Quantos dias tem um ano. Ano bissexto e dias por mês

Perguntas e respostas sobre quantos dias tem um ano normal e bissexto. Por que é necessário o ano bissexto, dia e noite e o movimento de torração. Qual a quantidade de dias por mês e como são os períodos que formam o ano.

» Página Inicial

O ano bissexto ocorre de 4 em 4 anos e neste ano o mês de fevereiro tem 29 dias. Este é na verdade um ajuste que é necessário, pois na prática o ano tem 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos aproximadamente. Com isso se todos os anos tivessem apenas os 365 dias, sobraria 5 horas, 48 minutos e 48 segundos todos os anos. Então se você multiplicar por 4 chegará a a um valor próximo de 24 horas. Então ao acrescentar um dia no calendário em cada 4 anos faz esse ajuste e mantem o equilíbrio.

Quantos dias tem um ano?

Calendário de feriados

Depende do ano. Normalmente a regra é a seguinte: 365 dias para anos normais e 366 dias para anos bissextos. Esta quantidade de dias está de acordo com o calendário gregoriano que utilizamos no Brasil e a maior parte dos países do mundo também o utilizam.

Então na prática temos três anos de 365 dias e um ano de 366 dias. Com isso o calendário pode ser mantido.

O que é um ano?

Ano é o tempo que a terra leva para dar uma volta em torno da órbita do sol. Como explicado acima, esse tempo é fixo e pelo fato de não sofrer alteração na velocidade é possível prever e organizar os anos em 365 dias e 366 para o ano bissexto.

Esse tempo é dividido em quatro períodos ou estações que chamamos de inverno, primavera, verão e outono. Cada um deles com média de 3 meses.

O verão começa no final de dezembro e vai até o final de março. Ele marca o período mais quente e chuvoso em boa parte do país, especialmente no centro sul do país.

O outono começa no final de março e vai até o final de junho e marca a transição entre o período chuvoso e quente para um período mais seco e frio.

O inverno começa no final de junho e vai até o final de setembro e tem como principal característica a diminuição drástica da chuva e a presença de frio na região sul, sudeste e parte do centro-oeste. No sudeste é um período muito seco, o que favorece as queimadas.

A primavera inicia no final de setembro e vai até o final de dezembro é tem a volta das chuvas como característica, bem como o aumento da temperatura. É neste período que normalmente inicia-se as atividades de plantio de grãos no Brasil, exatamente por iniciar o período chuvoso.

As características acima, nem sempre são observadas nas regiões norte e nordeste do Brasil.

Mas e o dia e a noite?

A terra faz o movimento em torno do sol que como explicado acima leva um pouco mais de 365 dias e faz um movimento de rotação. Esse último leva 24 horas e é dele que surge o dia e a noite.

Na verdade a noite é a sombra que a própria terra produz de si mesma em relação ao sol, enquanto que o dia é em função de que de acordo com o movimento da terra uma parte dela fica exposta a luz do sol.

O tempo para fazer este movimento é exato, mas os dias e noites não tem o mesmo tamanho ou tempo. Isto ocorre porque no movimento da terra ela vai se inclinando e a cada dia ela tem uma nova inclinação.

Com isso, é comum termos dias mais longos ou mais curtos dependendo da época do ano e esta é uma característica importante para determinar o que chamamos de inverno e verão.

E o inverno e e verão?

Como já citado na resposta anterior, além do movimento em torno do sol e em torno de si mesma, a terra realiza ainda outro movimento que é uma inclinação em relação a posição do sol. O ponto máximo desta inclinação é conhecido como solstício e ele ocorre duas vezes por ano. Quando a terra está inclinada ao extremo norte ocorre o solstício de verão no hemisfério norte e o solstício de inverno no hemisfério sul. Quando ela está inclinada ao extremo sul é o inverso. O solstício de verão no Brasil ocorre próximo do dia 20 de dezembro e marca o início do verão no hemisfério sul e o solstício de inverno ocorre próximo do dia 20 de junho e marca a entrada do inverno.

Na prática isto significa que no solstício de verão a inclinação da terra nos expõe mais diretamente ao sol, fazendo com que os dias sejam longos e as noites curtas. No solstício de inverno é o contrário.

Evidentemente que isto se torna mais acentuado ou menos acentuado dependendo do local da terra onde você estiver. No hemisfério sul, por exemplo, quando mais ao sul você estiver mais evidente será. Já em regiões próximas à linha do Equador é bem pouco acentuado.

Desta forma é possível afirmar ainda que o tamanho do dia e da noite, ou a diferença entre eles no Porto Alegre  não é a mesma que em Fortaleza.

No vídeo abaixo você encontrará uma boa explicação como exemplos visuais de como isso acontece:

Quantos dias tem cada mês do ano?

Muita gente tem dificuldade de definir a quantidade de dias de cada mês do ano, mas na verdade é bem simples e com exceção de fevereiro que tem um dia a mais nos anos bissextos, os demais permanecem inalterados. Segue abaixo a relação deles:

O calendário que usamos é o gregoriano, já que ele foi introduzido pelo Papa Gregório XIII em 1582. Veja abaixo um vídeo que explica a história do calendário:


 
Veja também: