem como nutrientes, hormônios e outros elementos.
  • Tensão superficial: isso se forma devido as características de cunho físico e químico da água – trata-se de uma força que tem elevada capacidade de deixar a água coesa ou unida, como se ela possuísse uma espécie de película protetora. O rompimento por objetos mais leves, como uma pena, não acontece e é justamente por isso que eles podem boiar e não ficar molhados.

Você sabe o que é o ciclo hidrológico ou ciclo da água?

A água está absolutamente presente no corpo dos seres vivos e isso pode se revelar em diversos momentos: quando nós transpiramos, fazemos xixi ou até choramos!

Por mais que em todos esses casos ela esteja misturada com outros elementos pertencentes ao nosso metabolismo, ainda assim nada mais é do que água!

A água está sempre encontrando meios de se renovar e por isso existe o que se chama por ciclo da água – isso significa que não existe uma água novinha em folha, pois é a mesma água que cumpre um ciclo que se repete sempre. Á água não aumenta nem diminui.

O ciclo da água pode ser definido desta forma:

  • Ela evapora dos mares e oceanos e vira nuvem
  • Depois ela cai em forma de chuva e volta para o nosso habitat natural, infiltrando no solo;
  • Da infiltração surge as nascentes que vão formar os rios e assim a água volta para o oceano;
  • E aí o ciclo se repete.

O ciclo acima é constante, mas por razões que o homem e especialmente os cientistas não sabem ao certo, ocorre algumas irregularidades neste ciclo, causada pela mudança na composição das chuvas em determinado local.

Em 2014/2015, por exemplo, o sudeste do Brasil e em especial o estado de São Paulo passou por uma grave crise hídrica, causado pela mudança no padrão das chuvas, com pouca precipitação nos períodos onde normalmente chovia muito.

Esta mudança quase secou reservatórios e deixou rios, antes caudalosos, quase sem água. A principal atribuição é o chamado aquecimento global, embora seja bastante questionado por parte da comunidade científica.

Justamente por isso é essencial cuidar desse importante atributo com todas as nossas forças, economizando, mantendo ela sempre limpa, evitando a poluição e promovendo um consumo consciente.

Agora que você já sabe as propriedades e utilidades da água, não deixe de atribuir um consumo dela inteligente em sua vida para que ela nunca nos falte!



 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade