Relevo do Brasil: Planalto, planícies e bacias hidrográficas
Planícies costeiras e continentais, Bacía Amazônica, do Tocantins, Bacia Platina, entre outras bacias. Conheça as características do relevo brasileiro
Relevo em termos gerais é denominado como o estudo e análise das situações das áreas geográficas encontradas no território brasileiro, em que esse estudo era realizado durante alguns anos segundo a classificação dada pelo geografo Ab’Saber onde determina dois tipos de relevos brasileiros, sendo os planaltos e as planícies, no entanto estudos mais detalhados, levando em consideração as é realizado de acordo com a classificação as descrições geológicas, geomorfológicas, de solo, de hidrografia e também de vegetação contidas no território brasileiro, o professor Jurandyr Ross pode identificar mais um tipo de relevo pertencente ao país, denominado depressões.
Planalto
Planaltos são superfícies com elevação e aplainadas, marcadas por escarpas, os existentes no Brasil ocupam cerca de 5.000.00 km² da área total do país, em que esse total se espalha por todo o território brasileiro que se dividem e denominam da seguinte forma: Planalto das Guianas, Planalto Brasileiro, Planalto Central, Planalto Meridional, Planalto Nordestino, Planaltos do Leste e do Sudeste e Planalto do Maranhão-Piauí.
Os planaltos são construídos ao longo de milhões de anos à medida que pedaços da crosta terrestre colidem uns contra os outros, derretem e gorgolejam de volta à superfície. Alguns devem sua criação a um único processo; outros foram submetidos a mais de um durante diferentes épocas da história da Terra.
E de acordo com o professor Ross os planaltos são divididos em:
- Planaltos em bacias sedimentares
- Planaltos em intrusões e coberturas residuais da plataforma
- Planaltos em núcleos cristalinos arqueados
- Planaltos dos cinturões orogênicos
Formação sob a superfície da Terra
Muitos planaltos se formam como magma no interior da Terra, empurra para a superfície, mas não consegue romper a crosta. Em vez disso, o magma eleva a rocha grande, plana e impenetrável acima dela. Geólogos acreditam que uma almofada de magma pode ter dado ao elevador doPlanalto do Colorado o seu início final, cerca de dez milhões de anos atrás.
Planícies
Planícies são superfícies relativamente planas, as planícies cobrem mais de 3.000.000 km² do território brasileiro e distribuem-se por todo o país entre, Planícies Amazônicas, Planícies Litorâneas e Planícies do Pantanal.
E segundo a classificação do professor Ross as planícies encontram divididas em:
- Planícies costeiras
- Planícies continentais
Fatos das Planícies
Uma planície é um tipo de relevo formado por uma área plana que pode existir em vales, terras baixas, planaltos ou planaltos. Eles são formados por uma variedade de fenômenos meteorológicos e geológicos, incluindo depósitos de água, gelo, vento, erosão e até lava. As planícies são excelentes terras agrícolas em muitos lugares devido ao seu solo rico e à sua paisagem relativamente plana.Existem diferentes tipos de planícies, incluindo planícies estruturais, planícies de erosão e planícies de deposição, bem como planícies costeiras e planícies de inundação. A vida vegetal natural nas planícies depende do clima e pode variar de densas florestas a pradarias e tudo mais.
Depressões/ Bacias hidrográficas
Depressões classificam-se em: absoluta e relativa. Absoluta é encontrada sob o nível do mar e a relativa que é encontrada acima do nível do mar. As depressões no Brasil são encontradas da seguinte forma: no Centro-Oeste e no Meio-Norte as depressões são identificadas pelas chapadas com seus topos horizontais e declividade acentuada nas bordas; na região do Nordeste Oriental ganha destaque as depressões, Sertaneja e do rio São Francisco que sofreram transgressão marinha; já na região Sul e Sudeste do país as depressões são encontradas em grandes desenhos na Serra Geral.
Em relação as bacias hidrográfica sabe-se que o país é um dos mais ricos em recursos hídricos, sendo aproximadamente 35.000 m³ que se distribuem entre:
- Bacia amazônica
- Bacia do Tocantins- Araguaia
- Bacia Platina ou La Plata
- Bacia do Pará
- Bacia do rio Paraguai
- Bacia do Uruguai
- Bacia Fluvial do São Francisco
Já para o professor Ross as depressões brasileira são encontradas como:
- Depressões periféricas
- Depressões marginais
- Depressões interplanálticas
Os principais tipos de bacias são bacias de drenagem de rios, bacias estruturais e bacias oceânicas.
Referência: https://pt.wikipedia.org/wiki/Relevo_do_Brasil
Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega
- Cidade de Miami, clima tropical, economia e moradia
- Colégio Adventista Sorocaba, Diadema, SP, SBC, SJC e Cotia
- Curso Superior de Ciência da Computação. Onde estudar, mercado e outros
- Cursos profissionalizantes e cursos livres. Diferença e qualidade
- Cursos técnicos no Senac: Informática, Estética, TST, Saúde e outros
- Qual a diferença entre Ciência e Filosofia?
- Diferença entre Our e Ours, Some e Any
- Diferença entre this e that, these e those, there is e there are
- Escolas com EJA em Porto Alegre e Novo Hamburgo. Supletivo no RS
- Faculdade de Engenharia de Computação, disciplinas e onde estudar
- Ordem crescente e decrescente. Alfabética e numérica
- PDT - Partido Democrático Trabalhista
- Pronomes demonstrativos: este, esta, isso, esse, aquele e aquilo
- Quais as funções de prefeito e vereadores
- Supletivo em Anápolis, Luziânia e Rio Verde. EJA Fundamental e Médio
- Supletivo em Itabuna, Jequié e Lauro de Freitas. EJA na Bahia
- Supletivo em Nova Iguaçu, São Gonçalo e Nilópolis. Escolas com EJA no RJ
- Supletivo em Santo André/SP. Escolas públicas e particulares com EJA
- Telecurso 2000 e Telecurso TEC. Como funciona e conteúdo dos cursos
- O que é conjunção, quais os tipos e exemplos